A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Araras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Araras."— Transcrição da apresentação:

1 Araras

2 Indústria de agrotóxicos em Araras
. A multinacional FMC pretende instalar unidade em Araras para produção de pesticidas, atividade em que é um dos líderes mundiais. Obra dessa natureza precisaria ser submetida à audiência pública e a especialistas

3 Esta fábrica, que será erguida na região norte do município, próxima ao posto Borssato, fabricará pesticidas, agrotóxicos, anunciados eufemisticamente como “defensivos agrícolas”.

4 Informações concretas e claras não têm sido fornecidas pela Prefeitura ou pelo investidor sobre o projeto. Políticos questionados sobre a vinda do empreendimento têm mostrado certo desconforto e apresentado respostas evasivas, desconversando sobre as reais intenções da multinacional.

5 Uma corporação dessa envergadura não se instalaria para fabricar pequenas quantidades de agrotóxicos e sim para produção em escala nacional e muito provavelmente para exportar e, uma grande fábrica pode ser proporcional ao risco que representa em caso de acidente.

6 A administração, que encampou a vinda dessa empresa, diz a mesma ser grande geradora de ICMS para a cidade, todavia, apesar dos propalados controles de segurança que acompanhariam a indústria de agrotóxicos sempre persistirá a possibilidade de acidentes com produtos químicos, seja na empresa, na Via Anhanguera, com perigo de contaminar a terra, lençol freático,  ar, cursos d´água.

7 Os fiscalizadores, órgãos municipais e estaduais, estariam em condições técnicas ou teriam o pulso firme necessário para impor necessárias condições extremas de controle que a produção desses produtos demanda? A cidade tornar-se-ia um depósito de toneladas de veneno?

8 A seguir, alguns acidentes gravíssimos ocorridos com multinacionais tidas como rigorosas em seus controles. Antes, algumas informações sobre um defensivo agrícola do passado (?) e suas consequências:

9 Dioxina é um nome genérico dado a toda uma família de subprodutos indesejáveis da síntese de herbicidas, desinfetantes e outros. A dioxina mais comum é a tetraclorodibenzeno-p-dioxina, (2, 3, 7, 8 - TCDD), ela faz parte de um grupo de compostos persistentes no meio ambiente e altamente tóxicos. Essa substância é cancerígena, e provém da poluição gerada por indústrias, como por exemplo, é um subproduto da produção de inseticidas clorados

10 No ano de 2004, um trágico acontecimento aconteceu com o candidato da oposição à presidência da Ucrânia, Viktor Yushchenko, ele foi envenenado com a dioxina do tipo TCDD, citada acima, que é a mais perigosa. Ele ficou com o rosto deformado como conseqüência do atentado.

11

12 Entre as conseqüências da inalação da dioxina, o surgimento do câncer pode estar associado, como também o extermínio das defesas orgânicas (doença comparada à AIDS). Se uma mulher em gestação for exposta a estes riscos, seu bebê pode nascer com sérios problemas (ausência de cérebro e nariz).

13 Já a contaminação pela "dioxina", em pequenas doses, não é facilmente notável porque, em curto espaço de tempo, não gera sintomas. Mas, como são cumulativas no organismo, as intoxicações pela "dioxina" podem provocar doenças fatais, sem marcas e sem qualquer identificação da origem.

14 A dioxina é hoje considerada a mais violenta substância gerada pelo homem, seu grau de periculosidade ultrapassa até o urânio e o plutônio.

15 Esta substância surge quando moléculas de cloro são submetidas a altas temperaturas, em presença de matéria orgânica, nestas condições algum tipo de dioxina é gerada, visto que a dioxina é membro de uma numerosa família que atinge 200 membros, onde se incluem os furanos, igualmente periculosos.

16 É preciso tomar muito cuidado com a queima de produtos que contém cloro. Por exemplo, o PVC é inofensivo em si, mas a sua queima gera dioxina, além do que, para esse produto, haverá a liberação de ácido cianídrico que é um poderoso tóxico. Por Líria Alves

17 Dioxina X Bomba nuclear

18 A dioxina surgiu como arma química usada pelos americanos na II Guerra Mundial. Sua sigla era LM. A intenção dos americanos era liberar essa substância nas lavouras dos japoneses.

19 Entretanto, eles optaram por lançar a bomba atômica, em 1945

20 Durante a guerra dos Estados Unidos com o Vietnã, a dioxina foi usada como agente laranja.

21 Como o uso de armas químicas e biológicas em guerras estava proibido por convenção, os Estados Unidos se defenderam dizendo que as pulverizações lançadas por aviões americanos nas plantações vietnamitas era apenas herbicida.

22 Na verdade, nem se pode dizer que eles estavam mentindo, pois a dioxina é realmente empregada com esse fim na agricultura. Entretanto, a concentração desse organocloreto estava em um nível altamente tóxico para os seres vivos, causando deformações nos fetos (teratogenia) entre outros casos de intoxicação profunda.

