A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A a b b c c 108. Florianópolis Cascadura Miami.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A a b b c c 108. Florianópolis Cascadura Miami."— Transcrição da apresentação:

1 a a b b c c 108

2

3

4 Florianópolis Cascadura Miami

5 Igre ja Igre ja Repúbl ica Repúbl ica

6 Engenharia (ciências) Engenharia (ciências) Os Maias (título)

7 Papa

8 Emprega-se a inicial maiúscula nos substantivos próprios. Emprega-se a inicial maiúscula nos substantivos próprios. Emprega-se a inicial maiúscula nos substantivos próprios. Brasi l Brasi l

9 O Globo (jornal) Os Sertões (livro) Veja (revista) Os Sertões (livro) Veja (revista)

10 Os povos do Sul Os povos do Sul

11 O Amor O Amor O Ódio O Ódio

12 Minha querida Amiga Minha querida Amiga

13 carnav al carnav al mai o mai o

14

15 são palavras semelhantes na forma, mas com sentidos diferentes. são palavras semelhantes na forma, mas com sentidos diferentes. Ex.: Ratificar = confirmar Ratificar = confirmar Retificar = corrigir Retificar = corrigir ( do grego pará= semelhante; ónoma = nome)

16 Paço = Palácio Paço = Palácio são palavras que têm a mesma pronúncia e significados diferentes. são palavras que têm a mesma pronúncia e significados diferentes. Passo = verbo passar Passo = verbo passar ( 1ªpessoa do singular do presente do indicativo) ( do grego homo=igual; ónoma=nome)

17 homófona s homográfi cas homófona s homográfi cas homógraf as heterofôn icas homógraf as heterofôn icas homófona s heterográ ficas homófona s heterográ ficas

18 Escritas iguais e pronúncias diferentes. Escritas iguais e pronúncias diferentes. Ex. : Ex. : Jogo (substantivo) Jogo (substantivo) Jogo (verbo jogar - 1ª pessoa do singular do presente do indicativo). Jogo (verbo jogar - 1ª pessoa do singular do presente do indicativo). HOMÓGRAFAS HETEROFÔNICAS HOMÓGRAFAS HETEROFÔNICAS

19 Iguais na pronúncia e diferentes na escrita. Iguais na pronúncia e diferentes na escrita. Ex.: Ex.: Concerto (concerto musical) Concerto (concerto musical) Conserto (endireitar, reformar) Conserto (endireitar, reformar) HOMÓFONAS HETEROGRÁFICAS HOMÓFONAS HETEROGRÁFICAS

20 Iguais na pronúncia e na escrita. Iguais na pronúncia e na escrita. Ex.: Ex.: Livre (verbo) Livre (verbo) Livre (adjetivo) Livre (adjetivo) HOMÓFONAS HOMOGRÁFICAS HOMÓFONAS HOMOGRÁFICAS

21 ? A palavra porque pode ser empregad a com o contexto verbal assim:

22 ? Por que você está chorando ? Por que você está chorando ? em frases interrogativas em frases interrogativas EMPREGA-SE POR QUE SEPARADO:

23 Não sei o fato por que choras. Não sei o fato por que choras. ? quando substituível por pelo qual, pela qual : quando substituível por pelo qual, pela qual : EMPREGA-SE POR QUE SEPARADO:

24 Não sei por que você chorou. Não sei por que você chorou. ? quando for possível subentender, antes ou depois de “por que”, as palavras motivo e razão. quando for possível subentender, antes ou depois de “por que”, as palavras motivo e razão. EMPREGA-SE POR QUE SEPARADO:

25 ? no final de frases interrogativas. no final de frases interrogativas. Saiu. Por quê ? Saiu. Por quê ? EMPREGA-SE POR QUÊ SEPARADO E COM ACENTO: EMPREGA-SE POR QUÊ SEPARADO E COM ACENTO:

26 ? Eles não vieram não sei por quê. Não sei por quê, mas gosto de você. Eles não vieram não sei por quê. Não sei por quê, mas gosto de você. no final de frases seguidas ou não de pausa, com o termo subentendido “motivo”. no final de frases seguidas ou não de pausa, com o termo subentendido “motivo”. EMPREGA-SE POR QUÊ SEPARADO E COM ACENTO: EMPREGA-SE POR QUÊ SEPARADO E COM ACENTO:

27 quando a conjunção for ADVERBIAL CAUSAL. quando a conjunção for ADVERBIAL CAUSAL. Não a beijou porque era muito feia ( por causa que). EMPREGA-SE PORQUE JUNTO E SEM ACENTO: EMPREGA-SE PORQUE JUNTO E SEM ACENTO:

28 quando a conjunção for COORDENATIVA EXPLICATIVA. quando a conjunção for COORDENATIVA EXPLICATIVA. Não vá, porque ela saiu (= pois). EMPREGA-SE PORQUE JUNTO E SEM ACENTO: EMPREGA-SE PORQUE JUNTO E SEM ACENTO:

29 Aproximei-me, porque todos me ouvissem (=para que). quando a conjunção for ADVERBIAL FINAL. quando a conjunção for ADVERBIAL FINAL. EMPREGA-SE O PORQUE JUNTO E SEM ACENTO: EMPREGA-SE O PORQUE JUNTO E SEM ACENTO:

30 quando estiver substantivado, isto é, antecedido de artigo. quando estiver substantivado, isto é, antecedido de artigo. Este é o estudo do porquê. Este é o estudo do porquê. EMPREGA-SE PORQUÊ JUNTO E COM ACENTO: EMPREGA-SE PORQUÊ JUNTO E COM ACENTO:

31 Em frases suspensas. Em frases suspensas. Não fui lá porquê... Não fui lá porquê... EMPREGA-SE PORQUÊ JUNTO E COM ACENTO: EMPREGA-SE PORQUÊ JUNTO E COM ACENTO:

32

33 é a parte da fonética que estuda a pronúncia correta das palavras. é a parte da fonética que estuda a pronúncia correta das palavras.

34 a emissão das vogais: a emissão das vogais: (ouro e não ôro) (ouro e não ôro)

35 a articulação das consoantes: (advogado e não adevogado) (advogado e não adevogado)

36 a correta ligação de um vocábulo a outro: (Qual é o seu endereço, menino?)

37 é a parte da fonética que estuda a acentuação tônica do vocábulo. O erro no emprego da acentuação tônica é chamado de silabada. é a parte da fonética que estuda a acentuação tônica do vocábulo. O erro no emprego da acentuação tônica é chamado de silabada. Rubrica (paroxítona) e não rúbrica(proparoxí tona). Ex. : Ex. :

38 a a b b c c


Carregar ppt "A a b b c c 108. Florianópolis Cascadura Miami."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google