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Aula 2 CTS: Os Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade: visão geral

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Apresentação em tema: "Aula 2 CTS: Os Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade: visão geral"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 CTS: Os Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade: visão geral
Jaleco padrão de laboratório Jaleco de laboratório federal Professor Adalberto Azevedo Santo André, 06/02/2015

2 Plano de aula Ciência Moderna Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas) CTS: abordagens antidiferenciacionistas Abordagens transversalistas

3 Ciência Moderna Mas... O que é modernidade??
Organização social/estilo de vida que emerge no séc. XVII na Europa, irradiando-se globalmente Ruptura sem precedentes com as organizações sociais tradicionais Ritmo das mudanças: 400 anos que transformaram completamente 200 mil (?) anos de história do homo sapiens (0,2% do total desse tempo)... Novas instituições: estado-nação, transformação de produtos e trabalho em mercadoria, inovação contínua... Faca de dois gumes: oportunidades de existência segura X perspectivas negativas

4 Mas... O que é a modernidade?
Vacina contra varíola (1796),Telégrafo (1837), raios-x (1895) Modernização tecnológica-industrial como criadora de uma ordem social próspera e pacífica (maior oferta de bens, serviços e redução de riscos) Complexo industrial-militar com dimensões nunca imaginadas (Projeto Manhattan, programa de foguetes alemão) Guerras Napoleônicas ( ): 3,5 milhões de mortes Guerra Civil Russa ( ): 5 milhões de mortes I Guerra Mundial ( ): 15 milhões de mortes II Guerra Mundial ( ): 40 milhões de mortes

5 Ciência Moderna Verdades sobre a natureza, superiores àquelas estabelecidas em outras esferas de atividade humana- como o saber prático, a tradição, as religiões (astrologia, o cristianismo, as tradições artesanais, etc). Mas… por quê?

6 Ciência Moderna Ciência: conhecimento produzido pelo método científico: comprovação empírica e/ou testes de adequabilidade à teoria Supõe-se o método científico como autônomo e neutro (livre de influências externas) Onipresente e fundamental em discussões sobre sociedade, como globalização, nova economia, sociedade de risco Profissionalização: em 1910, cientistas (Alemanha/EUA, físicos/químicos); em 2012, cerca de 5 milhões só nos EUA (Science and Engineering Indicators 2012, National Science Foundation) Institucionalização: organizações guiadas por sistemas de crenças e valores (normas), gerando um campo profissional com certa autonomia (que varia entre os campos) Autoridade Vídeo 2 Vídeo 1

7 Tecnologia moderna Teorias antropológicas: sociabilidade, capacidade linguística e habilidades técnicas (teorias sobre a liberação das mãos em bípedes, com consequentes influências na capacidade de desenvolver linguagem e artefatos e no desenvolvimento cerebral) Domínio do fogo, domesticação dos animais, agricultura, fundição de metais... Homo sapiens é antes um Homo faber: a técnica intuitiva e empírica antecede a ciência formal e rigorosa Superar limites físicos ampliando seu poder sobre o mundo natural (o que implica a diminuição do poder do mundo natural sobre o homem) Vídeo 3

8 Tecnologia moderna Trecho de 2001: Uma odisséia no espaço (1968)

9 Tecnologia moderna 1. Inovação
2. Relações “inter-espécies” e seletivas Negócio Fechado! 3. Planejamento

10 Tecnologia moderna: a visão tradicional
Tecnologia: técnicas desenvolvidas com a utilização de conhecimento científico Exemplo: fabricação artesanal de cerveja (tradição) X fabricação tecnológica (ciência de Pasteur sobre microbiologia, instrumentos de engenharia química, etc) Mas na prática, o conhecimento tácito é fundamental

11 Tecnologia moderna: críticas à visão tradicional
Tecnologia afeta o conhecimento científico: aplicação freqüentemente gera fatos novos que ajustam as teorias ou criam novos problemas que geram novos campos científicos Não faz sentido falar de uma tecnologia isolada, mas sim de sistemas tecnológicos complexos onde se relacionam Ciência, artefatos e sociedade Organização de elementos heterogêneos: sistema sócio-técnico Automóvel: estradas, regras, combustíveis, conhecimentos científicos, preferências dos usuários, engenheiros, designers, políticas públicas, divisão do trabalho, sindicatos (...) Aspectos técnicos, organizacionais e culturais/ideológicos, unidos em um mesmo tecido.

12 Tecnologia moderna: críticas à visão tradicional
Além dos impactos (ambientais, sociais, etc.) negativos relacionados a tecnologias particulares, a tecnologia moderna se torna uma forma de legitimar o poder (político, econômico, etc.) O poder fundado em razões científico e tecnicamente provadas pode se tornar legítimo e incontestável.

13 CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas)
A idéia da Ciência e Tecnologia como atividades “especiais” ganha muita força após a II Guerra Mundial: resultados da Guerra, transistores (1946), transplante de rins (1950) novos produtos (“anos de ouro” do capitalismo) Science, the endless frontier (Vannevar Bush, 1945) Ciência deve ser livre de interferências externas (exceto o financiamento…) Vista como modelo neutro de explicação da natureza, além de instrumento para o desenvolvimento dos aparatos tecnológicos.

