A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET."— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET

2 EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ

3 Dados Ensino Fundamental – 1923 escolas; Ensino Médio – 1421 escolas;
Educação Profissional – 343 escolas; Educação de Jovens e Adultos – 357 escolas: 269 escolas da EJA; 100 CEEBJAs; 8 Unidades Prisionais. Dados

4 Dados Matrículas/2012 Ensino Fundamental: 648.577
Ensino Médio (Diurno): Ensino Médio (Noturno): Dados

5 Dados do Censo/Ensino Fundamental
Anos Finais (2011) Rendimento: Aprovação: 82,2% Reprovação: 14,2% Abandono: 3,6% IDEB: 4,0 Taxa de Distorção idade-série: 21,4% (Fonte: – 08/10/2012) Dados

6 (Fonte: www.bi.celepar.parana – 08/10/2012)
Dados do Censo/Ensino Médio (2011) Rendimento: Aprovação: 79,3% Reprovação: 13,9% Abandono: 6,8% IDEB: 3,7 Taxa de Distorção idade série: 28% (Fonte: – 08/10/2012) Dados

7 Estratégias para Avanço da Educação Básica no Paraná
1) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: Alteração da Matriz Curricular do Ensino Fundamental e Ensino Médio Caderno de Expectativas de Aprendizagens e Caderno de Subsídios Pedagógicos Plano de trabalho específico para Língua Portuguesa e Matemática Rede de Biblioteca Registro de Classe on line 2) Implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP)

8 Estratégias para Avanço da Educação Básica no Paraná
3) AMPLIAÇÃO DE JORNADA Educação em Tempo Integral Atividades Complementares Curriculares 4) FORMAÇÃO CONTINUADA Interdisciplinaridade (Formação em Ação 2012) Definição de escolas prioritárias IDEB 5) DISTORÇÃO DE IDADE/SERIE Plano Personalizado de Atendimento 6) FORTALECIMENTO DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS (Grêmios e Conselhos Escolares) Chat interativo, Bolsa aprendizagem

9 Organização Curricular
Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual; Caderno de Expectativas de Aprendizagem; Caderno de Subsídios Pedagógicos.

10 PROPOSTAS (Versão Preliminar)
Matrizes Curriculares Únicas Ensino Fundamental Ensino Médio Diurno Noturno

11 Justificativa Tem como princípio a garantia de Padrão de Qualidade (Constituição Federal Art. 206, Inciso 07); assegurar formação Básica comum; possibilitar a existência de saberes aos quais todos tem acesso, independente das circunstâncias e interesses particulares; possibilitar equidade na distribuição de carga horária para todas as escolas da rede; ampliação da carga horária como possiblidade de avanço nos resultados da ação escolar sobre os sujeitos; possibilidade de maior integração da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada; possibilidade da relação entre ampliação do tempo letivo e aprendizagem.

12 Sugestão de Matriz Curricular - EF

13 Observação Ampliação da carga horária de Língua Portuguesa e Matemática.

14 Sugestão de Matriz Curricular EM

15 Observações: Ampliação da carga horária de 25h para 27h;
oferta de Produção Textual, Língua Estrangeira e Tópicos da Matemática na parte diversificada; alteração da carga horária das disciplinas de Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Matemática e LEM/ Inglês; oferta de LEM/ Espanhol na Matriz Curricular.

16 Parte Diversificada – Produção Textual
Aumentar a autonomia discursiva; desenvolver estratégias discursivas por meio de relações possíveis entre os conhecimentos das diferentes disciplinas curriculares; ampliar a competência do uso da modalidade escrita da Língua; produzir textos de base argumentativa com o objetivo de desenvolver a capacidade de posicionamento diante de temas da sociedade contemporânea.

17 Parte Diversificada – Matemática Básica
Superar as dificuldades dos conteúdos básicos de matemática do Ensino Fundamental; proporcionar melhor aprofundamento e fortalecimento de conhecimentos matemáticos fundamentais; intensificar o trabalho em sala de aula, por meio da metodologia de resolução de problemas; ampliar o diálogo entre os conceitos da própria matemática e com os conceitos das demais disciplinas; possibilitar o enriquecimento curricular e pedagógico.

18 Sugestão de Matriz Curricular EMN

19 Observações Garantia da oferta de todas as disciplinas ao longo do Ensino Médio; oferta de Produção Textual, Tópicos da Matemática e Espanhol.

20 Cronograma de Ações 19/11/2012  Webconferência com os Chefes e equipes; 20, 21 e 22/11/2012  estará disponível o (momento de apresentação e discussão nas escolas); 26/11/2012  Chat interativo ( manhã, tarde e noite) com a comunidade escolar sobre a Matriz Curricular. Obs 1: O estará disponível até o dia 22/11/2012 para sugestões. Obs 2: Maiores informações sobre a organização do trabalho será repassada por aos Chefes de NRE e Equipe de Educação Básica.


Carregar ppt "GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google