A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia - 6º Ano DESCULPAS e JUSTIFICATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia - 6º Ano DESCULPAS e JUSTIFICATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia - 6º Ano DESCULPAS e JUSTIFICATIVAS

2 Desculpas e Justificativas
É comum apresentarmos razões para nossas falhas, que nem sempre são boas razões. 1- A falha moral como característica existencial do ser humano Sobre conduta dos seres humanos podem falhar naquilo que se propõe Falha é a desistência voluntária de uma obrigação, lei, ordem, de um regulamento ou de um princípio ético Pode ser considerada uma imperfeição moral. Cometendo falhas estamos sujeitos a sanções.

3 O homem tem que justificar seus atos.
2- Atitudes diante da falha moral ► mentir a respeito do fato; ► negar o valor moral negativo do fato; ► tornar-se indiferente aos fatos de conotações éticas como um todo; ► tornar-se superficial frente ao fato. O homem tem que justificar seus atos. A justificação é a estrutura interna do ato humano Dando justificativas ou dando desculpas ► entre os humanos todos falham, ► cada falha tem uma razão de ser. Só concluímos que a ação praticada foi uma falha moral, depois do ato praticado.

4 As pessoas não percebem sua inadequação; pela reação dos outros é que tomam consciência da incorreção e da culpa. Mesmo sabendo que até certo ponto são culpadas, acham que suas razões são defensáveis e para convencer de que não tiveram culpa, as pessoas geralmente dão uma desculpa. A palavra “desculpa” teve origem século XV: tentativa de tirar a culpa.

5 Agem com razões que lhe parecem justas no momento
Aristóteles já afirmou que as pessoas não agem para falhar, mas sim para acertar. Agem com razões que lhe parecem justas no momento Se todas as falhas têm a sua razão de ser, essa razão pode ser : boa ou má. Boas razões são justificativas - convencem Más razões são desculpas - não convencem que o motivo para falhar foi justo.

6 EXERCÍCIOS 1. Explique o que é: Desculpa Justificativa
2. Analise as situações a seguir e diga se estão sendo apresentadas desculpas ou justificativas. Argumente sua resposta. Ana pisou no pé de Roberto e disse: “ Desculpa, eu não vi!”. Carla não trouxe os deveres feitos e disse: “Chegou visita lá em casa, professor.” Rafael não dividiu o lanche com Yuri e Caio disse: “É porque tem muito pouco.”


Carregar ppt "Filosofia - 6º Ano DESCULPAS e JUSTIFICATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google