Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Revisão de Matemática 2 Parte 2
2
Conteúdo – 1º bimestre 2015 Noção de conjunto;
Operações com conjuntos; Conjuntos numéricos; Intervalos; Noções básicas de função Domínio, contradomínio e imagem Função crescente e decrescente;
3
Operações com conjuntos
UNIÃO INTERSEÇÃO DIFERENÇA COMPLEMENTAR
4
UNIÃO Seja o conjunto A={0, 1 ,2, 3, 5} e o conjunto B={0, 2, 4, 6}, temos: A B = {x/xA ou x B} A B = {0, 1, 2, 3, 4, 5 ,6} A B 0 2
5
INTERSECÇÃO Seja o conjunto A={0, 1 ,2, 3, 4} e o conjunto B={0, 2, 5, 6}, temos: A B = {x/xA e x B} A B = {0, 2} A B 0 2
6
É o conjunto formado pelos elementos de A que não pertencem a B.
DIFERENÇA Seja o conjunto A={0, 1 ,2, 3, 4} e o conjunto B={0, 2, 5, 6}, temos: A - B = {x/xA e xB} A - B = {1, 3, 4} É o conjunto formado pelos elementos de A que não pertencem a B. A B 0 2
7
COMPLEMENTAR Caso especial: um conjunto está contido no outro:
A={0, 1 ,2} e B={0, 1, 2, 5, 6}, temos: O complementar de B em relação a A: A B
8
Situação problema Numa escola de 630 alunos, 350 deles estudam Matemática, 210 estudam Física e 90 deles estudam as duas matérias (Matemática e Física). Pergunta-se: a) quantos alunos estudam apenas Matemática? b) quantos alunos estudam apenas Física? c) quantos alunos estudam Matemática ou Física? d) quantos alunos não estudam nenhuma das duas matérias?
9
Solução Seja o diagrama abaixo: Seja x o número de alunos que não estudam nenhum das matérias. Assim, x = 630 470 + x = 630 x = 170 F M 90 x
10
210 - 90 350 - 90 90 a) Alunos que estudam apenas Matemática
b) Alunos que estudam apenas Física 90 Alunos que estudam apenas Matemática e Física x = 170 d) Alunos que não estudam nem Matemática nem Física c) Alunos que estudam ou Matemática ou Física: = 470
11
Intervalos numéricos -3 [-3, +) = [-3, +) ={x / x -3}
12
Mais intervalos numéricos
(-3, 4) = ]-3, 4)=]-3, 4[ ={x / -3 < x < 4} -3 4 (-3, 4] = ]-3, 4] ={x / -3 < x 4}
13
Bons estudos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.