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TRANSPORTE - I Plano de Aula

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Apresentação em tema: "TRANSPORTE - I Plano de Aula"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPORTE - I Plano de Aula
UNIDADE I  Transporte Ferroviário  Ferroviário no Brasil e no mundo Importância do transporte ferroviário para o Turismo Tipos de trens e suas acomodações Tarifas, passes e horários

2 Transporte Rodoviário
TRANSPORTE - I UNIDADE II  Transporte Rodoviário Utilização do Transporte Rodoviário no Brasil e no mundo, com fins turísticos Tipos de ônibus, micros, maxivan e minivans Locação e Leasing de automóveis

3 TRANSPORTE - I UNIDADE III Transporte Hidroviário 3.1 Marítimo
Navios, Decks, Acomodações, Alimentação e Entretenimento 3.1.2 Cruzeiros marítimos na costa brasileira e no mundo Tarifas e Condições Gerais 3.2 Fluvial 3.2.1 Cruzeiros fluviais no Brasil e no mundo  3.3 Lacustre 3.3.1 Passeios turísticos nos lagos e travessias

4 BIBLIOGRAFIA I - PALHARES, Guilherme Lohmann, Transportes Turísticos. São Paulo: Editora Aleph, 2003 e Transportes aéreos e turismo: gerando desenvolvimento socioeconômico. São Paulo: Editora Aleph, 2001. II - PAGE, Stephen J., Transporte e Turismo. Editora Bookman, 2001. III - Guias de trem da Wagon Lits e outros. IV - Folheteria das Empresas Marítimas e Locadoras e Leasing de Automóveis.

5 AVALIAÇÃO I - A1 = Prova escrita/dissertativa valendo 9.0
pontos ponto de auto-avaliação II - A2 = Trabalho em grupo – parte escrita pontos + parte oral individual 4.0 pontos pontos de relatórios de visitas externas III - A3 = Prova escrita valendo pontos

6 TEMAS DO TRABALHO I - A importância dos Transportes Turísticos Convencionais II - Transportes Turísticos Alternativos III - Transporte Ferroviário, solução para o Brasil ? IV- Transporte Rodoviário, a melhor alternativa para o Brasil ? V- Cruzeiros marítimos na Costa Brasileira: estamos preparados ?

7 DIVERSOS Visitas externas previstas:
I - Visita a uma Transportadora Marítima II - Visita a uma Ferrovia / trem Vídeos: Trem pela Europa Locação/Leasing de Automóveis Cruzeiros Marítimos

8 TRANSPORTE FERROVIÁRIO Brasil
Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foi o pai das ferrovias no Brasil, inaugurando em 1854, a Estrada de Ferro Mauá entre Magé e Petrópolis, depois a Estrada de Ferro Dom Pedro II (Central do Brasil), ligando Rio de Janeiro à Queimados. Continuou seu investimento em ferrovias como: Recife - São Francisco, Bahia - São Francisco, Santos - Jundiaí. No Brasil a construção de ferrovias tinha o principal objetivo de escoar a produção agrícola do interior para os portos.

9 Transporte Ferroviário no Brasil
- A rede ferroviária brasileira chegou a alcançar mais de 30 mil quilômetros de extensão nas mãos de capital privado internacional, mas a partir de 1957 o governo federal assumiu o controle criando RFFSA – Rede Ferroviária Federal S/A, enquanto os trens urbanos eram administrados pela CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos que foi criada em 1984. - A estatização foi um fracasso ficando restrita a transporte de carga, principalmente de minério de ferro. Na década de 1990 o governo passou a privatizar as ferrovias sucatadas e antigas.

10 Ferrovias em atividade no Brasil
Estradas de ferro pertencentes à Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas; ALL - América Latina Logística do Brasil S.A. ; Companhia Ferroviária do Nordeste; FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes S.A. ; FERROESTE – Estrada de Ferro Paraná - Oeste S.A. ; FERRONORTE S.A. Ferrovias Norte Brasil S.A. ; Ferrovia Centro-Atlântica S.A. ; Ferrovia Novoeste S.A. ;

11 Ferrovias em atividade no Brasil
FTC - Ferrovia Tereza Cristina S.A. ; MRS Logística S.A. Existem km de trilhos no Brasil e 680km de malha urbana (metrôs e trens urbanos) distribuídas entre as seguintes empresas: CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos Flumitrens – Companhia Fluminense de Trens Urbanos CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos Trensurb – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre Contudo, existem km de estradas no país.

