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( BUSINESS INTELLIGENCE )

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Apresentação em tema: "( BUSINESS INTELLIGENCE )"— Transcrição da apresentação:

1 ( BUSINESS INTELLIGENCE )
BI ( BUSINESS INTELLIGENCE )

2 BUSINESS INTELLIGENCE
Business Intelligence é um termo cunhado pelo Gartner Group em 1992 e que o define como: “...Um conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais, históricos e externos, visando proporcionar subsídios para a tomada de decisões gerenciais e estratégicas...”.

3 BUSINESS INTELLIGENCE
Mas na verdade, BI hoje é classificado como : uma ferramenta de negócios que auxilia o gerenciamento da empresa visando produzir resultados efetivos e quantificáveis. na verdade, entende-se por BI como algo crucial e decisivo para as empresas no contexto competitivo

4 Com qual informação trabalhar ?
... eles estão dispersos em diferentes bancos de dados ? ... eles estão dispersos em diferentes softwares ? ... eles estão dispersos em diferentes plataformas ? ... eles são redundantes ? ... o volume é muito grande de dados ? ... computadores e sistemas comuns gastariam muito tempo para consolidá-los e apresentá-los de forma legível ?

5 De onde vem os dados ? de todos tipos oriundos de diversos meios
provenientes de diversas fontes arquivados de diversos modos

6 Aplicativos Operacionais x BI
Business Intelligence Visão do atual e do real Visão histórica e de tendência Solução para requisitos conhecidos Permitir a identificação de fatos desconhecidos Abrangência restrita Abrangência ampla Informação produzida por profissionais de informática Informação produzida pelo próprio usuário Custo e tempo para obtenção da informação altos Informação obtida com baixo custo e em tempo real Informação disponível a poucos usuários Informação democratizada

7 BUSINESS INTELLIGENCE
FERRAMENTAS E TÉCNICAS

8 Ferramentas e Técnicas de Business Intelligence
Data Mart Aplicativos Operacionais E T L Softwares de Automação de Escritórios DW Dados Externos Data Mining Equipamentos de Automação EXPLORAÇÃO FONTES DE DADOS EXTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E CARREGAMENTO

9 FONTES DE DADOS Ferramentas de BI FONTES DE DADOS Aplicativos
Operacionais ou Transacionais Dados Externos LIS Financeiro Interface Estoque FONTES DE DADOS Equipamentos Automação Software Automação De Escritórios

10 ETL – EXTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E CARREGAMENTO
Ferramentas de BI ETL – EXTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E CARREGAMENTO É a camada responsável por integrar, transformar e salvar dados, não importando sua fonte nem seu destino. os dados, oriundos de diversas fontes de dados, se necessário, são submetidos a severas transformações e disponibilizados de forma normalizada em ambientes complexos, existe a possibilidade de utilização de softwares que executam as transformações automaticamente dependendo da periodicidade de atualização dos dados, devem ser estabelecidos mecanismos de sincronização de dados para garantir a integridade dos dados

11 Ferramentas de BI ETL – MÉTODOS DE EXTRAÇÃO EXTRAÇÃO SELETIVA os dados são extraídos através de programas desenvolvidos especificamente para selecionar os dados a serem exportados MANUTENÇÕES POR LOGS OU LOTES os dados são extraídos através dos registros automáticos (logs) ou de lotes de dados das transações efetuadas nos sistemas operacionais REPLICAÇÃO AUTOMÁTICA os dados são extraídos através de um sincronismo automático entre dois ou mais bancos de dados

12 Ferramentas de BI ETL – TRANSFORMAÇÃO 12 cm E T 4,5 polegadas L 450 mm
2 pés SQL Server E T L Oracle Access SQL Server Texto m,f E T L 1,0 mas,fem m,f masculino, feminino

13 Ferramentas de BI ETL – MÉTODOS DE CARREGAMENTO RENOVAÇÃO dados previamente arquivados são re-gravados, sendo então automaticamente atualizados ATUALIZAÇÃO LÓGICA OU INCREMENTAL trata-se de um arquivamento não destrutivo, onde aos dados já arquivados são acrescentados outros dados ATUALIZAÇÃO FÍSICA trata-se de um arquivamento destrutivo, onde os dados arquiva- dos são previamente eliminados dando lugar a novos dados que serão carregados