14 Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Campo de estudos/pesquisas que utiliza diversas abordagens e métodos das ciências sociais/humanas Institucionalização: currículos de graduação, programas de pós-graduação, revistas, congressos especializados

15 Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Condicionantes sociais da estruturação, manutenção e substituição de campos científicos e produtos tecnológicos; Características da Instituições produtoras de C,T&I; Relações entre C&T e desenvolvimento econômico/social; C&T e padrões de produção/consumo; Seleção de grandes sistemas tecnológicos; Relações entre peritos e leigos na construção da C&T; Políticas públicas de C,T&I Impactos socioambientais da C,T&I

16 CTS: importância Rotinização (mercantilização) da C,T&I: aumento exponencial do mundo artificial, causando impactos significativos Estudos CTS visam colocar no debate público: A rotina de produção de fatos científicos e artefatos tecnológicos, com impactos na vida dos cidadãos Os interesses envolvidos A fonte dos investimentos, e os beneficiados por sua aplicação (éspecialmente em se tratando de recursos públicos) Os impactos socioambientais

17 CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas)
Origem: início do século XIX (sociologia do Conhecimento) Filosofia do conhecimento científico/tecnológico: criação, sustentação e transformação do conhecimento Consolidação: anos Temas: Estrutura e organização da atividade de C&T (ethos científico); Cientometria (medição de artigos, patentes, citações); Papel da C&T na sociedade Estudo das instituições, sem preocupação com o conteúdo do conhecimento, nem seus determinantes e impactos sociais. Visão “diferenciacionista”: C&T como atividades “excepcionais” Superioridade cognitiva em relação a outras esferas de atividade humana: Credibilidade Ethos: conjunto de valores de uma comunidade cognição = processo de absorção de conhecimento

18 cognição = processo de absorção de conhecimento
CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas) Tradição diferenciacionista: Foco no estudo das instituições científicas Estudo sobre os processos cognitivos não eram focados, por serem considerados domínio da epistemologia Ou seja, não se questionava a validade e a superioridade cognitiva do conhecimento científico e tecnológico Epistemologia: ramo da filosofia que trata das características, origens e formas de validação do conhecimento cognição = processo de absorção de conhecimento

19 CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas)
Robert K. Merton ( ): Os imperativos institucionais da ciência (1942) Normas e valores de conduta (ethos) na comunidade científica; sistema de recompensas para pesquisadores e instituições Ampliação do conhecimento certificado pela comunidade científica/tecnológica, através de padrões de comportamento definidos por valores compartilhados Explicações para o surgimento das comunidades científicas na era moderna (relações com a ética puritanista) Temas das aulas 3 e 4

20 CTS: abordagens antidiferenciacionistas
70s: ataques à ciência: dominação de minorias sociais (classes), afirmação da cultura ocidental, complexos militares-industriais, degradação ambiental Estudos: importância do contexto social no conteúdo do conhecimento científico (características epistemológicas) e nas maneiras de sua aquisição/validação (características cognitivas) C&T: atividade determinada por condicionantes sociais: implica em menor autonomia da comunidade (jaleco camisa de força) Verdades sobre a natureza são expressões culturais e de valores: interesses econômicos, pessoais, ideologias de grupos, interesses políticos/militares (local/contingencial), estética... Maior parte dos autores de CTS, etapa de institucionalização Tema das aulas 7 (Bloor) e 9 (teoria do ator-rede)

21 Anti-diferenciacionismo
Crítica aos anti e diferenciacionistas: o transversalismo Crítica origina a vertente tranversalista (relativista e que reduz o fenômeno científico a fatores sócio-históricos/culturais) Consideração de fatores humanos (sociais) e não humanos (científicos/técnicos) Diálogo entre as linhas de pensamento “tradicionais” voltadas à explicação da organização social da C,T&I Transversalismo Diferenciacionismo Anti-diferenciacionismo

22 Crítica dos antidiferenciacionistas: o transversalismo
Ciência e tecnologia bem sucedidas nas disputas (controvérsias) por espaços científicos/tecnológicos atuam em dois campos: Cognitivos (internos à comunidade científica e tecnológica); Sociais (externos- econômicos, políticos, ideológicos) A origem das espécies, escrito entre , só foi lançado em Etanol combustível já era utilizado em 1900, mas só se difundiu na década de 1970. Ajuste de interesses sociais, políticos e econômicos na geração de teorias e solução de problemas, e adequação cognitiva/funcional (material, social e de linguagem) Transversalismo: processos de acumulação de capital material/simbólico (como em todo campo social) conjugados à racionalidade crítica/reflexividade (que gera revoluções paradigmáticas)

23 Exemplo Quando a vida humana começa?
Implicações: pesquisas com células tronco, aborto Inexistência de consenso científico: mais de 20 critérios defensáveis e diferentes Genético (concepção); éticos, epidemiológicos e sociais (mortalidade por abortos ilegais), neocortical (12ª semana- cérebro formado), animação (entre a 12ª e a 16ª semana- feto se movimenta), desenvolvimento pulmonar (24ª semana- feto pode sair do útero) CFM/Br e maior parte dos países: 12ª semana de vida EUA: 24ª semana (princípios jurídicos da liberdade individual Conservadores X Progressistas Necessidade de dialogar com diferentes segmentos sociais para definir essa “verdade científica” Embrião de 5 dias


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