23 A dioxina causa também uma série de efeitos negativos além do câncer
A dioxina causa também uma série de efeitos negativos além do câncer. Estão entre eles, os danos aos sistemas reprodutivo, imunológico, endócrino e ao desenvolvimento tanto de humanos como de outros animais

24 Estudos em animais mostraram que exposições à dioxina estão associadas com a endometriose, à diminuição da fertilidade, inabilidade de levar a gestação a termo, abaixamento nos níveis de testosterona, decréscimo na contagem de espermatozóides, defeitos de nascimento e inabilidade na aprendizagem.

25 Em crianças, a exposição à dioxina poderá gerar déficit em seus QI’s, efeitos negativos sobre a psicomotricidade e ao neurodesenvolvimento além de alterações comportamentais incluindo-se a hiperatividade. Pesquisas feitas com trabalhadores foram detectados baixos níveis de testosterona, diminuição no tamanho dos testículos e defeitos de nascimento nas proles dos veteranos norte-americanos do Vietnam expostos ao Agente Laranja.  

26 Efeitos sobre o sistema imunológico parecem ser um dos tópicos finais mais sensíveis pesquisados. Estudos com animais mostraram que há um decréscimo nas respostas imunológicas e o incremento na suscetibilidade a doenças infecciosas.

27 Em estudos com humanos a dioxina estava associada com a depressão do sistema imunológico e alterações no status imunológico favorecendo ao crescimento de infecções. A dioxina também causa disfunções nas atividades normais dos hormônios, mensageiros químicos que o organismo se utiliza para crescer e manter o equilíbrio orgânico.

28 A dioxina interfere com os níveis dos hormônios da tireóide tanto em crianças como em adultos, alterando a tolerância à glicose e está sendo associada à diabetes

29 Dioxina insidiosa

30 Há pouco tempo, os países europeus entraram em pânico, especialmente a Bélgica que descobriu em seus alimentos, principalmente os derivados do leite, traços de uma perigosíssima substância, a dioxina.

31 A dioxina é hoje considerada a mais violenta substância criada pelo homem; seu grau de periculosidade, segundo alguns autores que escrevem a respeito dela, ultrapassa até o urânio e o plutônio

32 Entre os males causados pela dioxina no homem podemos citar o extermínio das defesas orgânicas (comparado à AIDS), o surgimento de vários tipos de câncer e a teratogenia, isto é, a propriedade de geração de crianças deformadas (falta de nariz, lábios leporinos, olhos cíclopes, ausência de cérebro etc.).

33

34

35

36

37

38

39

40 Se moléculas de cloro, estejam onde estiverem, são submetidas à altas temperaturas, em presença de matéria orgânica, algum tipo de dioxina irá ser gerado.

41 Se moléculas de cloro, estejam onde estiverem, são submetidas à altas temperaturas, em presença de matéria orgânica, algum tipo de dioxina irá ser gerado.

42 A dioxina aparece basicamente, na queima de produtos que contém cloro
A dioxina aparece basicamente, na queima de produtos que contém cloro. O PVC, por exemplo, nosso velho conhecido, é inofensivo em si; todavia, a sua queima irá gerar dioxina, além do que, para esse produto, haverá a liberação de ácido cianídrico, poderoso tóxico.

43 Muitos países da Europa (Japão também) julgavam que a queima de seus lixos era a solução tecnicamente perfeita para se desfazerem das montanhas de lixo doméstico existentes e constantemente geradas. Julgava-se que dioxinas e furanos pudessem ser destruídos a 800oC e pretendia-se, só na Alemanha, construir-se 200 mega incineradores para dar conta de 800 toneladas de lixo por dia, em cada incinerador.

44 Todavia, descobriu-se que no resfriamento dos gases de combustão, em determinada faixa de temperatura, lá estavam, de novo, dioxinas e furanos. As dioxinas e furanos têm grande afinidade pelas gorduras ou pelos alimentos que contém gorduras (lingüiças, queijos, leites, manteigas, carnes...). Caindo nas pastagens, ela passa às gorduras dos animais e daí para o alimento que o homem irá ingerir.

45 Devido a fortes pressões das comunidades esclarecidas, as grandes usinas incineradoras de lixo doméstico existentes no Primeiro Mundo tendem a ser desativadas.

46 Um outro grande gerador de dioxina é a produção do papel branco
Um outro grande gerador de dioxina é a produção do papel branco. O cloro é largamente utilizado para o branqueamento da celulose, matéria-prima para a produção do papel.

47 Em março de 1998, foram detectados níveis alarmantes da substância cancerígena dioxina no leite produzido no estado alemão de Baden - Wurttemberg (sudeste da Alemanha).