14 Ferramentas de BI DATA WAREHOUSE Armazém de Dados
É um amplo e flexível repositório de dados, que aglutina dados de fontes heterogêneas, projetado de modo a suportar o processo de tomada de decisão. Ambiente separado Disponibilidade Integrado Retrato no tempo Orientado por assunto Fácil acesso

15 DATA WAREHOUSE - Organização
Ferramentas de BI DATA WAREHOUSE - Organização Estoque Vendas Técnico Finanças DATA MART Data warehouse departamental DATA WAREHOUSE Corporativo

16 Ferramentas de BI DATA WAREHOUSE - Cubo
é uma estrutura de dados que forma um subconjunto de um banco de dados grande organiza os dados em duas categorias: - campos de dados - dimensões com múltiplos níveis resumos dos dados são previamente calculados de modo a otimizar o tempo de recuperação das informações

17 Ferramentas de BI EXPLORAÇÃO Ambiente de Exploração do Data Warehouse
O ambiente de exploração objetiva disponibilizar, através de ferramentas apropriadas, o acesso a informação. Disponibilizar o acesso a informação Satisfazer as necessidades de exploração e pesquisa Identificar tendências Democratizar o acesso a informação

18 Ferramentas de BI EXPLORAÇÃO - OLAP On Line Analitical Processing
Permite a recuperação de informações de forma dinâmica e flexível, através de uma interface muito simples. AD-HOC consultas imprevistas, de acordo com as necessidades de cruzamento de informação DRILL DOWN/UP consultas em diferentes níveis de detalhes - subir ou descer níveis de detalhamento SLICE-AND-DICE consultas sob diferentes aspectos

19 Identificam associações dos dados, formando as “regras sobre o dado”
Ferramentas de BI EXPLORAÇÃO - DATAMINING Mineração de Dados Conjunto de técnicas cuja finalidade é permitir a descoberta de relações não visíveis dos banco de dados. INDUÇÃO DE REGRAS detectam tendências dos dados, apresentando uma “lista não encomendada” REDES NEURAIS constrõem representações internas de modelos ou padrões achados nos dados ÁRVORES DE DECISÃO Identificam associações dos dados, formando as “regras sobre o dado”

20 Esconder informação? Por que preocupar-se em esconder a informação
dos funcionários da empresa? A mesma informação deve estar disponível aos diretores, gerentes e até mesmo para os trabalhadores operacionais, para que todos compreendam: - onde estão os lucros e as perdas - o que funciona ou não - que despesas estão dentro ou fora do previsto “...As empresa deveriam perder menos tempo escondendo informações de funcionários e mais tempo ensinando-os a analisá-las e agir a partir delas...”. Bill Gates

21 Caro, complexo e inflexível ?
Se o manejo da informação é tão essencial à empresa, por que os executivos não se empenham em TI tanto quanto em qualquer outra função importante? Tudo o que vimos até agora: - são ferramentas e técnicas extremamente flexíveis - que podem ser dimensionadas de acordo com o porte de cada empresa - que possuem custos acessíveis - que dependendo do caso, podem ser implantadas utilizan- do-se o hardware e software já disponíveis na empresa - que permitem a recuperação de informações de modo muito simples - muito poderosas

22 Por que não aproveitá-la?
Se você possui em sua empresa uma verdadeira montanha de dados, por que não aproveitá-la? Esta montanha de dados precisa ser considerada como um ativo da empresa, com o qual podemos: - aprender - gerar informação - obter conhecimento - nortear decisões - dar um passo a frente da concorrência - ganhar vantagem competitiva

23 Por que não aproveitá-la?
Se você possui em sua empresa uma verdadeira montanha de dados, por que não aproveitá-la? Esta montanha de dados precisa ser considerada como um ativo da empresa, com o qual podemos: - aprender - gerar informação - obter conhecimento - nortear decisões - dar um passo a frente da concorrência - ganhar vantagem competitiva

24 Que tipo de informação podemos obter ?
- Quais são os meus produtos mais lucrativos? - Quais são os meus produtos de menor lucratividade, mas que, no entanto vendem mais? - Quais são os produtos mais vendidos para clientes que faturam mensalmente mais de R$ 5.000,00? - Quais os produtos que não vendem ou vendem menos que unidades no período de janeiro a abril? - Quais produtos o cliente “ABC” nunca comprou ou compra menos? - Qual a variação de vendas no produto “XYZ” em relação ao mesmo período no ano passado ?

