A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ESE CEECAL Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz BEM AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS E PACÍFICOS

2 2

3 BEM AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS E PACÍFICOS
ESTUDO E PRÁTICA DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - EPESE CAPÍTULO IX BEM AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS E PACÍFICOS ALLAN KARDEC

4 OBJETIVOS Esclarecer qual deve ser o nosso comportamento perante as injúrias e violências de que somos vítimas; Mostrar qual a recompensa que teremos, sendo brandos e pacíficos.

5 DIVISÃO DOS ASSUNTOS MÁXIMAS “Bem aventurados aqueles que são brandos,
porque eles possuirão a Terra” Mateus v: 4 “Bem aventurados os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus” Mateus v: 9

6 DIVISÃO DOS ASSUNTOS COMENTÁRIOS DE KARDEC Injúrias e violências.

7 INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
DIVISÃO DOS ASSUNTOS INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS A afabilidade e a doçura A paciência Obediência e resignação A cólera

8 MÁXIMAS “Bem aventurados aqueles que são brandos, porque eles possuirão a terra.” “Bem aventurados os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus.”

9 BEM AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS E PACÍFICOS
O QUE DEVEMOS ENTENDER COM ESSAS PALAVRAS DE JESUS? Ser manso não significa ser omisso ou covarde, mas um crente na bondade de Deus, mesmo quando a alma vive imersa no sofrimento; pois sabe para que está na Terra e como conquistar a sua evolução. Quando a lei de amor e de caridade for a lei da humanidade, o estado da terra será tal, segundo a lei de progresso e conforme a promessa de Jesus, ela tornar-se-á um mundo feliz, pela exclusão dos maus.

10 BEM AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS E PACÍFICOS
Quando a lei de amor e de caridade for a lei da humanidade, o estado da Terra será, segundo a lei de progresso e conforme a promessa de Jesus, de um mundo feliz, pela exclusão dos maus. Enquanto aguarda os bens do céu, tem o homem necessidade dos da Terra para viver. Apenas, o que lhe recomenda é que não considere estes últimos mais importantes do que os primeiros. Ser brando não significa ser omisso ou covarde, mas um crente na bondade de Deus, mesmo quando a alma vive imersa no sofrimento; pois sabe por que está na Terra e como conquistar a sua evolução.

11 AMBAS FEREM A LEI DE DEUS E MERECEM CONDENAÇÃO
INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS MATAR ENCOLERIZAR É UMA AÇÃO FÍSICA É UMA AÇÃO MORAL AMBAS FEREM A LEI DE DEUS E MERECEM CONDENAÇÃO “(...) A LEI DO AMOR E DA CARIDADE, DEVE REGULAR AS RELAÇÕES DOS HOMENS E MANTER ENTRE ELES A CONCÓRDIA E A UNIÃO.” AK - §4

12 INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS A DOÇURA A MODERAÇÃO A MANSUETUDE A AFABILIDADE A PACIÊNCIA A VIOLÊNCIA A CÓLERA TODA EXPRESSÃO DESCORTÊS USADA COM NOSSOS SEMELHANTES Reforça o ensinamento de Jesus quanto à Lei de Amor e Caridade Contraria os ensinamentos de Jesus EXERCÍCIO PARA NOS LIBERTAR DA VIOLÊNCIA “(...) JESUS FAZ DA BRANDURA, DA MODERAÇÃO, DA MANSUETUDE, DA AFABILIDADE E DA PACIÊNCIA, UMA LEI. ” (...) AK-§ 4

13 OS MAUS SERÃO AFASTADOS DA TERRA
MUDANÇA DOS BENS DA TERRA NO PRESENTE NO FUTURO MONOPOLIZADOS PELOS VIOLENTOS HERDADOS PELOS BRANDOS E PACÍFICOS CAUSA: OS MAUS SERÃO AFASTADOS DA TERRA CAUSA : O PREDOMÍNIO DOS MAUS “(...) QUANDO A HUMANIDADE SE SUBMETER À LEI DE AMOR E DE CARIDADE DEIXARÁ DE HAVER EGOÍSMO; O FRACO E O PACÍFICO JÁ NÃO SERÃO EXPLORADOS.” (...) AK-§

14 INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS Diante da escala de violência, dá pra acreditar que a Terra está evoluindo para melhor? Analisando alguns aspectos, a Humanidade esta melhorando gradativamente. A violência sempre existiu na Terra. Se consultarmos os livros de História Geral, vamos nos deparar com muita violência: guerras, torturas, escravidão, subjugação e extermínio de povos.

