A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cristiane Jonas Francisconi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cristiane Jonas Francisconi"— Transcrição da apresentação:

1 Cristiane Jonas Francisconi
Equipe de Geografia Cristiane Jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana

2 “Cabe à Geografia preparar os alunos para uma leitura crítica da produção social do espaço, negando a “naturalidade” dos fenômenos que imprimem passividade aos indivíduos” (CASSETI, 2002)‏

3 Para que se compreenda a produção espacial é necessário ir além da aparência, dos aspectos visíveis, é preciso compreender como os determinantes políticos, culturais e econômicos se constituem na essência social e produzem as transformações espaciais. DCE, 2008

4 O espaço pode ser entendido como um produto social em permanente transformação, ou seja, sempre que a sociedade sofre mudança, as formas (objetos geográficos) assumem novas funções. DCE, 2008

5 O OBJETO DE ESTUDO DA GEOGRAFIA
Espaço Geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade (LEFEBVRE, 1974), composto pela inter-relação entre sistemas de objetos – naturais, culturais e técnicos – e sistemas de ações – relações sociais, culturais, políticas e econômicas (SANTOS, 1996).

6 MUDANÇAS CLIMÁTICAS

7 PROBLEMATIZAÇÃO Como as mudanças climáticas têm afetado atualmente os diferentes lugares do planeta (econômica, social e ambiental)? E como os problemas tem atingido o Brasil? O que fazer para conter ou amenizar os problemas gerados por essas mudanças?

8 JOGOS “O Jogo não pode ser visto, apenas, como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral.”(Moura – 2003)

9 Diversão: o objetivo de um jogo é, antes de mais nada, divertir os participantes através de uma história que eles elaboram conjuntamente. A diversão pode ou não estar atrelada à competição.

10 ELEMENTOS DE UM JOGO Regras pré-estabelecidas: a dinâmica obedece a algumas regras pré-estabelecidas que são seguidas com forma de organizar jogabilidade e os demais elementos do jogo.

11 SELEÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO
Qual seu “potencial educativo”? Qual seu “potencial lúdico”? O jogo centra-se na atividade em si ou na finalidade educativa? Qual a intencionalidade do estudante frente à estratégia de jogo?

12 CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO
Adaptação do jogo Verificar o nível de repetitividade/divertimento Refletir sobre como avaliar os resultados da aplicação

13 AVALIAÇÃO COM JOGOS EDUCATIVOS
Qual o objetivo desse jogo? Aprender com a aplicação Revisar conteúdo Reforçar conteúdo Avaliar aquisição de conteúdo

14 COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Baseia-se em uma metodologia que favorece o contínuo pensar do estudante. Favorece o processo de pesquisa envolvendo fenômenos naturais no interior da sala de aula e fora dela. Possibilita maior interação com o meio através de experiências de aprendizagem que envolvem a resolução de problemas.

15 OBJETIVOS Permitir o conhecimento do meio a partir da observação e análise de fenômenos naturais, possibilitando assim uma melhor compreensão dos mesmos.

16 Contribuir para ampliar o conhecimento sobre disciplina de referência, incorporando novas visões advindas de outros campos disciplinares que lhes tragam, em retorno, melhor redefinição de seu próprio objeto de ensino

17 PAPEL DO PROFESSOR Planejamento da prática docente.
Justificar a ação em referência direta com o conteúdo específico a ser trabalhado. Definir critérios que orientem a avaliação da ação. Acompanhamento contínuo do processo, especialmente nas etapas de análise e síntese.

18 PAPEL DO PROFESSOR Organizar roteiros para orientar as etapas de observação e coleta de dados de acordo com o que foi proposto no planejamento. Incentivar as retomadas e correções sempre que necessário. Acompanhar a elaboração do relatório final e incentivar a extrapolação das dados de atendendo a finalidade do estudo.

19 Avaliação Será através de discussões, debates e na elaboração do material pedagógico. No decorrer do jogo, ocorrerá a recuperação dos conteúdos ministrados.


Carregar ppt "Cristiane Jonas Francisconi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google