12 Trens de passageiros e turísticos
Trem da Serra Gaúcha (RS) São 23 km de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, em um trem a vapor; Curitiba a Paranaguá - PR (Trem da Serra Verde Express) Um dos passeios mais conhecidos pelos turistas, passa por Morretes, Marumby e tem saídas, todos os dias, em 2 e 2 horas, em média. Possui 110km de extensão e foi inaugurada em 05 de junho de 1880; Estrada de Ferro Campos do Jordão – SP Existem vários passeios de trem elétrico pela região. E no mês de julho, os turistas contam com mais horários para percurso Pindamonhangaba a Campos do Jordão;

13 Trens de passageiros e turísticos
Maria Fumaça de Atibaia Próximo à entrada da cidade Parque Municipal do Vale do Itaim - Taubaté – SP Possui um pequeno trajeto ferroviário percorrido por duas locomotivas a vapor em seis horários diários de quarta à domingo. Três de manhã e três a tarde; Belo Horizonte a Vitória - MG e ES (Trem da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD) 664km de extensão; São João D'el Rey - Tiradentes - MG (Bitolinha operada pela FCA) São 12km, com duração de 35 minutos, sem paradas;

14 Trens de passageiros e turísticos
Estrada de Ferro Caminho das Águas - Ipatinga-MG Estrada de Ferro Sapucahy - Pouso Alegre - MG Desativado Onde ficava: BR 459, próximo ao trevo da Perimetral. A velha tradição mineira dos trens de ferro ali já não revive hoje seus tempos de glória através da Maria Fumaça. Com quatro vagões, ela havia sido recuperada pela Associação Pró-ferrovia do Sul de Minas, com apoio da então administração municipal. A linha percorria três quilômetros, entre a mata e sob rios, passando pela velha ponte de ferro;  

15 Trens de passageiros e turísticos
Estrada de Ferro do Corcovado – RJ 4km de extensão; Trem da Estrada Real - Paraíba do Sul - RJ - Temporariamente Desativado As saídas são aos Sábados, Domingo e Feriados às 10h e 14h, na Estação Ferroviária do Centro e chegada em Cavuru, na Zona Rural. O valor da passagem é R$ 10,00 para adultos e R$ 8,00 para crianças entre 05 e 12 anos, sendo os menores de 05 anos não pagantes. Em caso de grupos, há a necessidade de reservas, que podem ser feitas através do telefone. O passeio dura cerca de duas horas e vinte minutos; Sesc Mineiro/Grussaí - Município de São João da Barra-RJ;

16 Trens de passageiros e turísticos
Trem do Forró – PE Recife ao Cabo de Santo Agostinho;  Trem do Forró – PB Campina Grande a Galante;  Trem do Forró – BA Salvador - Calçada a Paripe       Organizado pela ONG Movimento Trem de Ferro, que em 2004 também organizou o "Trem do Carnaval" com o Evento "Memória do Carnaval no Trem Elétrico". Tudo em parceria com a CBTU;  Trens do Forró – Nordeste;  Estrada de Ferro Amapá;

17 Trens de passageiros e turísticos
São Luiz (Anjo da Guarda) a Paraupebas - MA e PA - E. F. Carajás (Trem da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD) Parte de São Luiz, no Maranhão e vai até Paraupebas no Pará, 851 km distante.

18 Trens da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária)
São Lourenço - Soledade - MG (Trem das Águas) Sábados e Feriados: 10:00h e 14:30h. Domingos: 10:00h. - R$8,00 (Ida e Volta); Passa Quatro - Manacá - MG (Maria Fumaça na Estrada Real) Assim como o Trem entre São Lourenço e Soledade, este também é uma iniciativa da ABPF - Regional Cruzeiro. O Projeto é este passeio se estender até São Lourenço, e a longo prazo até Cruzeiro. Sábados: 10:00h e 15:00h. Domingo: 10:00h. - R$13,00 (Ida e Volta);

19 Trens da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária)
Campinas - Jaguariúna - SP (Viação Férrea Campinas-Jaguariúna); São Paulo - Moóca - SP (Memorial do Imigrante); Rio Negrinho – SC Tubarão – SC De Tubarão a Imbituba (durante o verão) com 53km de extensão e de Tubarão a Urussanga e Siderópolis (durante o inverno). Os passeios de Maria Fumaça tem saída sempre de Tubarão.