15 INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS Hoje as pessoas vão aos Estádios para assistir competições esportivas, outrora, reuniam-se nos espetáculos circenses para aplaudir os leões devorarem seus irmãos cristãos. Não temos o milagre das transformações repentinas, a Humanidade progride, pouco a pouco, pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes.

16 INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS Comentário
A violência, sentimento contrário à lei de Deus, que é de paz, constitui um desregramento transitório. Deixará de existir na Terra, na medida em que adotarmos, para neutralizá-la, a brandura, a mansuetude, a afabilidade, a moderação e a paciência, sentimentos que nos farão merecedores de habilitar este planeta depois que ele houver se transformado, pelo amor, num mundo melhor. Fonte complementar: Roteiro Sistematizado para estudos do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

17 NSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
A afabilidade e a doçura A paciência Obediência e resignação A cólera

18 A AFABILIDADE E A DOÇURA
A bondade para com os semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura. Mas não a bondade fingida, de sorriso nos lábios e veneno no coração, que é branda, desde que ninguém a incomode, mas que “morde” a menor contrariedade.

19 A AFABILIDADE E A DOÇURA
A essa classe, pertencem ainda os homens benignos fora de casa, mas tiranos domésticos, que fazem a família e subordinados sofrerem o peso de seu orgulho e de seu despotismo. Aquele, cuja afabilidade e doçura, não são fingidas jamais se desmente, é sempre o mesmo, tanto na intimidade como na sociedade. Sabe que se enganar aos homens com as aparências, não podem enganar a Deus. (LÁZARO, PARIS 1861)

20 A AFABILIDADE E A DOÇURA
Toda criatura afável e doce é benevolente e ama ao próximo? Não. Muitas vezes essas atitudes não passam de aparências que, cedo ou tarde, são desmascaradas pelo verdadeiro caráter do indivíduo.

21 A AFABILIDADE E A DOÇURA
Comentário A benevolência para com os semelhantes é fruto do amor ao próximo e se manifesta pela afabilidade e doçura, virtudes que se concorrem para a melhoria do relacionamento com as pessoas. Daí a necessidade de cultivá-las e aplicá-las em nosso comportamento diário. Fonte complementar: Roteiro Sistematizado para estudos do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

22 A PACIÊNCIA Sede pacientes com a dor e o sofrimento que são bênçãos de Deus aos escolhidos. A paciência é uma caridade que deveis praticar. A esmola é a mais fácil das caridades.

23 As consolações e as compensações são mais numerosas que as dores.
A PACIÊNCIA A caridade mais meritória é a de Perdoar àqueles que Deus pôs em nossos caminhos, para servirem de instrumentos de nossos sofrimentos e porem à prova a nossa paciência. As consolações e as compensações são mais numerosas que as dores. Sede pacientes, sede cristãos. (UM ESPÍRITO AMIGO, HAVRE 1862)

24 A PACIÊNCIA De que forma a paciência é o remédio que ameniza as dores? A paciência nos propicia a serenidade capaz de nos fazer ver que, apesar do sofrimento, há um número bem maior de bênçãos.

25 A PACIÊNCIA Comentário
A paciência e uma virtude que nos faz olhar para o alto e nos coloca acima de nossos problemas, permitindo-nos visualizar sua solução sem atropelos. No Cristo temos o modelo e o maior exemplo da paciência. Fonte complementar: Roteiro Sistematizado para estudos do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

26 OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO
Duas virtudes companheiras da doçura, auxiliares no processo de libertação da violência: A obediência é o consentimento da razão. A resignação é o consentimento do coração. Os homens, erroneamente, as confundem com a negação do sentimento e da vontade.

