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2 - 1 ©2004 by Pearson Education Capítulo 2 Introdução ao Comportamento do Custo e Relações Custo–Volume.

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1 2 - 1 ©2004 by Pearson Education Capítulo 2 Introdução ao Comportamento do Custo e Relações Custo–Volume

2 2 - 2 Objetivo 1 Explicar como os direcionadores de custos afetam o comportamento do custo.

3 2 - 3 Comportamento de custos É o modo como os custos estão relacionados com as atividades da organização e como são afetados por elas. Que é comportamento de custos?

4 2 - 4 Direcionadores de custos Quaisquer medidas de produção que geram custos. Que são direcionadores de custos?

5 2 - 5 Exemplo da produção Exemplo de custos Remuneração de mão-de-obra Salários de supervisores Remuneração de manutenção Depreciação Energia Exemplo de direcionado- res de custos Horas de mão-de-obra Número de pessoas supervisionadas Número de horas do mecânico Número de horas-máquina Quilowatt-hora Direcionadores de custos

6 2 - 6 A eficácia com que os contadores identificam os direcionadores mais apropriados de custos determina quão bem os gestores entendem o comportamento dos custos e quão bem os custos são controlados. Direcionadores de custos

7 2 - 7 Objetivo 2 Mostrar como as mudanças em níveis de atividade do direcionador de custos afetam os custos variáveis e fixos.

8 2 - 8 Comparação de custos variáveis e fixos Custo variável é aquele que muda em proporção direta às mudanças no nível do direcionador de custos. Um custo fixo não é imediatamente afetado pelas mudanças no nível do direcionador de custos.

9 2 - 9 ‘Regra de dedão’ Os custos fixos totais permanecem inalterados, independentemente das mudanças no direcionador de custos da atividade. Pense nos custos fixos como um total.

10 2 - 10 O custo variável por unidade permanece inalterado, independentemente das mudanças no direcionador de custos da atividade. Pense nos custos variáveis na base unitária. ‘Regra de dedão’

11 2 - 11 Faixa relevante — A ‘regra de dedão’ mantém-se verdadeira apenas dentro de limites razoáveis. — A faixa relevante é o limite do nível de direcionador de custo da atividade dentro do qual um relacionamento específico entre custos e direcionador de custos é válido.

12 2 - 12 Custos fixos Volume em unidades $ 16 000 – $ 12 000 – $ 8 000 – $ 4 000 0 500 1 000 1 500 2 000 2 500 –––––– Faixa relevante Faixa relevante

13 2 - 13 Objetivo 3 Calcular o volume de vendas no ponto de equilíbrio no total financeiro e no total de unidades físicas.

14 2 - 14 Análise custo–volume–lucro (CVL) É o estudo dos efeitos do volume de produção nas receitas (vendas), nas despesas (custos) e no resultado (lucro). Que é análise custo–volume–lucro?

15 2 - 15 Unitário Porcentagem Preço de vendas$ 5100 Custo variável$ 4 80 Diferença$ 1 20 Cenário CVL Total de despesas fixas mensais = $ 8 000 Aluguel $ 2 000 Mão-de-obra $ 5 500 Outros $ 500

16 2 - 16 Ponto de equilíbrio — Ponto de equilíbrio é o nível de vendas no qual a receita se iguala às despesas e o lucro é zero.

17 2 - 17 Margem de segurança — A margem de segurança mostra quanto as vendas podem cair abaixo do nível planejado, antes que ocorram prejuízos. Unidades de vendas planejadas – Unidades de vendas no ponto de equilíbrio = Margem de segurança

18 2 - 18 Técnicas do ponto de equilíbrio — Há duas técnicas básicas para calcular o ponto de equilíbrio: 1 Margem de contribuição. 2 Equação.

19 2 - 19 Técnica da margem de contribuição Unitário Preço de venda$ 5 Custo variável$ 4 Margem de contribuição$ 1 CF $ 8 000 ÷ MC $ 1 = 8 000 unidades

20 2 - 20 8 000 unidades × $ 5 = $ 40 000 $ 8 000 ÷ 20% = $ 40 000 Técnica da margem de contribuição

21 2 - 21 Técnica da equação Lucro igual a zero no ponto de equilíbrio Vendas Custos variáveis Custos fixos Lucro zero (ponto de equilíbrio) = – –

22 2 - 22 $ 5N – $ 4N – $ 8 000 = 0 $ 1N = $ 8 000 N = $ 8 000 ÷ $ 1 N = 8 000 unidades Sendo N = número de unidades a ser vendidas no ponto de equilíbrio: Técnica da equação

23 2 - 23 V – 0,80V – $ 8 000 = 0 0,20V = $ 8 000 V = $ 8 000 ÷ 0,20 V = $ 40 000 Sendo V = vendas em unidades monetárias para o ponto de equilíbrio: Técnica da equação

24 2 - 24 Objetivo 4 Criar um gráfico de custo–volume– lucro e entender suas suposições.

25 2 - 25 Gráfico custo–volume–lucro Ponto de equilíbrio em vendas 8 000 unidades ou $40 000 Linha da Receita de Vendas Linha do Custo Total Linha dos Custos Fixos $0 $ 10 000 $ 20 000 $ 30 000 $ 40 000 $ 50 000 024681012 Unidades (milhares) Unidades monetárias

26 2 - 26 Objetivo 5 Calcular o volume de vendas total em unidades monetárias e físicas, para alcançar o lucro-alvo.

27 2 - 27 Lucro-alvo Gestores também podem usar a análise CVL para determinar o total de vendas, em unidades físicas e monetárias, necessárias para alcançar o lucro-alvo. Gestores também podem usar a análise CVL para determinar o total de vendas, em unidades físicas e monetárias, necessárias para alcançar o lucro-alvo.