20 Trens Suburbanos e BONDES
Monte Serrat - Santos-SP; Bonde de Santos - Santos-SP; Bonde do Parque Portugal (Antigo Taquaral) - Campinas-SP Linha de bondes turística com 4 kms de extensão, situada no interior do Parque Taquaral. Foi inaugurada em e é a única desse tipo em operação no país, composta por quatro veículos. Todos os veículos são bidirecionais, abertos, possuindo 9 bancos, truque simples (2 eixos) com bitola de 1,00 m e coletor de corrente elétrica tipo “lira”. Os de prefixo 1, 3 e 4 são originais do sistema de Campinas, e possuíam originalmente os prefixos 129, 132 e 125 respectivamente. O de prefixo 2 operou em Piracicaba até Foram fabricados nos EUA pela J.G. Brill e trafegaram em Campinas entre 1912 e 1968, sendo encomendados originalmente pela Cia.Campineira de Tração, Luz e Força. Sábados, Domingos e Feriados das 9:00 as 17:00 horas;

21 Trens Suburbanos e BONDES
Bondinho (Teleférico) de Ubajara – CE; Usina de Itatinga - Bertioga-SP; Bonde de Santa Teresa - Rio de Janeiro-RJ (Próximo à Estação Carioca do Metrô do Rio); Monotrilho - Barra Shopping - Rio de Janeiro-RJ – Erradicado; Monotrilho - Poços de Caldas-MG – Desativado.

22 TRANSPORTE FERROVIÁRIO NO BRASL
Trem é transporte de massa, é mais barato; Colocar trilhos é mais barato que fazer estradas; Manutenção de uma estrada é muito mais cara, por outro lado, manutenção de trilhos é quase desnecessária. O perigo nas estradas, seja de acidentes ou assaltos, é infinitamente maior que num trem. Se não temos a tecnologia, porque não a importamos ? Somos dominados pelas empresas de ônibus ? O problema é político ?

23 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Por que o Brasil não tem uma malha ferroviária decente? Essa é a inevitável pergunta que qualquer brasileiro faz após viajar de trem pela Europa.

24 Estados Unidos da América do Norte
- Em 1971 foi criada a AMTRAK para operar exclusivamente o transporte ferroviário de passageiros. Atende 45 Estados, 500 destinos e tem uma rede de 35 mil quilômetros de extensão, empregando 24 mil pessoas. - Em dezembro de 2000, inaugurou o Acela Express, trem de alta velocidade, entre Washington e Boston, passando por Baltimore, Filadélfia e New York com grande comodidade.

25 Canadá - A Via Rail é a empresa responsável pelo transporte ferroviário de passageiros no Canadá. Com sua rede de 14 mil quilômetros, serve 450 destinos, desde o Atlântico até o Pacífico e recebe subsídios governamentais. Os canadenses e turistas utilizam o trem entre as maiores cidades, tais como: Quebec, Montreal, Ottawa, Toronto e Vancouver, mas também para excursões aos Parques Nacionais.

26 TRANSPORTE FERROVIÁRIO NA EUROPA
Os Trens Europeus são sempre pontuais. As estações oferecem diversos serviços, e estão localizadas no centro das cidades. Existem nos trens compartimentos separados e isolados para fumantes e não-fumantes, carros-leito, vagões bar e restaurante. Existe um passe perfeito para sua viagem específica. Passes para países determinados, para conjuntos de países, para dias corridos, para dias de um período definido, classe, etc.

27 Europa - Desde a década de 1800 até os dias de hoje o principal meio de transporte na Europa é o trem. As grandes metrópoles ou pequenos vilarejos são alcançados através do sistema ferroviário. Nem o transporte rodoviário e nem o aéreo conseguiram competir com a cultura dos europeus em viajar de trem. Dependendo da distância a ser percorrida entre duas cidades e as estações de trem que são situadas no centro de cada cidade, chega-se mais rápido de trem que de avião pelas distâncias dos seus aeroportos.

28 Europa - A modernização do sistema ferroviário europeu e a tecnologia dos trens de alta velocidade na França, Alemanha, Espanha, Suécia, Itália e finalizando com Eurostar entre as cidades de Paris e Londres trouxe nova vida ao transporte ferroviário. - A Europa é considera o paraíso sobre trilhos.

