A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
CULTURA ESCOLAR O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO Aula 6 L. S. Vygotsky

2 A CRIANÇA BRINCA POR PRAZER?

3 O JOGO E O PRAZER Há atividades mais prazerosas do que o brinquedo.
Há jogos em que a atividade não é agradável. Há jogos em que o prazer vem do resultado interessante. A TENDÊNCIA DE UMA CRIANÇA PEQUENA É SATISFAZER SEUS DESEJOS IMEDIATAMENTE. Se as atividades irrealizáveis imediatamente não se desenvolvessem durante os anos escolares, não existiram os brinquedos. Para resolver essa tensão, a criança envolve-se em um mundo ilusório e imaginário onde os desejos são realizáveis (brinquedo).

4 Negligenciam a motivação e as circunstâncias da atividade da criança.
ABORDAGENS QUE CONSIDERAM A SITUAÇÃO IMAGINÁRIA COMO SUBCATEGORIA DO BRINQUEDO Consideram a atividade semelhante à álgebra: sistema de signos que representam a realidade. Negligenciam a motivação e as circunstâncias da atividade da criança. Estas abordagens não ajudam a compreender o papel do brinquedo no desenvolvimento posterior.

5 O JOGO DE IMAGINAÇÃO TEM REGRAS
BRINCAR DE IRMÃS Ao brincar, tenta ser como pensa que a irmã deveria ser. Há regras de comportamento. JOGO DE XADREZ Todo jogo com regras contém uma situação imaginária. O desenvolvimento a partir de jogos se dá: 1.Situação imaginária às claras e regras ocultas. 2.Jogos com regras claras e situação imaginária oculta.

6 AÇÃO E SIGNIFICADO NO BRINQUEDO
O comportamento de uma criança muito pequena é determinado, de maneira considerável – e o de um bebê de maneira absoluta – pelas condições em que a atividade ocorre. OBJETOS têm força motivadora inerente à atividade da criança pequena. Toda percepção é um estímulo à atividade. No BRINQUEDO, os objetos perdem sua força determinadora. As crianças agem pelo SIGNIFICADO da situação.

7 No brinquedo, o significado torna-se o ponto central e os objetos são deslocados de uma posição dominante para uma posição subordinada. Quando um cabo de vassoura torna-se o pivô da separação do significado “cavalo” do cavalo real, a criança faz com que um objeto influencie outro semanticamente. A transferência de significados é facilitada pelo fato de a criança reconhecer numa palavra a propriedade de um objeto - ela não vê a palavra, mas o objeto que ela designa A palavra cavalo aplicada ao cabo de vassoura representa: Eis um cavalo.

8 No BRINQUEDO O pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias e não das coisas. O brinquedo fornece um estágio de transição da separação pensamento x objeto. Na criança pequena o objeto é dominante na relação Objeto ____________________ Significado No brinquedo o significado é dominante na relação Significado ____________________ Objeto

9 NO JOGO A CRIANÇA AGE DE MANEIRA CONTRÁRIA À QUE GOSTARIA DE AGIR
O brinquedo cria na criança uma nova forma de desejos. A cada passo vê-se frente a um conflito entre as regras do jogo e seu desejo. O maior autocontrole ocorre na situação de brinquedo. Assim é que uma regra tornou-se desejo. Uma ideia que se tornou desejo, um conceito que se transformou numa paixão. (Spinoza) A subordinação à regras e a renúncia aos impulsos imediatos são os meios de atingir o prazer máximo.

10 A criação de uma situação imaginária desenvolve o pensamento abstrato.
A criança não se comporta de forma puramente simbólica no brinquedo. Ela quer e realiza seus desejos, permitindo que a realidade passe através de sua experiência. A criança ao querer, realiza seus desejos. Ao pensar, ela age. Assim como operar com o significado de coisas leva ao pensamento abstrato, a capacidade de fazer escolhas conscientes, ocorre quando uma criança opera com o significado de ações. No brinquedo, uma ação substitui outra ação, assim como um objeto substitui outro objeto. A criação de uma situação imaginária desenvolve o pensamento abstrato.

11 COMO MUDA O BRINQUEDO? Situação imaginária próxima do real (bonecas) Memória da ação Realização consciente de seu propósito. O propósito decide o jogo e justifica a atividade. Surgem as regras Quanto mais rígidas, maior a exigência de atenção, maior a regulação da atividade, mais tenso e agudo o brinquedo. A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre situações do pensamento e situações reais.

12 Antonia Maria Nakayama
CULTURA ESCOLAR Antonia Maria Nakayama Tel


Carregar ppt "O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google