28 2 - 28 Lucro-alvo Técnica da margem de contribuição Volume de vendas-alvo em unidades físicas = Despesas fixas + lucro-alvo Margem de contribuição por unidade

29 2 - 29 Lucro-alvo Técnica da equação Vendas-alvo – custos variáveis – custos fixos = lucro-alvo

30 2 - 30 Abordagem incremental do lucro-alvo — Efeito incremental é a mudança nos resultados totais (como receitas, despesas ou lucro) sob uma nova condição em comparação com alguma condição dada ou conhecida.

31 2 - 31 Alavancagem operacional — O quociente de custos fixos e variáveis é chamado de alavancagem operacional. — Em empresas altamente alavancadas, pequenas variações no volume de vendas resultam em grandes variações no lucro. — Empresas com menor alavancagem não são tão afetadas por variações no volume de vendas.

32 2 - 32 Objetivo 6 Diferenciar margem de contribuição e margem bruta.

33 2 - 33 Margem de contribuição e margem bruta Margem bruta (também chamada de ‘lucro bruto’) é o excesso de vendas sobre o custo dos produtos vendidos. Margem de contribuição é o excesso de vendas sobre custos e despesas variáveis.

34 2 - 34 Objetivo 7 Explicar os efeitos do composto de vendas sobre os lucros.

35 2 - 35 Efeitos do composto de vendas sobre o lucro — Composto de vendas é a combinação de produtos que uma empresa vende.

36 2 - 36 Exemplo da Vestidos Avisha Preço de venda$ 90 Menos custo variável$ 32 Igual margem de contribuição por vestido$ 58 Custos fixos = $ 96 Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

37 2 - 37 — Suponha que a Avisha esteja considerando vender blusas. — Isso não exigirá nenhum custo fixo adicional. — Ela espera vender duas blusas a $ 30 cada para cada vestido que vende. — O custo variável por blusa é $ 19. — Qual é o novo ponto de equilíbrio? Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

38 2 - 38 $ 58 + (2 × $ 11) = $ 58 + $ 22 = $ 80 Margem de contribuição por blusa: $ 30 – $ 19 = $ 11 Qual é a margem de contribuição do composto? Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

39 2 - 39 $ 96 custos fixos ÷ $ 80 = 1 200 pacotes 1 200 × 2 = 2 400 blusas 1 200 × 1 = 1 200 vestidos Total unidades = 3 600 Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

40 2 - 40 Qual é o ponto de equilíbrio em unidades monetárias? 2 400 blusas × $ 30 =$ 72 000 1 200 vestidos × $ 90 =$ 108 000 $ 180 000 Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

41 2 - 41 Qual é a margem de contribuição média ponderada orçada? Vestidos: 1 × $ 58 + Blusas: 2 × $ 11 = $ 80 ÷ 3 = $ 26,67 Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

42 2 - 42 O ponto de equilíbrio para os dois produtos é: $ 96 ÷ $ 26,67 = 3 600 unidades 3 600 × 1/3 = 1 200 vestidos 3 600 × 2/3 = 2 400 blusas Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

43 2 - 43 O composto de vendas pode ser declarado em unidades monetárias. Vestidos Blusas Preço de venda$ 90$ 60 Custos variáveis$ 32 $ 38 Margem de contribuição$ 58$ 22 Índice de margem de contribuição 64,4% 36,6% Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

44 2 - 44 Suponha que o composto de vendas em unidades monetárias seja 60% vestidos e 40% blusas. A contribuição ponderada seria: 64,4% × 60% =38,64% vestidos 36,6% × 40% =14,64% blusas 53,28% Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

45 2 - 45 O ponto de equilíbrio em unidades monetárias de vendas é $ 96 ÷ 53,28% = $ 180 (arredondados) $ 180 × 60% = $108 vendas de vestidos $ 180 × 40% = $ 72 vendas de blusas Efeitos do composto de vendas sobre o lucro

46 2 - 46 Objetivo 8 Calcular as relações custo–volume–lucro na base após impostos.

47 2 - 47 Lucro-alvo e imposto de renda — A gestão da Vestidos Avisha gostaria de obter um lucro após imposto de renda de $ 35,721. — A alíquota é 30%. — Qual é o lucro operacional alvo? — Lucro operacional alvo (LOA) = Lucro líquido alvo ÷ (1 – alíquota de imposto de renda) — LOA = $ 35,721 ÷ (1 – 0,30) — LOA = $ 51,030

48 2 - 48 — Quantas unidades devem ser vendidas? — Receitas – custos variáveis – custos fixos = lucro líquido alvo ÷ (1 – alíquota do imposto de renda) — $ 90Q – $ 32Q – $ 96 = $ 35,721 ÷ 0,70 — $ 58Q = $ 51,030 + $96 — Q = $ 147,030 ÷ $ 58 — Q = 2,535 vestidos Lucro-alvo e imposto de renda

49 2 - 49 Receitas (2,535 × $ 90) $ 228,150 Custo variável (2,535 × $ 32) $ 81,120 Margem de contribuição $ 147,030 Custo fixo 96,000 Lucro operacional $ 51,030 Imposto de renda ($ 51,030 × 0,30)$ 15,309 Lucro líquido $ 35,721 Lucro-alvo e imposto de renda

50 2 - 50 Objetivo 9 Entender como o comportamento dos custos e a análise CVL são usados pelos gestores.

51 2 - 51 Como o comportamento de custos é usado pelos gestores? Entender o comportamento dos custos é vital para o papel de tomada de decisões dos gestores, porque uma das principais metas da contabilidade gerencial é o controle dos custos.

52 2 - 52 ©2004 by Pearson Education Fim do Capítulo 2


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