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Micros e Pequenas Empresas

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Apresentação em tema: "Micros e Pequenas Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Micros e Pequenas Empresas
Barreiras de entradas para as MPEs

2 Introdução As barreiras de entradas, estão presentes em qualquer tipo de empresa ou organização que estejam surgindo e ainda crescendo, tentando entrar em um negócio tão competitivo.

3 Introdução E nas MPEs não é exceção, mas as elas tem mais dificuldades em transpassa-las, principalmente quando vão contra as médias e grandes empresas.

4 5 Porter Destina-se à análise da competição entre empresas, para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente;

5 5 Porter

6 Poder de barganha sobre clientes
Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços.

7 Poder de barganha sobre clientes
Análise RFM; Preço da compra total; Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto.

8 Poder de barganha sobre fornecedores
Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa ou cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos, se não tiver um poder de barganha sobre eles.

9 Poder de barganha sobre fornecedores
Mercado de poucos fornecedores; Custo alto para a troca de fornecedores; Ter somente um fornecedor.

10 Ameaças de produtos substitutos
O produto comercializado ou produzido pela empresa pode tornar-se obsoleto com o tempo. E para isso não ocorrer é preciso investir em avanços tecnológicos, produzir um derivado ou mesmo um novo produto.

11 Ameaças de produtos substitutos
Relação preço/rendimento; Nível de diferenciação do produto; Poder de barganha do comprador; Qualidade do produto.

12 Ameaças de novos entrantes
Com as barreiras, ficará mais difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os "piores" clientes.

13 Rivalidades entre concorrentes
Esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes, os rivais competem agressivamente não só em relação ao preço do produto, como também a inovação, marketing, etc.

14 Rivalidades entre concorrentes
Taxa de crescimento da empresa; Diversidade de concorrentes; Nível de publicidade; Grau de diferenciação dos produtos.

15 Barreiras de entradas (Ameaças de novos entrantes)
As barreiras de entradas são um conjunto de reações que o empreendedor pode esperar ao querer participar de um novo negócio. Normalmente, geridas por concorrentes já existentes.

16 Fontes principais de barreiras
Economia de escala; Diferenciação do produto; Necessidade de capital; Custos de mudanças; Acessos aos canais de distribuição.

17 Economia de escala É visto no baixo custo em detrimento de alta produção. Um novo competidor deve se submeter ao risco de começar com uma escala alta ou aumentar seus custos de produção, tornando a margem de lucro pouco atrativa ou o preço final ao consumidor acima da média de mercado.

18 Diferenciação do produto
É quando as marcas já concorrentes em um determinado nicho já estabeleceram uma relação de proximidade com o consumidor, a ponto de tornar difícil a identificação de uma nova marca atuando no segmento.

19 Necessidade de capital
A necessidade de se investir muitos recursos para entrar em um determinado mercado. Investir muito ou necessitar de capital de giro em excesso para competir em um mercado, faz boa parte dos empreendedores se esquivarem de alguns nichos específicos de negócios.

20 Custos de mudança São percebidos pela necessidade de investimento, quando ocorre alguma mudança, como custos com novo treinamento, equipamentos, auxiliares ou custos de relacionamento entre fornecedor e comprador.

21 Acesso aos canais de distribuição
Com o imposto logístico do produto, pode inviabilizar um novo empreendimento pelo custo ou acesso. Geralmente a barreira é imposta quando há restrição aos canais de distribuição e estes já estão dominados pelos concorrentes tradicionais.

22 MPEs Pequenas empresas ainda possuem menor produtividade de máquinas, de mão-de-obra e menor lucratividade que as médias e grandes empresas.

23 MPEs Pelo fato das MPEs:
Possuírem menores índices de investimentos na qualificação da mão-de-obra; Atuarem em mercados mais restritos regionalmente; Terem um número maior de concorrentes; Terem dificuldades na obtenção de descontos na compra de matérias-prima

24 MPEs E para solucionar esses problemas, cerca de 67% das MPEs afirmam que uma atuação conjunta entre eles, poderia ajudar a superar essas dificuldades

25 Considerações finais A análise das cinco forças, em especial das barreiras de entrada, é fator determinante na decisão do empreendedor por tomar a frente e investir em um negócio e considerar os riscos envolvidos.

26 Considerações finais Geralmente, barreiras de entrada mais altas garantem mais condições de sucesso para aqueles dispostos a vencê-las. Por isso, mercados que envolvem este tipo de investimento não são feitos para “amadores” ou empreendedores aventureiros.


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