A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima."— Transcrição da apresentação:

1 Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima

2 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais

3 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Área Educacional O curso é dirigido a educadores de ensino Fundamental e Médio.

4 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais O curso de Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional expresso neste projeto tem como objetivo oportunizar ao educador, que busca enriquecer sua prática pedagógica, uma atualização tecnológica utilizando os blogs como ferramenta pedagógica dada sua versatilidade e abrangência. Pretende, também, levantar alternativas pedagógicas, em forma de projetos a serem elaborados pelos educadores.

5 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Oportunizar ao educando, (neste caso o educador) uma atualização tecnológica utilizando os blogs como ferramenta pedagógica. -Conceituar Tecnologia Educacional. -Analisar o uso da internet na educação. -Estabelecer conceito e estrutura dos blogs. -Levantar possibilidades de uso do blog como ferramenta pedagógica.

6 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Formação Continuada Educação a Distância Tecnologia Educacional

7 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais SAMPAIO, Marisa; LEITE, Lígia. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 2000. Professor X Tecnologia ou Professor + Tecnologia? O ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funções cognitivas humanas: a memória (banco de dados, hipertextos), a imaginação (simulações), a percepção (sensores digitais), os raciocínios (inteligência artificial). É possível, neste instante, saber o que está se passando do outro lado do mundo. Enfim, toda esta evolução está transformando nossa percepção da realidade. (LÉVY, 2000) SCHITTINE, Denise. Blog: Comunicação e escrita íntima na Internet.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. Trabalho de campo virtual Blogs – uma tribuna livre Tevescópio e Teleblog

8 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Como o objetivo é conhecer o potencial e fazer uso pedag ó gico da ferramenta blog, as intera ç ões ocorrerão neste ambiente criado e administrado pela equipe pedag ó gica. Neste espa ç o, as propostas de discussão com caracter í sticas de f ó rum, serão lan ç adas em posts com espa ç o para participa ç ão dos educandos nos coment á rios. Tecnologia Educacional No fórum estabelecido os alunos serão desafiados a construírem, o conceito de Tecnologia Educacional onde a questão: Professor X Tecnologia ou: Professor + Tecnologia? norteará a discussão. Para isto será utilizado o espaço dos comentários do Blog que oportuniza uma interação assíncrona e/ou o Messenger para momentos síncronos. Caberá a equipe pedagógica mediar a discussão, atualizando diariamente o blog. Analisar o uso da internet na educação O livro Cibercultura, de Pierre Lévy, será indicado durante a discussão. Neste o autor aborda a nova relação com o saber, as mutações da educação e a democracia eletrônica possíveis com o advento da Internet, destacando os diversos recursos como correio eletrônico (e-mail), conferência eletrônica, transferência de arquivos, virtualização de informação, comunidades virtuais, etc. A discussão será encaminhada para o reconhecimento das novas formas de aprendizagem além das formas tradicionais. Dinâmica dos blogs Nesta unidade o grupo fará busca a procura de blogs com enfoque educacional, tendo como objetivo vivenciar a dinâmica ao interagir com os comentaristas e blogueiros de diferentes blogs. A divulgação dos endereços e troca de impressões acontecerá através do blog da turma.

9 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais

10 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Recursos humanos. · Equipe pedag ó gica, composta por duas pedagogas multimeios respons á veis pelo planejamento: elabora ç ão do material bibliogr á fico e webgr á fico, elabora ç ão das atividades, dinamiza ç ão da intera ç ão e instrumentos de avalia ç ão. Equipe administrativa, respons á vel pela divulga ç ão, inscri ç ão, setor financeiro e diploma ç ão – Terena. Recursos tecnológicos* Recursos financeiros: Investimento Inicial – R$ 19.175,00 Investimento Mensal – R$ 325,90

11 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Diferente dos meios tradicionais, os blogs já nasceram com a característica que mais estimula o seu uso: a agilidade provocada pela interação. Este estudo que ainda está muito carente de bibliografia, mas já indica que pode enriquecer a prática pedagógica favorecendo a construção do conhecimento do educando.

12 Área de Aplicação Proposta Objetivos Justificativa Referencial Teórico Metodologia Cronograma de execução do Curso Recursos Considerações finais Nos blogs há espaço para a reflexão, para a escolha de um ponto de vista e aqui também cabe ao educador utilizá-lo de forma a auxiliar o educando na construção do conhecimento, na formação da sua racionalidade, do pensamento livre, da leitura crítica e da reflexão sobre a realidade da sociedade a que pertence.


Carregar ppt "Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google