Carregar apresentação
PublicouSophia Bentes Terra Alterado mais de 8 anos atrás
1
Sistema MRP II - Manufacturing Resources Planning
Capítulo 4 Sistema MRP II - Manufacturing Resources Planning
2
Sistema MRP II - O CRP 2
3
Abrangência do MRP e do MRP II
3
4
Principais módulos do MRP II
Cadastros básicos MRP e CRP MPS e RCCP Gestão de demanda SFC e Compras S&OP 4
5
Cadastros básicos Cadastro mestre do item: código, descrição unidade de medida, data de efetividade, política de ordem, lead time, estoque de segurança, entre outros; Cadastro de estrutura de produto: ligações entre itens pais e itens filhos, quantidade de itens filhos por unidade do item pai, unidades de medida, código de mudança de engenharia, datas de início e término de validade, etc.; Cadastro de locais: locais de armazenagem, incluindo unidades fabris, departamentos, corredores, prateleiras, etc.; Cadastro de centros produtivos: código, descrição, horário de trabalho, índices de aproveitamento, etc.; Cadastro de roteiros: seqüência de operações, tempos associados de emissão da ordem, fila, preparação, movimentação, ferramental necessário, etc. 5
6
Módulos MRP e CRP 19 18 17 16 15 14 limite de capacidade t ?
7
MRP II – Formas de planejamento
Regenerativa: as necessidades líquidas são completamente recalculadas (exceto as ordens firmes já abertas); Net-change: o sistema marca um item quando há alteração. Somente os itens marcados são recalculados; Seletiva: o programador elege os itens a serem calculados 7
8
Módulos MPS e RCCP 8
9
Requisitos da boa gestão de demanda
Habilidade para prever a demanda Canal de comunicação com o mercado Poder de influência sobre a demanda Habilidade de prometer prazos Habilidade de priorização e alocação 9
10
SFC e Compras 10
11
S&OP S&OP S&OP estratégias previsão de vendas agregada plano de
Características Típicas S&OP MPS Horizonte de planejamento 12 a 24 meses 2 a 5 meses Período de replanejamento 1 a 2 meses 1 semana Item planejado famílias de produtos produtos finais Participantes do Superintendência, Diretorias Gerências de Manufatura e planejamento de Manufatura, Marketing, Marketing/Vendas Finanças e Engenharia estratégias S&OP S&OP previsão de vendas agregada plano de orçamento vendas agregado plano de produção agregado 11
12
12
13
Estrutura hierárquica do MRP II
13
14
Uso do MRP II O comprometimento da alta direção
A educação e o treinamento A escolha adequada de sistema A acurácia dos dados de entrada O gerenciamento adequado da implantação 14
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.