48 O leite foi retirado do mercado
O leite foi retirado do mercado. Investigações científicas realizadas pelo Freiburg State Institute for Chemical Analysis of Food indicaram um aumento assustador dos índices de dioxina nas amostras de leite e manteiga coletadas desde setembro de A descoberta levou as autoridades alemãs a conduzirem um estudo abrangente para determinar a fonte da contaminação

49 A descoberta de níveis alarmantes de contaminação de leite por dioxina na Alemanha levou as autoridades daquele país a suspender as importações de farelo de polpa cítrica (Citrus Pulp Pellets - CPP) do Brasil.

50 O CPP brasileiro, largamente usado como parte da ração do gado europeu, foi apontado pelas investigações como a causa da contaminação. Logo em seguida, a Comissão Européia proibiu os países europeus de importarem o produto do Brasil até que houvesse garantias de que não estava mais contaminado e que houvesse um esclarecimento das causas da contaminação.

51 Novas investigações revelaram, então, que a cal utilizada para neutralizar o farelo de polpa cítrica estava contaminada por dioxinas. A cal era proveniente da empresa petroquímica Solvay, braço brasileiro da multinacional de origem belga Solvay & Cie S/A.

52 Seveso

53 Estaríamos livres dos riscos de grande monta como o ocorrido em Seveso na Itália em 10 de julho de 1976? Nesse dia, reservatórios da empresa ICMESA (Industrie Chimiche Meda Società Azionaria) romperam-se liberando dioxina na atmosfera, que se espalhou pela Lombardia matando animais e implicando no sacrifício de outros Oficialmente 193 pessoas tiveram sua saúde afetada.

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73 Bhopal

74 Em 3 de dezembro de 1984, em Bhopal, na Índia, 40 toneladas de pesticidas da Union Carbide vazaram contaminando pessoas , matando de imediato e causando a morte posterior de outras

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87 Rhodia

88 Entre 1974 e 1993 a CNDA – Companhia Nacional de Defensivos Agrícolas, (Rhodia) causou extenso desastre ambiental devido à deposição de produtos organo clorados em um mangue, afetando Cubatão, São Vicente e Itanhaém.

89 Sobre os depósitos clandestinos da Rhodia em São Vicente, a médica sanitarista, Agnes Soares Mesquita, apresentou sua dissertação de mestrado, intitulada "Resíduos tóxicos industriais organoclorados em Samaritá: um problema de saúde pública", na Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, em 1994.

90 Em junho de 1993, depois de encontrado um lixão de 15 mil toneladas de resíduos químicos quase puros, dentro da fábrica da Rhodia, o Ministério Público interditou a indústria em caráter preventivo. Dos 150 trabalhadores da Rhodia, 149 estavam contaminados. A empresa, por sua vez, não recorreu da decisão judicial e até hoje nega a denúncia de contaminação dos empregados (Ibid., p.32).

91 Shell / Basf

92 Recentemente vimos imprensa as gravíssimas consequências dos resíduos sólidos da Shell e da BASF em Paulínia que foram responsabilizadas pela contaminação ambiental do solo (zona de plantio de verduras e legumes), água e ar e intoxicação e aparecimento de tumores a funcionários e moradores (1.142 pessoas).

93

94 Voltando a Araras

95 Embora autoridades municipais tergiversem sobre o assunto e as informações sejam escassas, a aceitação de uma empresa de agrotóxicos na cidade sem que haja manifestação por parte dos órgãos de saúde, meio ambiente é temeridade.

96 Necessária seria audiência pública onde fossem informados à população e a especialistas isentos quais produtos serão fabricados, estocados, matérias primas, riscos decorrentes, controles de efluentes líquidos e gasosos e destinação de resíduos sólidos. Técnicos da UFSCAR, UNIARARAS ou da vizinha Escola Luiz de Queirós, entre outros, deveriam ser ouvidos com atenção e rigor antes de se tomar qualquer decisão a este respeito.

97 Cabe salientar que esse tipo de indústria não é mais aceito pelas comunidades de países desenvolvidos. Seria esta uma tentativa de transferir o ônus da fabricação desses venenos para o Terceiro Mundo?A cidade de origem da FMC, na California, aceitaria uma planta dessas?

98 Para refletir

99

100

101

102

103 Princípio ativo: Carbofuran, metabólito do carbossulfan
Princípio ativo: Carbofuran, metabólito do carbossulfan. "O Furadan, devido ao seu mecanismo de ação (anticolinesterásico), promove uma intoxicação aguda que geralmente leva à morte, seja por inalação ou contato. Se, por exemplo, for agregado a uma carcaça de bezerro morto por uma onça, além de matá-la, matará os urubus, as moscas, os pequenos carnívoros que tocarem na carcaça. Ao ser aplicado em uma lavoura e levado pelo vento (temos deriva de até 70%) colocará em risco imediato, pássaros, polinizadores, anfíbios e tudo o que for tocado por ele. " Fonte(s): . .

104

105 Resíduos sólidos e efluentes líquidos e gasosos...


Carregar ppt "Araras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google