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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Introdução à Computação Professora: Dina Françoile – Ementa: Apresentar a área da computação como um todo, de forma que o acadêmico compreenda os conceitos e funcionamento do hardware e do software. Sistemas de numeração. Conversão entre sistemas de numeração.

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Horário: - Quinta-feira 18h45 – 20h30 Instrumentos de Avaliação: * Grau 1 Atividades em sala (equipe e individual); Avaliação Intermediária (Trabalho); Avaliação G1 (peso 2). * Grau 2 Exercícios em sala; Avaliação Intermediária (Listas de Exercícios); Avaliação G2 (peso 2).

3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Bibliografia FEDELI, Ricardo Daniel et al. Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2003 MANZANO, André Luiz N. G.; MANZANO, Maria Izabel N. G. Estudo Dirigido de Informática Básica. 7ª Ed. São Paulo: Erica, 2007 VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: Conceitos Básicos. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Introdução à Computação Professora: Dina Françoile – Aula 1: Introdução à Informática

5 Introdução à Informática
Conceitos básicos Informática Informação + Automática; É a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação; ramo do conhecimento dedicado ao tratamento da informação mediante o uso de computadores e demais dispositivos de processamento de dados Computador Máquina destinada ao processamento de dados, ou seja, conjunto de artifícios eletrônicos capazes de efetuar qualquer espécie de tratamento automático da informação e/ou processamento de dados

6 Introdução à Informática
Conceitos básicos Processamento de Dados Ação ou atividade que consiste em extrair informação de dados Processamento – manual ou automático Quando esta atividade é exercida por meio de computadores eletrônicos também é chamada de computação ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA: informação Ciclo do Processamento de Dados

7 Introdução à Informática
Conceitos básicos Dados Fatos brutos (crus) que podem ser moldados para serem convertidos em informações; Seqüência sintática de símbolos, desprovida de significado. Informação Coleção de fatos (dados) que foram modificados para uma forma significativa e útil; Resultado do processamento, manipulação e organização de dados; Representa um acréscimo ao conhecimento da pessoa que a recebe.

8 Introdução à Informática
Conceitos básicos Hardware Conjunto de componentes físicos de um computador usado para efetuar atividades de entrada, processamento e saída. Software Parte lógica (programas); Conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador .

9 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Ábaco (2600 a.C.) Primeiro dispositivo manual de cálculo; Servia para representar os números no sistema decimal e realizar operações com eles. Ábaco Chinês Ábaco Japonês

10 Ábaco Especial

11 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Estruturas de Napier (1550) dispositivo baseado em bastões com números, capazes de multiplicar e dividir.

12 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Máquina Aritmética de Pascal (1642) Criada pelo matemático e filósofo Blaise Pascal 1ª máquina automática de calcular Simulava o funcionamento do ábaco (soma e subtração)

13 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Calculadora Universal de Leibnitz (1672) Matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibnitz Consiste num aprimoramento da máquina de Pascal; Operações de soma, subtração, multiplicação, divisão e raiz quadrada

14 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Tear automático de Jaquard (1801) Possuía uma entrada de dados através de cartões perfurados Para o controle de confecção dos tecidos e seus desenhos Primeira máquina mecânica programada

15 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Tear automático de Jaquard (1801)

16 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Máquina de Diferenças de Charles Babbage (1822) Dispositivo mecânico baseado em rodas dentadas; Projetado para a avaliação e obtenção de tabelas; Não chegou a ser fabricada devido deficiências tecnológicas da época

17 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Máquina de Analítica de Charles Babbage (1833) Semelhante ao computador atual; Dispunha de programa, memória, unidade de controle e periféricos de entrada e saída; Cálculo automático de tabelas de logaritmos e funções trigonométricas; Pelos mesmos motivos da máquina de diferenças não chegou a ser construída Devido a esse projeto Babbage é considerado o pai da informática.

18 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Máquina de Analítica de Charles Babbage (1833)

19 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Ada Augusta Byron Conhecida como a “primeira programadora” Foi quem mais ajudou Babbage na construção da máquina analítica Deve-se a ela o invento da sub-rotina – seqüência de instruções que pode ser usada várias vezes; Publicou uma coleção de notas que estabeleceram a base para a programação de computador.

20 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Hermann Hollerith ( ) Funcionário do Departamento de Recenseamento dos EUA; 1866: idealizou um cartão perfurado para conter informações coletadas no censo e uma máquina capaz de ler e tabular essas informações – Máquina de Recenseamento ou Tabuladora – diminuiu em 3 vezes o trabalho manual; Formou uma companhia para produzir uma série de máquinas melhoradas; 1896: Hollerith funda a empresa Tabulating Machines Company, que em 1924 junto com outras empresas forma a IBM.

21 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos Hermann Hollerith ( ) Máquina de Recenseamento ou Tabuladora;

22 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos MARK I Primeiro computador eletromecânico, sua construção teve início em 1928 e foi concluída em 1944; Possuía unidades de entrada, memória principal e unidade aritmética. Utilizava cartões e fitas perfuradas como entrada; 117 metros de comprimento, 2 de altura, 70 toneladas Constituído de peças móveis, com fiação de metros Somava dois números em menos de 1 segundo e multiplicava em 6 segundos.

23 MARK I

24 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) Primeiro computador eletrônico. Entrou em funcionamento em 1945. Utilizado pelo exército para cálculo da trajetória de projéteis através de tabelas 1000 vezes mais rápido que o MARK - I

25 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) válvulas, 1500 relés sala de 9 x 30 m 30 toneladas consumia 200 kWh operava por algumas horas e parava pela queima de cerca de 100 a 200 válvulas Ficava até uma semana em manutenção

26 ENIAC

27 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos John von Neumann 1944: desenvolve a idéia de um programa interno descrevendo o fundamento teórico para a construção de um computador eletrônico, denominado Modelo de von Neumann existência simultânea de dados e instruções no computador e a possibilidade de programação. 1952: construído o computador de von Neumann, como uma modificação do ENIAC. Foi chamado EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer)

28 EDVAC

29 Introdução à Informática
Fatos e Personagens Históricos UNIVAC-I Segue o modelo de von Neumann 1º computador da série a ser posto à venda; Utilizava fitas magnéticas Em 1952 são construídos os computadores MANIAC - I, MANIAC - II e UNIVAC – II E com eles acaba a pré-história dos computadores

30 UNIVAC-I

31 Introdução à Informática
Evolução dos Computadores 1945: é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). 1951 a 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina. 1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.

32 Introdução à Informática
Evolução dos Computadores 1965 a 1975: nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos. 1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema.

33 Introdução à Informática
Evolução dos Computadores 1990: a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez. 2000: após a virada do milênio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.

34 Introdução à Informática
Evolução dos Computadores

35 Bibliografia FEDELI, Ricardo Daniel et al. Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2003 MANZANO, André Luiz N. G.; MANZANO, Maria Izabel N. G. Estudo Dirigido de Informática Básica. 7ª Ed. São Paulo: Erica, 2007 VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: Conceitos Básicos. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004


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