27 OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO
São forças ativas, porque suportam o peso das provas que a rebeldia insensata deixa pelo caminho. Felizes porém os brandos, porque darão ouvido dócil aos ensinamentos. (LAZARO, PARIS 1861)

28 OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO.
O que Lázaro quis dizer com "A obediência é o consentimento da razão“. É o cumprimento da lei de Deus. Pelo estudo do Evangelho e pela prática do mesmo, vamos ficando mais obedientes ao Pai, mais brandos, mais felizes, consequentemente. O que é resignação? São os bons sentimentos que alimentamos em nosso coração. É compreender a necessidade de não nos revoltarmos, de sermos bons, a fim de sermos felizes.

29 OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO.
Comentário A obediência e a resignação são duas virtudes que refletem o nosso ajustamento às leis divinas e nos permitem saldar mais rapidamente as faltas do passado, propiciando-nos o progresso e a nossa aproximação de Deus. Fonte complementar: Roteiro Sistematizado para estudos do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

30 A CÓLERA A QUESTÃO A RESPOSTA QUAL A CAUSA DA CÓLERA?
QUASE SEMPRE: O ORGULHO FERIDO O QUE É A CÓLERA? É UM ACESSO DE DEMÊNCIA PASSAGEIRA O QUE A CÓLERA NOS PROVOCA? ASSEMELHA-NOS AOS ANIMAIS PERDEMOS A RAZÃO REPELIMOS OS BONS CONSELHOS IMPACIÊNCIA POR QUASE NADA QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA CÓLERA? INTENSIFICA A SELVAGERIA COMPROMETE-NOS A SAÚDE E A PRÓPRIA VIDA TORNA INFELIZES OS QUE NOS CERCAM “(...) O ESPÍRITA, POR OUTRO LADO, É SOLICITADO POR OUTRO MOTIVO: ELA É CONTRÁRIA À CARIDADE E À HUMILDADE CRISTÃS .” – § 9 – UM ESPÍRITO PROTETOR

31 INSTRUMENTO PARA COMBATÊ-LA: A VONTADE FIRME
ORIGEM DA CÓLERA O CORPO NÃO DÁ CÓLERA ÀQUELE QUE NÃO A TEM, COMO NÃO DÁ OUTROS VICIOS (§ 10) TODAS AS VIRTUDES E TODOS OS VÍCIOS SÃO INERENTES AO ESPÍRITO (§ 10) INSTRUMENTO PARA COMBATÊ-LA: A VONTADE FIRME HAHNEMANN (PARIS, 1863) “(...) O HOMEM NÃO SE CONSERVA VICIOSO, SENÃO PORQUE QUER PERMANECER VICIOSO; DE QUE AQUELE QUE QUEIRA CORRIGIR-SE SEMPRE O PODE. (...) HAHNEMANN -§ 10

32 A CÓLERA Mas o que há de tão ruim em alguém se encolerizar? A cólera, além de consistir numa atitude antifraterna das mais censuráveis para com o semelhante, provoca sérios desajustes orgânicos naquele que a cultiva.

33 A CÓLERA Comentário A cólera é sentimento que contraria a lei de Deus e se expressa por atitudes rudes e grosseiras, acarretando sérios desajustes orgânicos àquele que a cultiva e fazendo deste a sua principal vítima. Alem disso, revela um sentimento antifraterno de quem a ela se dispõe, perante os semelhantes. Trata-se de um mal cuja origem reside no orgulho ferido, que o homem terá de dominar, se deseja ser feliz. Fonte complementar: Roteiro Sistematizado para estudos do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

34 OS ENSINAMENTOS DE JESUS, EXPRESSOS NO SERMÃO DA MONTANHA, SÃO PRINCÍPIOS POR ELE EXPOSTO COM VISTAS A PREPARAR UM MUNDO MELHOR.

35 Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ESE CEECAL Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz Comentários Finais


Carregar ppt "Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google