29 Tipos de Força Motriz Vapor: grandes caldeiras de água e carvão produzindo vapor movimentavam as rodas dos primeiros trens europeus, as chamadas “ Maria fumaça” que até hoje continuam como atração turística. Diesel: o óleo diesel utilizado até nos dias atuais, inclusive no Brasil, trouxe eficiência, rapidez e conforto ao sistema ferroviário, sendo a única desvantagem as crises mundiais de petróleo. Eletricidade: São vias eletrificadas que produzem energia para sua locomoção e é o mais econômico, silencioso e não poluente, inclusive utilizada pelos trens de alta velocidade.

30 Tipos de Trens Comum – são trens regionais passando por áreas rurais.
Panorâmicos – são trens que passam por belas paisagens: montanhas nevadas, lagos, vales floridos, desfiladeiros, tais como: Arlberg Line na Áustria, Centovalli Railway da Suíça para Itália, Flam Railway na Noruega, Glacier Express na Suíça entre Davos e St. Moritz e outros. Duplo Deck – é uma novidade utilizada principalmente nas rotas de grande densidade.

31 Tipos de Trens Trens de Alta Velocidade – são trens que atingem mais de 300 km/h e são eles: TGV na França; AVE na Espanha; THALYS entre França, Bélgica e Holanda; ICE entre Alemanha, Áustria e Países Baixos; X2000 na Suécia, Dinamarca e Noruega, PENDOLINO na Itália e o EUROSTAR entre Paris e Londres, passando pelo Eurotúnel .

32 Trens Classes: Primeira e Segunda Acomodações:
Poltronas ou Assentos - Normais Sleeperettes – São poltronas reclináveis com as do avião. Cabines – de 4 a seis pessoas. Cabines Leito – cama de solteiro ou beliche dupla, em primeira classe. Couchettes – de 4 ou 6 beliches, normalmente na segunda classe.

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34 Passes Europeus São oferecidos diversos passes de trem na Europa para 17 países, exceto aos residentes da Europa, Reino Unido, Turquia, Marrocos, Argélia, Tunísia e Federação Russa, quando da compra de um EURAILPASS ou do EURAIL SELECTPASS.

35 Importância do Transporte Ferroviário para o Turismo
O Transporte Ferroviário e o Hidroviário quando da invenção da máquina a vapor foram os responsáveis pelos deslocamentos e conseqüentemente pelo nascimento do Turismo. Na Europa e no Japão o transporte ferroviário é de suma importância para o turismo, destacando-se os trens de Alta Velocidade e o Eurostar sob o Canal da Mancha entre Paris e Londres.

36 Importância do Transporte Ferroviário para o Turismo
A grande vantagem do trem é que confortavelmente sentados e olhando pela janela as paisagens deslumbrantes passamos pelas cidades, enquanto o avião voa sobre elas e o automóvel nos obriga a dirigir e observar a estrada ao mesmo tempo. Trens operam de centro a centro de cidades facilitando o acesso dos turistas que economizam tempo e dinheiro em relação aos aeroportos que normalmente são localizados fora das cidades.

37 Importância do Transporte Ferroviário para o Turismo
O Brasil com sérios problemas de transportes de passageiros está tentando revitalizar e modernizar o sistema ferroviário, mas esbarra com a política protecionista em favor do transporte rodoviário e na indústria automobilística.

38 TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Brasil O principal transporte de passageiros no Brasil é rodoviário, mesmo que as nossas rodovias encontrem-se em péssimo estado de conservação e sem segurança, exceto aquelas que foram privatizadas. Transporte ferroviário inexistente e transporte aéreo inacessível para maior dos brasileiros pelas tarifas ainda bastante caras, o automóvel e ônibus são a única opção dos turistas.

39 Brasil As Transportadoras Turísticas de Superfície são
classificadas em três categorias: a) Exclusivas, aquelas que só fazem turismo. b) Mistas, aquelas que têm linhas regulares e também para o turismo. c) Eventuais, aquelas que só têm linhas regulares, mas eventualmente, por falta de ônibus de turismo colocam seus equipamentos a disposição dos turistas.

40 Brasil As Locadoras de Automóveis entre elas as brasileiras Localiza, Unidas e Interlocadora, além das internacionais Avis e Hertz estão em pleno crescimento, mesmo que as suas tarifas não sejam compatíveis com a realidade do país, o que afasta o turista de classe média em utilizar este tipo de serviço. Se compararmos os preços de locação de automóveis no Brasil com os EUA o resultado será que pagamos duas vezes mais caro por um automóvel de qualidade infinitamente inferior.

