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UPGRADE - Semana 3 Polialelia

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Apresentação em tema: "UPGRADE - Semana 3 Polialelia"— Transcrição da apresentação:

1 UPGRADE - Semana 3 Polialelia
Prof. Márcio

2 Aula 2 - Questão 3 No início do século XX, o austríaco Karl Landsteiner, misturando o sangue de indivíduos diferentes, verificou que apenas algumas combinações eram compatíveis. Descobriu, assim, a existência do chamado sistema ABO em humanos. No quadro abaixo são mostrados os genótipos possíveis e os aglutinogênios correspondentes a cada tipo sanguíneo. a) Que tipo ou tipos sanguíneos poderiam ser utilizados em transfusões de sangue para indivíduos de sangue tipo A? Justifique. b) Uma mulher com tipo sanguíneo A, casada com um considerado doador de sangue universal. Qual a probabilidade de esse casal ter um(a) filho(a) com tipo sanguíneo AB? Justifique sua resposta. Falar dos tipos de cromossomos, de cariótipo e da numeração!

3 Aula 2 - Questão 3 Gabarito:
a) Indivíduos do grupo A podem receber transfusões de sangue dos grupos A e O. Esses grupos não possuem o aglutinogênio B que seriam aglutinados pelas aglutininas anti-B presentes no plasma do receptor A. b) A probabilidade é de 25%. O cruzamento abaixo demostra esse resultado:

4 Aula 2 - Questão 4 Uma determinada espécie de peixes possui indivíduos de coloração verde, vermelho, laranja e amarelo. Esses fenótipos são determinados por um gene com quatro alelos, cujos genótipos para cada fenótipo estão descritos na tabela abaixo: a) Como se denomina o padrão de herança para a determinação da coloração da referida espécie? b) Qual a relação estabelecida entre os alelos? c) Do cruzamento entre dois peixes de coloração verde foram obtidos descendentes laranja. Determine a chance de obtenção de descendentes vermelhos amarelos e verdes a partir desse casal.

5 Aula 2 - Questão 4 Gabarito:
a) O padrão de herança monogênico com polialelia. b) Há relação de dominância completa do alelo G em relação a G1 e G2. já entre G1 e G2 há relação de dominância incompleta. c) Considerando-se o nascimento de peixes laranjas, os genótipos parentais são GG1 e GG2. Logo, há apenas chance de nascerem descendentes laranjas (25%) e 75% de chance de nascerem descendentes verdes.

6 Questão 5 Um tratamento utilizado para certos tipos de doenças do sangue é a destruição completa da medula óssea do paciente e implante de células medulares sadias provenientes de um doador. Eugênio, cujo grupo sangüíneo é A, recebeu um transplante de medula óssea de seu irmão Valentim, cujo grupo sangüíneo é B, e a operação foi bem sucedida. a) Qual será o grupo sangüíneo de Eugênio após o transplante? Por quê? b) Sabendo-se que a mãe e a esposa de Eugênio têm sangue do tipo O, qual será a probabilidade de um futuro filho do casal ter sangue do tipo A? E do tipo B?

7 Questão 5 Gabarito: a) Após o transplante, Eugênio passará a ter grupo sangüíneo B. Isso ocorre porque as células da medula transplantada (tecido hematopoiético) passarão a produzir hemácias do tipo B. b) O tratamento não alterou o genótipo de Eugênio, que é IAi, pelo fato de ser anteriormente A e filho de mãe O. O casamento de Eugênio (IAi) com mulher O (ii) produzirá 50% de A (IAi) e 50% de O (ii). Portanto:P (filho A) = 50% P (filho B) = 0%

8 Questão 6 A herança da cor do olho na espécie humana geralmente é representada simplificadamente como um par de alelos, A (dominante, determinando cor castanha) e a (recessivo, determinando cor azul). Baseando-se nessa explicação, analise as afirmações abaixo, proferidas por casais em relação à cor dos olhos de seu bebê, verificando se elas têm fundamento. Justifique sua resposta. a) Afirmação de um casal de olhos azuis: “nosso bebê poderá ter olhos castanhos porque as avós têm olhos castanhos”. b) Afirmação de um casal de olhos castanhos: “nosso bebê poderá ter olhos azuis porque o avô paterno tem olhos azuis”.

