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Uma pesquisa com duração de quatro anos realizada em uma amostra de escolas públicas e particulares nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande,

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Apresentação em tema: "Uma pesquisa com duração de quatro anos realizada em uma amostra de escolas públicas e particulares nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande,"— Transcrição da apresentação:

1 Uma pesquisa com duração de quatro anos realizada em uma amostra de escolas públicas e particulares nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Salvador e Rio de Janeiro O que é o Projeto GERES?

2 O objetivo principal é identificar características escolares que aumentam o aprendizado dos alunos e que diminuam a influência da origem social dos alunos em seus resultados escolares O que é o Projeto GERES?

3 O acompanhamento contínuo do aprendizado dos alunos e de suas condições de escolarização permitirá analisar a contribuição das características e práticas escolares na aprendizagem. Educação é um processo que se desenvolve ao longo dos anos. Por que um estudo longitudinal?

4 O que o GERES pesquisa?  O desempenho e o progresso escolar dos alunos estão relacionados com as características das escolas e das salas de aula e dependem das condições familiares dos alunos  Com estas informações pode-se chegar a conclusões sobre as condições escolares que realmente fazem a diferença no aprendizado

5 O que o GERES não fará com os dados da pesquisa? O GERES não comparará e nem classificará escolas! Para o GERES o “ranking” das escolas é injusto e contraproducente Não serão divulgados resultados individuais

6 POSSIBILIDADES? Identificar as práticas escolares que contribuem para aumentar o aprendizado Características escolares que promovem maior aprendizagem

7 Primeira Onda Março de 2005 Nº ESCOLAS Supervisor 1: 15 escolas Supervisor 2: 14 escolas Supervisor 3: 16 escolas Supervisor 4: 16 escolas

8 Primeira Onda Março de 2005 Nº TURMAS Supervisor 1: 39 Supervisor 2: 46 Supervisor 3:48 Supervisor 4: 57

9 Primeira Onda Março de 2005 Nº ALUNOS Supervisor 1: 846 Supervisor 2: 1241 Supervisor 3: 1437 Supervisor 4: 1636

10 Segunda Onda novembro de 2005 Nº ESCOLAS Supervisor 1: 16 escolas Supervisor 2: 15 escolas Supervisor 3: 16 escolas Supervisor 4: 14 escolas

11 Segunda Onda Novembro de 2005 Nº TURMAS Supervisor 1: 36 Supervisor 2: 59 Supervisor 3:56 Supervisor 4: 39

12 Segunda Onda Novembro de 2005 Nº ALUNOS Supervisor 1: 826 Supervisor 2: 1791 Supervisor 3: 1463 Supervisor 4: 1076

13 TOTAL DE ESTUDANTES 1a onda – Março/2005: Previstos = 5160 Reais = 4549 2a onda: Novembro/2005): Previstos = 5156 Reais = 5037

14 GRÁFICO COMPARATIVO DAS MÉDIAS DAS REDES DE ENSINO (Primeiro ano do Ensino Fundamental entre MARÇO e NOVEMBRO DE 2005)


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