A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein."— Transcrição da apresentação:

1 Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein

2 Faz Sentido

3 Como será que Rafael deduziu isto?

4 Quando a professora entrou em sala e Rafael fez a pergunta para ela, todos os alunos ficaram espantados. A professora mais ainda, pois não havia contado para ninguém que adiaria a prova. Além do mais, ela estava com o pacote de provas nas mãos. O que levou Rafael a essa dedução? Foi a pergunta da professora.

5 Eis a resposta de Rafael:
- É lógico que não haverá prova hoje! Sempre que é dia de prova, a senhora chega um pouco antes, e hoje não chegou. Além do mais, trouxe a vareta para apontar o quadro. Havíamos combinado que a prova seria com consulta. Quando é assim, a senhora costuma trazer um livro para ler, e não estou vendo algum... - Elementar, minha cara mestra!!!

6 Quantas vezes cada um de nós já utilizou essa expressão?
É LÓGICO !

7 Depois de uma frase desse tipo...
Temos que explicar, com argumentos o porquê da nossa conclusão. Se Rafael apenas dissesse : -Acho que não haverá prova hoje, não sei por quê, mas acho.” Ele estaria apenas emitindo uma opinião e, consequentemente, não poderia dizer: É lógico!

8 Foi o que Rafael fez ao concluir:
Sempre que é dia de prova, a professora chega mais cedo. (ela não chegou!) Sempre que é dia de prova, a professora não traz a vareta. (hoje trouxe) Sempre que é prova com consulta, a professora traz um livro para ler. (e hoje não trouxe) Veja que ele argumentou para chegar à conclusão. A ligação entre a conclusão e as razões apresentadas é fundamental para se ter uma boa argumentação. Seria muito estranho se Rafael dissesse: “Não haverá prova hoje pois a professora dormiu mal e está com dor de cabeça.”

9 É LÓGICO ESTUDAR LÓGICA
A Lógica trata das formas de argumentação, das maneiras de encadear nosso raciocínio para justificar, a partir de fatos básicos, nossas conclusões A lógica se preocupa com o que se pode ou não concluir a partir de certas informações.

10 A lógica é muito importante
Na Matemática. Nas investigações policiais Nos negócios Nas diversas áreas do conhecimento humano.

11 Mas é na Matemática que a usamos com maior frequência.
Se x + 2 = 7, então x = 5. Se um triângulo é equilátero, então cada um dos seus ângulos mede 600. Se o número termina em 0 ou 5, então ele é divisível por 5.

12 Observe que essas sentenças matemáticas são construídas assim:
SE isto é verdade, ENTÃO aquilo também é. Estudar Matemática é fazer um permanente exercício de Lógica.

13 Aristóteles e a Lógica:
Aristóteles, filósofo grego, que viveu no século IV a. C. Preocupou-se com o estabelecimento de regras para argumentação. É preciso distinguir quais são os argumentos válidos e o que não são. Os argumentos não válidos são chamados de falácias ou sofismas.

14 Veja um exemplo de sofisma

15 Silogismos: Aristóteles, em suas tentativas de sistematizar as regras lógicas, dedicou atenção especial a esse tipo de argumento, com duas proposições iniciais e uma conclusão. Um argumento assim formulado é um exemplo de silogismo.

16 Veja: Todo A é B e → Todo A é C Logo todo B é C
A primeira parte é denominada PREMISSA. A segunda parte é a CONCLUSÃO.

17 Observe alguns exemplos:
PREMISSAS: Alguns alemães são louros. Todos os alemães são europeus. CONCLUSÃO: Alguns europeus são louros.

18 Mas fique atento!!!! Certos silogismos constituem argumentos bem construídos, enquanto outros são sofismas. Aristóteles classificou os silogismos, estabelecendo regras para distinguir os que são válidos dos que não o são. Uma dessas regras, por exemplo: de duas premissas afirmativas não se pode obter uma conclusão negativa.

19 Um desafio para você: Criar estratégias, relacionar informações e levantar hipóteses são habilidades essenciais não apenas para a prática escolar, mas para diversas situações do cotidiano. Coloque em prática seu raciocínio lógico e resolva o desafio a seguir.

20 Desafio Oito carros, de marcas e cores diferentes estão alinhados lado a lado para um corrida. A tarefa consiste em estabelecer a ordem em que os carros estão dispostos, baseando-se nas seguintes informações: 1- A Blazer está entre os carros vermelhos e cinza. 2- O carro cinza está à esquerda do Vectra. 3- O Mercedes é o segundo carro a esquerda da Blazer e o primeiro a direita do carro azul. 4- O Corsa não tem carro a sua direita e está logo depois do carro preto. 5- O carro preto esta entre o Corsa e o carro amarelo. 6- O KA não tem carro algum a esquerda: esta a esquerda do carro verde. 7- A direita do carro verde está o Golf. 8- O Vectra é o segundo carro a direita do carro creme e o segundo a esquerda do carro marrom. 9- O Fiesta é o segundo carro a esquerda do Pálio.

21 Resposta 1- Ka, Azul 2- Mercedes, Verde 3- Golf, Vermelho 4- Blazer, Creme 5- Fiesta, Cinza 6- Vectra, Amarelo 7- Palio, Preto 8- Corsa, Marrom

22 Desafio 2 Se um tijolo pesa 01kg mais meio tijolo, quanto pesa um tijolo e meio?

23 Atividades Livro páginas: 46 e 47 49 51 53 e 54


Carregar ppt "Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google