A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃO Referencial Teórico Profª Andréa Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃO Referencial Teórico Profª Andréa Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 INOVAÇÃO Referencial Teórico Profª Andréa Ribeiro

2 A inovação é o elemento motriz da evolução do capitalismo. Pode significar o surgimento de novos bens, novas técnicas de produção ou mesmo o surgimento de novos mercados. O inovador não é necessariamente o inventor, mas aquele que leva o novo empreendimento a frente. Referencial Schumpeteriano

3 “A presença de agentes que visam o lucro, extraordinário ou não, torna essencialmente endógeno o aparecimento de inovações, que constituem o mecanismo (...) de alterar as condições do ambiente econômico, tornando cruciais as decisões capitalistas de investir” (Possas, 1991). “A presença de agentes que visam o lucro, extraordinário ou não, torna essencialmente endógeno o aparecimento de inovações, que constituem o mecanismo (...) de alterar as condições do ambiente econômico, tornando cruciais as decisões capitalistas de investir” (Possas, 1991).

4 Os lucros advindos da inovação contribuem para acirrar a competição capitalista, atraindo para o mercado os imitadores. Nesse caso, os altos lucros associados à inovação começam a se reduzir porque a situação de monopólio deixa de existir.

5 Schumpeter (1961) destaca que as mudanças tecnológicas revolucionam constantemente a estrutura econômica, criando um processo de destruição criadora. Nesse processo, ocorrem as quebras de algumas empresas pelo desuso de produtos e processos que, anteriormente a inovação, eram predominantes.

6 Referencial Neo-Schumpeteriano Rosenberg (1982) Destaca importantes pontos sobre o processo de mudança tecnológica e destaca a influência do nível de aprendizado sobre o rumo da mudança tecnológica.

7 Os inovadores buscam solucionar problemas no processo produtivo (gargalos), e essa busca gera a possibilidade real de mudanças técnicas na indústria e nas empresas em geral.

8 A atividade inovativa é um procedimento de busca no qual os resultados não são conhecidos ex- ante. Ou seja, as decisões de inovação e investimento, orientadas em relação ao futuro, possuem, inevitavelmente um relativo grau de incerteza.

9 Dois conceitos fundamentais destacados por Rosenberg relacionados ao processo de aprendizado tecnológico são learning by doing e learning by using. O nível de aprendizado tecnológico é proveniente da difusão de novas tecnologias pelo sistema e influi no rumo da mudança tecnológica.

10 Learning by doing consiste no desenvolvimento cada vez maior da habilidade nos estágios de produção. À medida que a tecnologia vai se aperfeiçoando com a produção acumulada e/ou advinda do uso do produto ocorre a redução de custos.

11 Learning by using é o processo de aprendizado que ocorre durante a utilização da nova tecnologia. Esse aprendizado é perseguido e é revertido numa melhoria das condições de produção e uso de um produto. O usuário é uma peça fundamental.

12 Freeman (1974) Uma de suas principais contribuições refere-se a identificação da importância da tecnologia para as empresas e na classificação dos tipos de estratégias tecnológicas. Essas estratégias podem ser do tipo ofensiva, defensiva, imitativa, dependente, oportunista ou tradicional.

13 Nelson & Winter (1977) O mecanismo de evolução das espécies, via mutações genéticas, que são submetidas à seleção ambiental inspirou esses autores na explicação sobre o comportamento da firma por meio das idéias de rotina, busca e seleção.

14 A rotina é o conjunto de técnicas e processos organizacionais que caracterizam o modo através do qual as mercadorias e serviços são produzidos, desde as atividades cotidianas até as inovativas. O processo de busca compreende as atividades organizacionais que estão associadas com a avaliação de rotinas correntes, que podem levar a alteração dessas.

15 A seleção tem relação com a estrutura institucional. Os mecanismos de seleção mercantis ou não mercantis é que vão determinar a mudança técnica, definindo o sucesso ou o fracasso de uma inovação.

16 Dosi (1984) A maior contribuição de Dosi está no desenvolvimento de conceitos de trajetória e paradigma tecnológico. Paradigma tecnológico diz respeito a um padrão de solução de problemas tecno-econômicos selecionados, com base em princípios altamente seletos derivados das ciências naturais.

17 O conceito de trajetória tecnológica advém dos desdobramentos no interior de um paradigma tecnológico. Em geral, às respostas aos diversos trade-offs estabelecidos entre as variáveis tecnológicas.

18 Um bom exemplo para entendermos melhor esses dois conceitos é o caso do desenvolvimento do carro à combustão interna, que mudou drasticamente os transportes de até então. Surgiu um novo paradigma tecnológico nessa área. Os aperfeiçoamentos desse veículo automotor, tais como injeção eletrônica ou freio a ar são considerados trajetórias tecnológicas.


Carregar ppt "INOVAÇÃO Referencial Teórico Profª Andréa Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google