Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Revisitando a investigação em educação
2
Formas de lidar com o conhecimento
Crença (belief) Autoridade Racionalista Científica
3
O que distingue investigação de outras coisas?
Porquê fazer investigação em educação? Porquê fazer investigação num Mestrado como este? Quais são os elementos duma investigação? Investigação não é recolha de dados Qual é o papel da teoria na investigação? O que tem que ver a investigação científica com as formas de pensar do dia-a-dia das pessoas?
4
Níveis de investigação
descritivo explicativo generalizante fundamental
5
Sobre a investigação “(…) investigação é um questionamento sistemático, planeado e crítico, sujeito a apreciação crítica pública; como questionamento que é, tem as suas raízes na curiosidade e no desejo de compreender [algo]; mas trata-se de uma curiosidade estável, sistemática na medida em que é sustentada por uma dada estratégia” (Rudduck & Hopkins, 1985)
6
O que leva a dizer que determinado documento é (ou não é) investigação?
Quem legitima a investigação?
7
O que leva a optar por uma determinada metodologia de investigação?
a natureza das questões e do problema o quê? quantos? como? porquê? o grau de controlo sobre o fenómeno / situação o produto final desejado (tem que ver com as questões formuladas)
8
Paradigmas tradicionais
Paradigma positivista procura-se dados que confirmem uma dada teoria Adopta-se em geral técnicas de recolha e análise de dados de tipo quantitativo Paradigma interpretativo o fenómeno é olhado com o objectivo de criar uma teoria que o explique Adopta-se fundamentalmente metodologias de investigação assentes em técnicas de índole qualitativa na análise de dados
9
Sobre a investigação em educação
a tradição da investigação experimentalista (psico-estatística) a tradição da investigação iluminativa
10
Papel da teoria na investigação
a investigação incide sobre um fenómeno / problema / questões envolve em geral, análise: - da(s) teoria(s) já desenvolvida(s) - das metodologias usadas de dados recolhidos no terreno Campo teórico Campo empírico
11
Sobre os resultados da investigação
“qualquer resultado [em investigação] é relativo a uma dada problemática, ao esquema teórico no qual se baseia directa ou indirectamente, e à metodologia [de investigação] através da qual foi obtido” Sierpinska et al. (1993)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.