41 Estados Unidos da América do Norte
- É o país dos automóveis com excelentes rodovias e alto poder aquisitivo, portanto 90% da sua população possui automóvel. A maior empresa de transporte rodoviário dos EUA e uma das maiores do mundo, a Greyhound com ônibus oferece seus serviços em 48 Estados para localidades e em torno de 20 mil viagens diárias. - Para grandes distâncias o ônibus perdeu para o transporte aéreo que passou oferecer à partir da desregulamentação em 1978 tarifas de baixo custo.

42 Estados Unidos da América do Norte
- As maiores locadoras do mundo também ficam nos EUA como a Hertz e Avis, além da Alamo, Dollar, Budget entre outros. A Hertz é a maior do mundo com 30 milhões de locações por ano com 300 mil veículos e pontos de venda, tendo como acionista majoritário a Ford. - As locadoras americanas trabalham com tarifas baixas por terem grande volume de locações, principalmente nos Estados da Flórida e Califórnia.

43 Europa - Por percorrerem menores distâncias o ônibus na Europa é mais utilizado em comparação com EUA, perdendo tão somente do ferroviário. - É o continente onde encontraremos o maior número de excursões rodoviárias regulares com saídas garantidas. - Uma das mais antigas Agências de Viagens do mundo fundada em 1840, a portuguesa Abreu, opera suas excursões rodoviárias regulares pela Europa com grande sucesso junto aos turistas brasileiros.

44 Europa - A Europcar que tem como seu principal acionista a Volkswagen, disputa com a Hertz e Avis o bilionário mercado de locação de automóveis. - As excelentes auto-estradas de alta velocidade da Alemanha, Itália e outros países somados as distâncias de curta duração, tornou-se um atrativo para turistas no que se refere à locação de automóveis .

45 Locação x Serviços - São diversos tipos de ônibus e seu fretamento dependerá do serviço que será realizado. Se for para um simples Traslado do aeroporto ao hotel, o importante é o bagageiro. Se o serviço é para City Tour, o importante é a janela panorâmica e para uma Excursão o bagageiro, janela panorâmica, banheiro e outros equipamentos serão necessários para o conforto dos passageiros. - O micro-ônibus, a maxi-van e mini-van serão utilizados conforme número de passageiros, tamanho das malas e tipo de serviço.

46 Locação x Serviços - A locação de automóvel parece ser um serviço simples, mas não é. Dependerá do número de passageiros, malas, região, estação do ano e principalmente do cliente. - Como exemplos poderíamos citar: * Uma família de quatro pessoas viajando no inverno com neve nas estradas – Camionete 4x4 tipo Ford Explorer, Cherokee ou similar. * Casal viajando pela Cote D’Azur no verão ou Havaí – Conversível * Família de cinco pessoas em Orlando indo para Disneyworld – Mini-van de 7/8 lugares

47 Locação x Serviços - As locadoras classificam seus automóveis em categorias, dos mais simples aos mais luxuosos, caso a categoria alugada não esteja disponível a locadora oferecerá “upgrade”, ou seja, um carro melhor do que o alugado. - Outros pontos importantes para locação são a idade mínima exigida, 21 ou 25 anos completos, um ou dois anos de carteira de habilitação, cartão de crédito, seguros, tanque cheio, taxas de retorno e governamentais, equipamentos especiais e outros. 

48 Leasing de Automóveis Na França as fábricas de automóveis Citroen, Renault e Peugeot oferecem aos turistas estrangeiro a opção “Leasing de Automóveis”. São carros zero quilômetros, seguro total, taxas governamentais incluídas, assistência 24 horas, mas só compensa desde que seja utilizado por mais de 17 dias em relação à locação normal.

49 Trailers e outros veículos recreacionais
- Trailers são rebocados por automóveis, enquanto os “motorhomes” são camionetes ou caminhões com conforto de uma casa utilizando campings e as suas principais vantagens são economia e o contato com natureza. - Nos EUA e Europa são muito utilizados para o turismo, enquanto no Brasil é quase inexistente.

50 Transportes Hidroviários
* O navio durante muitos anos e até a década de 1960 foi o principal transporte utilizado nas viagens regulares entre o Brasil/Europa, Brasil/Estados Unidos e outros destinos. * A viagem para Europa durava em média 15 dias e as empresas marítimas mais conhecidas eram: Línea C e Italmar (italianas), Ybarra (espanhola), Blue Star Line (inglesa), Hamburg Sud (alemã) e Messagerie Maritime (francesa). * As americanas eram Delta Line e Moore Mc Cormack.

