A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contaminação por Mercúrio e Chumbo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contaminação por Mercúrio e Chumbo"— Transcrição da apresentação:

1 Contaminação por Mercúrio e Chumbo
Química Ambiental Campinas,2009.2

2 Mercúrio – Características
É o mais volátil de todos os metais Seu vapor é altamente tóxico. Mercúrio líquido é menos tóxico que o vapor. Seu vapor quando atravessa a barreira sangue provoca danos ao sistema nervoso central. Possui várias fntes de emissão

3 Fontes de emissão do mercúrio
Reduzidas em lançamentos industriais. Queima descontrolada do carvão e óleo combustível (quantidades traço do elemento) Incineração do lixo municipal (mercúrio presente em baterias por exemplo). As fontes de emissão antrópicas concorrem com as emissões de vulcões.

4 Mercúrio – contaminação na atmosfera
No ar a maior parte do mercúrio encontra-se na forma de vapor e uma pequena porção está na adsorvida à pequenas partículas em suspensão. O mercúrio que contamina a atmosfera percorre longas distâncias e posteriormente oxidado e se depositar em cursos d’água

5 Mercúrio – Formação de amálgamas
Amálgamas: soluções ou ligas com algum outro metal ou combinação de metais. É parte constituinte de amálgamas dentários:combinações aproximadamente iguais de mercúrio líquido e uma mistura de prata e estanho. A presença de mercúrio nos amálgamas é uma fonte de contaminação a médio e curto prazo, devido à sua vaporização durante a mastigação.

6 Mercúrio na mineração brasileira
Mineração: extração de pequenas porções de ouro e prata elementar a partir de grandes quantidades de escória via adição de mercúrio elementar. O mercúrio adicionado forma um amálgama com os metais preciosos e os separa da escória. Emissão de ~200mil toneladas de mercúrio. Tinha a proporção de 1g de Hg para cada 1g de Ag produzida.

7 Para a remoção de ouro de sedimentos pressentes no rio Amazonas, é usada uma grande quantidade de mercúrio. Este contaminante permanece como contaminante da atmosfera e da bacia amazônica.

8 Hg- processo de cloro-soda
Uso de amálgama de sódio e mercúrio para converter cloreto de sódio aquoso em produtos de cloro e NaOH através da eletrólise. Na+ +1e Na-Hg(sódio no amálgama) O sódio presente no amálgama é extraído mediante reação com água e uma pequena corrente elétrica. Na-Hg + 2H2O NaOH(aq) +H3O+(aq)

9 Hg- processo de cloro-soda-cont.
Boa parte do mercúrio presente no amálgama é recuperado para os tanques. Outra parte do mercúrio do processo é lançada na atmosfera e/ou lançada nas águas de refrigeração. Através de intervenções de bactérias presentes na água o mercúrio pode ser facilmente oxidado, tornado-se mais acessível aos peixes.

10 Mercúrio Iônico Presente em minérios como HgS (sulfeto de mercúrio)
Como o HgS é extremamente insolúvel em água é como como tratamente de efluentes de plantas cloro-soda a utilização de Na2S. Na2S + Hg HgS

11 Formação de metilmercúrio
Formação do dimetilmercúrio ocorre nos sedimentos de rios e lagos,principalmente sob condições anaeróbias. Reação mediada por bactérias que promovem a conversão do Hg2+ em Hg(CH3)2 que é volátil. A forma menos volátil é o metilmercúrio

12 Toxicidade - Hg Meia-vida T0,5 do metilmercúrio é de aproximadamente 70 dias no indivíduo. Uso de compostos orgânicos de mercúrio na agricultura como fungicidas. Há assim um aumento progressivo das quantidades de mercúrio disponíveis no ambiente por causa desses compostos.

13 Chumbo – Características
O ponto de fusão baixo, 327ºC, permite que este elemento seja facilmente moldado e trabalhado. Ponto de ebulição de 1740ºC Era usado antigamente na construção de edifícios mais resistentes. É utilizado ainda hoje na construção civil, principalmente em chapas para isolamentos acústicos.

14 Chumbo usado nas soldas de latas de estanho e em tubulações
Pb2+ Constitui um problema ambiental. É a forma mais nociva já que a forma gasosa dificilmente é atingida em condições naturais. É encontrado na forma de PbS (sólido iônico chamado galena) O Chumbo é oxidado facilmente pelo O2 em meio ácido: Pb + O2 +4H Pb2+ +2H2O Chumbo usado nas soldas de latas de estanho e em tubulações

15 PbO O óxido é usado desde os egípcios para esmaltar cerâmica.
Em meio ácido esse óxido forma Pb(II) PbO +2H Pb2+ +H2O


Carregar ppt "Contaminação por Mercúrio e Chumbo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google