25 Que tipo de informação podemos obter ?
- Como está a distribuição das vendas de determinada linha de produto em relação ao território nacional? E em relação às exportação? - Como está a venda do “fulano” em relação ao produto “XYZ” nos últimos 3 anos? - Como está a tendência de vendas na região Centro-Oeste, especificamente nas lojas de Goiânia que foram abertas em menos dois anos onde existe ao menos um concorrente no raio de 10 quilômetros ? - Quais são meus clientes mais lucrativos? (Normalmente as empresas se surpreendem na resposta a esta pergunta, pois nem sempre os clientes que mais geram faturamento são os mais lucrativos!). - Quais são as características dos 10% de clientes mais lucrativos ? - Quais são meus clientes menos lucrativos? (Surpresa de novo)

26 Por que utilizar BI ? possui custos acessíveis
é suficientemente flexível é suficientemente poderoso efetivamente cria conhecimento torna-se um diferencial estratégico transforma dado em informação

27 O que mais pode ser fornecido ?
- Alertas por , relatórios, mensagens de celular e outros, quando algum determinado indicador de performance, atinge um nível critico, definido pelos próprios executivos; - Construção de relatórios pelos próprios usuários ou relatórios institucionalizados - Criação de painéis de controle com os principais indicadores de performance (Dashboards); - Vantagem competitiva no mercado - Aumento na lucratividade, diminuição de custos

28 Pesquisa Segundo pesquisa do Gartner Group, 2004:
- 13% das empresas a solução não atendeu - 57% a solução atendeu parcialmente e - 30% atendeu totalmente.

29 Casos

30 Shell Shell economiza US$ 18 mi com uso de BI Shell em números :
Faturamento: US$ 235,5 bilhões em 2004 Funcionários : 119 mil, em 145 países Investimento em BI : R$ 600 mil só no Brasil "A planilha não deixa de existir, é uma ótima ferramenta. Mas informações críticas de negócios não serão mais mantidas numa estação, mas sim numa base corporativa central. A maneira de acesso agora são as ferramentas de BI, que dão consistência e integridade na extração de dados, além de independência para o usuário."

31 Álamo Engenharia A companhia julga fundamental ter controle das receitas e despesas, especialmente para gerenciar cada contrato, conhecer antecipadamente os lucros ou prejuízos. Antes, a Álamo diz que os relatórios eram feitos em planilhas Excel e chegavam a ter cerca de 7 mil linhas. Agora com o BI, cinco diretores e cinco gerentes da companhia podem ter acesso ao relatório somente com as informações que pretendem visualizar. E não é mais preciso solicitar a ajuda do departamento de tecnologia, pois a solução não exige conhecimentos específicos Faturamento foi de R$ 2,3 milhões em junho de 2004 Após a implantação do BI, o faturamento em setembro de 2004 foi de R$ 3 milhões

32 Secretária da Fazenda de SP
Invetimento de R$ 6 milhões no BI O Sefaz-SP diz que os resultados foram, quando a arrecadação de ICMS recuperou aos cofres públicos R$ 17 milhões. As irregularidades identificadas em apenas 70 empresas no protótipo permitiram encontrar inconsistência tributária de milhões de reais, dos quais 17 milhões de reais voltaram aos cofres da Sefaz-SP. Isso significa que o sistema de BI, permite monitorar a arrecadação, acompanhar o desvio dos contribuintes e cruzar informações tributárias, segundo o gerente de TI do SEFAZ-SP

33 Calçados Grendene A adoção do BI, possibilitou uma uma interface mais simples para os usuários e permite uma análise efetiva do negócio da companhia , possibilitando centralizar a busca de informações em único local, dessa forma auxiliando na tomada de decisões empresarias, destaca o Presidente da Empresa.


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