A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
CS Integração Adriana da Paz Mendonça João Paulo Rossato Sandra Castilho

2 Situação Problema Paciente adolescente apresentando distúrbio comportamental e hipoacusia à esquerda

3 Como este caso chegou até nós?
Consulta durante atendimento aos adolescentes 11/08/09 18/08/09 14/08/09 13/08/09 Visita domiciliar Nova visita Retorno

4 Projeto Terapêutico Singular
Keferson Igor Santos da Silva, 15 anos, negro, solteiro, natural e procedente de Campinas, estudante - cursando 8ª série do ensino fundamental, sem religião.

5 Projeto Terapêutico Singular
Faz acompanhamento na Unidade Básica de Saúde Integração, mesmo a família pertencente a região de atuação da Unidade Básica de Saúde Pedro de Aquino – Balão do Laranja, mãe do adolescente, Ivanide, alega que não gosta do atendimento prestado no Balão, e não gostaria de ser transferida do Integração, apesar de morar mais perto do Balão. Paciente nasceu na Maternidade Celso Pierro em 18 de outubro de 1993, apresentando Apgar 9 no primeiro minuto e 10 no quinto minuto, pesando aproximadamente 2700g, parto vaginal, sem intercorrências.

6 Mãe refere que Keferson teve bom desenvolvimento neuropsicomotor.
Aos três anos de idade apresentou quadro de meningite meningocócica, ficou internado por cerca de um mês, em coma, no Hospital Mário Gatti. Após alta hospitalar, mãe foi orientada a fazer acompanhamento na Unidade Básica de Saúde. Nesse período notou comportamento de hiperatividade, irritabilidade. Aos nove anos Keferson ficou órfão de pai ( falecido por causas externas), agravando a irritabilidade e provocando episódios diários de insônia. Desde então, mãe refere que Keferson não apresenta bom desempenho escolar ( já repetiu um ano). Relaciona-se com crianças mais novas, gosta de montar e desmontar sua bicicleta, alinhar e desarrumar algumas pedrinhas e palitos que usa como brinquedo. Há dez meses viu seu amigo ser assassinato na rua de sua casa. Refere que sempre sonha com o pai e com o amigo.

7 História Clínica - Mãe Ivanilde, 39 anos, negra, viúva, desempregada – recebe auxílio doença, escolaridade?, católica. Iniciou acompanhamento na UBS Integração em outubro de 1998, apresentando como queixa: nervosismo, labilidade emocional, irritabilidade. Foi examinada e teve como hipótese diagnóstica Episódio Depressivo leve/moderado, foi instituído tratamento com Imipramina. Retornou à UBS em 2000, revelando os mesmos sintomas, acrescidos de insônia, inapetência, anedonia. Foi instituído tratamento com Amitriptilina. Em 2001, iniciou com sintomas: dificuldade de preensão dos objetos, dor nos braços com irradiação para as mãos. Foi encaminhada para Centro de Saúde do Trabalhador; Há três anos recebe benefício do INSS, por doença ocupacional? Apresenta irregularidade na continuidade do tratamento proposto pela psiquiatria, comparece nos períodos de crise. Não comparece nas consultas, ou chega atrasada, ou comparece apenas para renovar passe de ônibus.

8 Genograma Família Materna Família Paterna Núcleo Familiar
Ivanilde, – mãe Áureo, 23 anos – filho Keferson , 15 anos- filho Outro filho(anotar nome)

9 Condições de habitação
Casa pequena de alvenaria, piso de cimento, divisões entre cômodos feita por panos; Energia elétrica e água encanada; Banheiro?? Esgoto?? Má iluminação e ventilação (presença de uma única “janela”; Ambiente quente, telha de “Brasilit”; Falta de organização na casa e quintal;

10 Geladeira Pia Fogão Cama Ivanilde Cama Keferson TV + DVD PC Armário Porta Janela

11 Rede Social de Apoio COMUNIDADE AMIGOS FAMÍLIA TRABALHO

12 Vulnerabilidade Fatores de Risco Idade 15 anos; Fatores de Proteção
Paciente apresentando distúrbio comportamental (infantilização, mau rendimento escolar); Perda auditiva; Mãe com problemas como cuidadora; Pai falecido provavelmente por causas externas; Instabilidade familiar (irmão de 23 anos preso duas vezes: por assalto e falsidade ideológica); Ambiente domiciliar desfavorável (pequeno com má iluminação, ventilação; vizinhança com presença de traficantes e usuários de drogas ilícitas); Descontinuidades frequentes (somente procura atendimento nas crises); Fatores de Proteção Paciente tem planos para o futuro, quer ser cantor ou mecânico ou militar; Tem discernimento de atitudes erradas; Mãe procura atendimento médico sempre que há dificuldades com o filho; Mãe nota, com facilidade, alterações de humor e comportamento no filho; Possuem residência, mesmo que inadequada; Paciente relaciona-se bem socialmente, tem amigos na escola e na vizinhança; Mãe e paciente têm suporte financeiro familiar (filho mais velho ajuda com frequência); Vulnerabilidade

13 Lista de problemas

14 Equipamentos Sociais – Campos Elíseos
Presença de Unidade Básica de Saúde –Balão do Laranja; Presença de escolas públicas; Presença de supermercados; Presença de igrejas (católicas e evangélicas); Sociedades beneficientes; Bancos; Transporte público.

15 Equipamentos Sociais – Castelo Branco
Presença de Unidade Básica de Saúde – Integração; Presença de Escola Pública; Igrejas Presença de Projetos Sociais - Progen, Casa de Cultura Tainã.

16 Proposta de PTS Curto prazo:
recolocação da pilha do aparelho auditivo; documentação para obtenção de passe de ônibus; iniciar acolhimento com Dr Elson Terapêutico- recuperação da auto-estima Diagnóstico

17 Proposta de PTS Médio prazo: Longo prazo:
investigação sobre estado emocional da mãe; Interface com a Assistência Social; Longo prazo: reinserção da mãe ao mercado de trabalho; curso profissionalizante para Keferson; estudar possibilidades de reinserção social para o irmão recluso.


Carregar ppt "PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google