9 Questão 6 Gabarito: a) Essa afirmação é falsa. Tendo o casal olhos azuis, o genótipo de ambos é aa e não poderão ter filhos de olhos castanhos (A–). b) Essa afirmação também é falsa. O fato de o avô paterno ter olhos azuis garante que o pai da criança possui o gene a. Isso, no entanto, não é condição suficiente para o nascimento de uma criança de olhos azuis (aa). O gene a, afinal, não está necessariamente presente no genótipo da mãe da criança.

10 Aula 4 – Questão 1 Um caso clássico de polialelia é o sistema ABO. Em relação a ele, analise as questões abaixo: a) Um homem de tipo sanguíneo A , Rh+ e MN se casou com uma mulher do grupo sanguíneo B, Rh - e N. Desse casamento, surgiu um menino de sangue O, Rh - e N (sistema MN). Quais são os genótipos dos três indivíduos descritos, para os sistemas ABO, Rh e MN? b) Ainda considerando a situação descrita na letra a, qual seria a possibilidade de nascimento de uma irmã (do menino de sangue O) de sangue AB, Rh+ e NN? c) Analise a imagem abaixo, que representa uma lâmina com duas amostras do tipo sanguíneo X de um único paciente. A cada uma das amostras foi adicionada uma quantidade de soro contendo aglutininas e o resultado foi demonstrado na imagem à direita. Identifique o tipo sanguíneo X dentro do sistema ABO. Justifique sua resposta.

11 Aula 4 – Questão 1 Gabarito:
a)O genótipo do homem é IA i , Rr e MN. Já a mulher é IB i, rr e NN. E o filho é ii, rr e NN. b) ¼ X ½ X ½ = 1/16 c) O tipo sanguíneo X é A, dentre os tipos do sistema ABO. Isso se deve à aglutinação ocorrida em uma das amostras do paciente, indicando o contato entre hemáceas A com o anti-A. Além disso, o resultado é comprovado pela não aglutinação na outra amostra, quando em contato com o soro contendo Anti-B. Isso indica inexistência de antígeno B.

12 Aula 4 – Questão 2 Em uma primeira gestação, uma mulher deu à luz uma criança saudável. Seu segundo descendente teve eritroblastose fetal grave por incompatibilidade com o fator Rh. A terceira criança nasceu bem, sem sinais de incompatibilidade sanguínea. a) Quais são os genótipos e os fenótipos de todos os membros dessa família, quanto ao sistema Rh? b) Explique por que a DHRN pode ser prevenida aplicando-se soro anti-Rh na mãe, no máximo até 72 horas após o parto.

13 Aula 4 – Questão 2 Gabarito:
a) Se a mulher teve DHRN, ela é Rh negativo. A primeira criança nasceu normal, mas foi responsável pela sensibilização de sua mãe. Logo, é Rh positivo. A segunda criança nasceu doente e, portanto, é Rh positivo. A terceira teve nascimento normal, embora gerado por uma mulher sensibilizada, sendo Rh negativo, pois seu sangue não foi destruído pelos anticorpos anti-Rh que recebeu de sua mãe. Finalmente, o pai: duas crianças são Rh positivo, para quem enviou o alelo R. Isso se conclui porque a mulher é Rh negativo (rr) e enviou para todas as suas crianças o alelo r. entretanto, a terceira criança desse homem é Rh negativo, o que só seria possível sendo ele heterozigoto Rr. b) A aplicação do soro contendo Anti-Rh impede que a mãe seja sensibilizada, ou seja, evita que a mãe passe a produzir o anti-Rh. Isso se deve ao ataque do anti-Rh recebido às hemácias fetais que entraram na circulação materna, tornando desnecessário o estímulo à produção do Anti-Rh pela mãe Rh-.


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