Carregar apresentação
1
Primeiros Socorros Conceito:
Conjunto de medidas prestadas, por pessoa leiga a um acidentado ou alguém acometido de mal súbito, antes da chegada ou encaminhamento ao médico.
2
Objetivos do Socorrista
Agir imediatamente à ocorrência de um acidente; Promover maior conforto à vítima; Evitar o agravamento das lesões.
3
Procedimentos Manter a calma;
Manter a vítima deitada, em posição confortável; verificar os sinais vitais do acidentado: pulso, respiração e pupilas; Se tiver vômitos, voltar a cabeça para um dos lados; Desapertar roupas, tirar sapatos, cintos, gravatas etc... Suspeita de fratura não fazer massagem; Acalmar a vítima e não deixa-la ver o ferimento.
4
Como proceder: imobilizar local afetado, não puxar, levar ao médico
Condutas nos casos Luxação: é o deslocamento da extremidade de um osso ao nível de sua articulação. Manifestação: dor violenta, deformação do local, impossibilidade de movimentos. Como proceder: imobilizar local afetado, não puxar, levar ao médico
5
Condutas nos casos Fratura: é o rompimento total ou parcial de qualquer osso, podendo ser fechado ou aberto. Indivíduo apresenta: dor, deformidade do local, movimento anormal ou falta de movimento. O que fazer: colocar a vítima em posição confortável, imobilizar a região da fratura, estancar hemorragias.
6
Condutas nos casos Hemorragia: é a saída de sangue dos vasos sangüíneos para o exterior (externa) ou dos vasos sangüíneos para o interior (internas). Procedimentos: estancar a hemorragia, comprimindo o local com gaze esterilizado ou pano limpo até parar a hemorragia.
7
Condutas nos casos Queimadura: toda lesão de pele ocasionada pelo calor, em qualquer uma das modalidades ( física, química ou térmica). Como proceder: retirar roupa do acidentado com cuidado usar uma tesoura, lavar a área com água ou soro fisiológico, dar água para vítima se estiver consciente.
8
Condutas nos casos Parada respiratória: Por algum motivo o indivíduo deixa de respirar. Procedimentos: Desobstruir vias respiratórias, retirando da vítima dentadura, ou qualquer objeto que possa atrapalhar; Colocar paciente na posição dorsal(deitado) e, com uma das mãos elevar seu pescoço; Co m a outra mão reclinar a cabeça da vítima para trás, afim de deixar sua via aérea superior completamente livre; Aplicar a respiração artificial.
9
Condutas nos casos Parada cardíaca: quando ocorre ausência de batimentos do coração e ausência de pulso arterial. Procedimentos: Colocar a vítima de costas sobre superfície dura e lisa; Coloca-se a mão esquerda aberta, na metade inferior do osso externo da vítima, com a direita apoiada sobre o punho da esquerda; Comprime-se então a região precordial.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.