A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas para Análise e Melhoria de Processos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas para Análise e Melhoria de Processos"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas para Análise e Melhoria de Processos
Brainstorming

2 Conceito Brainstorming ou “tempestade de idéias” é uma técnica para explorar o potencial de idéias de um grupo de maneira criativa e com baixo risco de atitudes inibidoras.

3 Objetivo Obter a participação de um determinado grupo num processo de identificação de potenciais alternativas de soluções para um dado problema, dentro do contexto de qualidade.

4 O Brainstorming é baseado em dois princípios:
O primeiro princípio é o da suspensão do julgamento o que requer esforço e treinamento. O objetivo da suspensão do julgamento é o de possibilitar a geração de idéias, sobrepujando o pensamento de julgar e criticar. Só após a geração das idéias consideradas suficientes, é que se fará o julgamento de cada uma.

5 O segundo princípio do brainstorming sugere que quantidade origina qualidade.
Quanto maior o número de idéias geradas, maior será a possibilidade de encontrar a solução do problema. Maior será também o número de conexões e associações a novas idéias e outras soluções

6 Ferramentas para Análise e Melhoria de Processos.
Diagrama de Pareto

7 Princípios de Pareto O diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. O diagrama torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas. Vilfredo Pareto Economista

8 O que é o Gráfico de Pareto
O gráfico de Pareto é uma forma especial de gráfico de barras que tem a seguinte aparência:

9 Para que serve o Gráfico de Pareto
O gráfico de Pareto deve ser utilizado sempre que temos que estabelecer prioridades a partir de um número variado de informações e dados, o gráfico de Pareto é utilizado nas seguintes situações: Quando precisa se estreitar a análise de uma situação; Quando os recursos são escassos e exige-se uma identificação das áreas prioritárias para intervenção; Quando se deseja identificar as poucas causas dominantes de maior repercussão tem sobre a situação em análise; Quando se deseja orientar os esforços de todos para a atuação sobre os produtos de maior impacto terão sobre os resultados.

10 Exemplo de Gráfico de Pareto
Causas de paradas constantes de uma linha de revestimento têxtil por transferência

11 Grupo 5 Amanda Freitas Aline Coradini Ariane Ribeiro Edirléia Coscrato Michel Sacilotto Wesley Barduzzi


Carregar ppt "Ferramentas para Análise e Melhoria de Processos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google