51 Cruzeiros Marítimos * Os cruzeiros marítimos são o seguimento turístico que mais cresce no mundo com média anual de 9%. * Os navios transformaram-se em verdadeiros resorts flutuantes com invejável infra-estrutura. * O interessante dos cruzeiros, além das atividades no próprio navio é o destino turístico. * A maior empresa de cruzeiros do mundo é a CARNIVAL que opera preferencialmente no Caribe os seus cruzeiros de 7 noites ao Caribe Mexicano e Americano.

52 Cruzeiros Marítimos * Os destinos mais procurados são Caribe, Mediterrâneo e o Alasca, correspondendo a 2/3 do mercado mundial. * Os cruzeiros movimentam 9 milhões de pessoas por ano e geram 16 bilhões de dólares. * As Principais empresas de cruzeiros do mundo são: Carnival, Royal Caribbean, Princess, Holland América, Celebrity, Norwegian, Costa, Royal Olimpic, Disney e outros.

53 Cruzeiros Marítimos * Até 1995 era proibida a cabotagem de navios estrangeiros na costa brasileira, mesmo que o Brasil não tivesse navios de passageiros. * No Brasil de Dezembro à Março de cada ano são realizados cruzeiros de navios de bandeira estrangeira, principalmente pelas empresas Costa, MSC e Royal Caribbean. * Em 2003 foram passageiros, utilizando os portos de Rio de Janeiro, Santos e Salvador, preferencialmente.

54 Cruzeiros Fluviais * Os cruzeiros fluviais são completamente diferentes dos cruzeiros marítimos, seja pelo tempo de duração, capacidade dos navios ou embarcações e locais a serem visitados. * Os principais rios onde se realizam cruzeiros ou passeios fluviais são: Nilo no Egito, Reno (Suíça, Alemanha, França, Bélgica e Holanda), Danúbio (Alemanha, Áustria e Hungria), Tamisa (Inglaterra), Sena (França), Mississipi nos EUA e no Rio Amazonas (Brasil).

55 Passeios Lacustres - Lago Titicaca entre Peru e Bolívia
- Lago Nahuel Huapi em Bariloche - Lago Luzern e outros na Suíça - Lago di Como na Itália - Lago Balaton na Hungria - Lagos da Escandinávia - Lago Ness na Inglaterra

56 Ferries - Os Ferries podem se grande ou pequeno porte, dependendo da sua utilização, passageiros ou passageiros e automóveis ou ônibus e até trens. - Em alguns encontraremos uma infra-estrutura excelente como restaurante, bares, lojas, sala de jogos, em fim como nos navios de cruzeiros. - Um dos ferries mais utilizados no turismo é a travessia do Canal da Mancha entre Calais (França) e Dover (Inglaterra), sofrendo atualmente a concorrência do trem de alta velocidade o Eurostar. - Na Europa que este sistema de transporte é mais utilizado, ligando Itália com Grécia, os países escandinavos, Inglaterra com Irlanda, Bélgica e Holanda.

57 Portos - No Brasil os Aeroportos foram modernizados e com excelente infra-estrutura, mas os portos foram totalmente esquecidos quanto a embarque e desembarque de passageiros. - Os nosso terminais portuários para passageiros são extremamente deficientes para receber os cruzeiros marítimos durante a temporada de verão quando o fluxo de passageiros atinge os níveis máximos. - O terminal portuário é o cartão de visita de uma cidade, é o primeiro contato do passageiro dos cruzeiros marítimos com a região.

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59 Portos Rio de Janeiro é o mais importante porto no embarque e desembarque de passageiros. O concessionário Píer Mauá não tem realizado obras necessárias para dar conforto aos passageiros no embarque e desembarque que continuam esperando nas enormes filas durante várias horas. Enquanto nos Estados Unidos existem sofisticados portos como o de Miami, considerado o mais importante para os cruzeiros marítimos, o Port Everglades, Canaveral e o de Tampa, todos com rotas para o Caribe.

60 Portos A cidade de Buenos Aires transformou seu velho Píer (não muito diferente do nosso), o Puerto Madero , em um belo e atualmente, mais visitado ponto turístico da cidade. Durante o dia acontecem embarques e desembarques de passageiros e à noite, torna-se o mais importante e badalado centro gastronômico e de lazer da cidade, com vários restaurantes, bares e discotecas, prontos a atender os mais distintos frequentadores, sejam turistas ou moradores.


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