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QUALITATIVE RESEARCH: STANDARDS, CHALLENGES, AND GUIDELINES Kirsti Malterud (Lancet, 2001) Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ PROPSAM 2009.

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1 QUALITATIVE RESEARCH: STANDARDS, CHALLENGES, AND GUIDELINES Kirsti Malterud (Lancet, 2001) Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ PROPSAM 2009

2 RESUMO Introdução: a pesquisa qualitativa pode auxiliar a melhoria do entendimento na medicina. As estratégias de investigação qualitativa e quantitativa, antes de incompatíveis, devem ser vistas como complementares. Introdução: a pesquisa qualitativa pode auxiliar a melhoria do entendimento na medicina. As estratégias de investigação qualitativa e quantitativa, antes de incompatíveis, devem ser vistas como complementares. Objetivo: Discutir como a qualidade pode ser mantida quando pesquisas utilizam métodos qualitativos. Propor a relevância, validade e reflexividade como princípios deste tipo de investigação. Objetivo: Discutir como a qualidade pode ser mantida quando pesquisas utilizam métodos qualitativos. Propor a relevância, validade e reflexividade como princípios deste tipo de investigação. Serão discutidos desafios específicos da metodologia qualitativa: reflexividade, transferência, interpretação e análise. Serão discutidos desafios específicos da metodologia qualitativa: reflexividade, transferência, interpretação e análise. Serão propostas diretrizes gerais para a investigação qualitativa. Serão propostas diretrizes gerais para a investigação qualitativa.

3 PRINCÍPIOS A pesquisa qualitativa envolve coleta sistemática, organização e interpretação do material coletado através de diferentes estratégias metodológicas. A pesquisa qualitativa envolve coleta sistemática, organização e interpretação do material coletado através de diferentes estratégias metodológicas. É utilizada para exploração do sentido de fenômenos, tais como experienciados pelos próprios indivíduos em seu ‘contexto natural’. É utilizada para exploração do sentido de fenômenos, tais como experienciados pelos próprios indivíduos em seu ‘contexto natural’. DEBATES EM RELAÇÃO AO RIGOR NECESSÁRIO Hamberg et al: sugerem critérios para estudos qualitativos que são diferentes daqueles aplicados aos estudos quantitativos. Admitem, entretanto, que tais critérios podem corresponder àqueles tradicionalmente conhecidos nas pesquisas quantitativas: CREDIBILIDADE (validade interna), DEPENDÊNCIA, CONFIRMAÇÃO (objetividade) E TRANSFERÊNCIA (generalização). Hamberg et al: sugerem critérios para estudos qualitativos que são diferentes daqueles aplicados aos estudos quantitativos. Admitem, entretanto, que tais critérios podem corresponder àqueles tradicionalmente conhecidos nas pesquisas quantitativas: CREDIBILIDADE (validade interna), DEPENDÊNCIA, CONFIRMAÇÃO (objetividade) E TRANSFERÊNCIA (generalização). Mays e Pope, em contraposição, defendem que pesquisas qualitativas podem ser avaliadas pelos mesmos critérios das quantitativas, desde que tais critérios sejam utilizados de forma diferente. Destacam a VALIDADE E A RELEVÂNCIA. Mays e Pope, em contraposição, defendem que pesquisas qualitativas podem ser avaliadas pelos mesmos critérios das quantitativas, desde que tais critérios sejam utilizados de forma diferente. Destacam a VALIDADE E A RELEVÂNCIA.

4 DEBATES EM RELAÇÃO AO RIGOR Mays e Pope. VALIDADE Triangulação Triangulação Validação do respondente Validação do respondente Detalhamento do método utilizado para coleta de dados e análise Detalhamento do método utilizado para coleta de dados e análise Reflexividade Reflexividade Atenção aos casos negativos Atenção aos casos negativos ‘Fair dealings’ ‘Fair dealings’ RELEVÂNCIA Registros detalhados Registros detalhados ‘Amostras técnicas’ ‘Amostras técnicas’ Relevância Clínica: também destacada por Giacomini e Cook. Relevância Clínica: também destacada por Giacomini e Cook.

5 DEBATES QUANTO AO RIGOR EM PESQUISAS QUALITATIVAS PARA O AUTOR, KIRSTI MALTERUD: Os métodos qualitativos são fundados no entendimento da pesquisa como um processo sistemático e reflexivo para o desenvolvimento do conhecimento que, de algum modo, pode ser contestado e partilhado,implicando ambições de transferência. O PESQUISADOR DEVE ESTAR PREPARADO PARA: Questionar achados e interpretações Questionar achados e interpretações Avaliar a validade interna e externa Avaliar a validade interna e externa Refletir sobre os efeitos do contexto e ‘bias’ Refletir sobre os efeitos do contexto e ‘bias’ Discutir o processo de análise. Discutir o processo de análise. RELEVÂNCIA E VALIDADE SÃO PRINCÍPIOS ESSENCIAIS MAS A REFLEXIVIDADE É UMA MEDIDA DE IGUAL IMPORTÂNCIA E DEVE INTEGRAR O CONJUNTO DE PRINCÍPIOS RELACIONADOS AO RIGOR NA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA.

6 DESAFIOS ESPECÍFICOS Afetam a investigação qualitativa e estão intimamente relacionados à validade: O investigador O investigador A seleção A seleção O processo de organização do material e de interpretação O processo de organização do material e de interpretação REFLEXIVIDADE REFLEXIVIDADE TRANSFERÊNCIA TRANSFERÊNCIA INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE

7 DESAFIOS ESPECÍFICOS REFLEXIVIDADE Posição do pesquisador Posição do pesquisador Necessário identificar: preconceitos, crenças, motivações, teorias de base etc. Necessário identificar: preconceitos, crenças, motivações, teorias de base etc. Hipóteses são construídas e não testadas (nas pesquisas qualitativas) Hipóteses são construídas e não testadas (nas pesquisas qualitativas)TRANSFERÊNCIA Está relacionada à escolha, à ‘amostragem’ Está relacionada à escolha, à ‘amostragem’ VALIDADE INTERNA: o que é? = natureza VALIDADE INTERNA: o que é? = natureza VALIDADE EXTERNA: onde se aplica? = extensão VALIDADE EXTERNA: onde se aplica? = extensão INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE ANÁLISE: ANÁLISE:contextualização descontextualização descontextualização recontextualização recontextualização Estilos, segundo Miller e Cabtree: intuitivo, base- dados, base-teórica INTERPRETAÇÃO: parte decisiva da investigação INTERPRETAÇÃO: parte decisiva da investigação

8 ESTRATÉGIAS  TRIANGULAÇÃO: utilização de diferentes fontes, visando ampliar o entendimento de fenômenos complexos. “ Estudos qualitativos podem usados para explorar hipóteses ou variáveis quando está em planejamento um amplo estudo epidemiológico, resultando em aumento da sensibilidade e acurácia. Nestes casos, estudos qualitativos podem ser tomados como precursores da ‘real ciência’ “. Nestes casos, estudos qualitativos podem ser tomados como precursores da ‘real ciência’ “.(?????)

9 Diretrizes para estudo e para organização de artigos quando pesquisas fazem uso de metodologia qualitativa Objetivos Objetivos Reflexividade Reflexividade Método e Desenho do estudo Método e Desenho do estudo Coleta de dados e ‘amostragem’ Coleta de dados e ‘amostragem’ Estrutura teórica Estrutura teórica Análise Análise Achados Achados Discussão Discussão Forma de apresentação Forma de apresentação Referências Referências


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