A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSPORTES; MATÉRIA-PRIMA; ENERGIA; MÃO-DE-OBRA; MERCADO CONSUMIDOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSPORTES; MATÉRIA-PRIMA; ENERGIA; MÃO-DE-OBRA; MERCADO CONSUMIDOR."— Transcrição da apresentação:

1 5 FATORES ESSENCIAIS PARA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL/ LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL EM EUROPA

2 TRANSPORTES; MATÉRIA-PRIMA; ENERGIA; MÃO-DE-OBRA; MERCADO CONSUMIDOR.

3 Transportes Interligam pontos (trazem MP’s, subprodutos; entregam produtos e mercadorias para lojas); Evolução: navios, trens, caminhões e aviões; Europa: amparada em ótima infraestrutura em todas as modalidades de transportes;

4

5

6

7 Matérias-primas Matérias que são transformadas pela indústria;
São naturais ou semimanufaturadas; São renováveis ou não renováveis; A disponibilidade de MP’s é essencial; sua falta implica em maiores gastos com transporte; Existem matérias-primas que perdem peso na industrialização (siderúrgicas -localizam-se perto da fonte) e outras que ganham (fábricas alimentícias - deve se localizar perto do mercado consumidor); Europa: em um geral, pobre em MP”s.

8

9 Energia Séc. XIX: minas de carvão eram fator determinante para localização industrial. Com o desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento dos transportes tal problema foi reduzido; Hoje, apenas siderúrgicas e termelétricas estão próximas de jazidas ou linhas ferroviárias; Os motores a combustão ainda dependem em demasia dos derivados de petróleo; Energia elétrica: produzida mais por usinas nucleares e termelétricas que por hidrelétricas; destaque para energias alternativas como eólica e solar.

10

11

12 Cata-ventos - Andaluzia

13 Mão-de-obra População com elevada capacitação profissional; mão-de-obra cara; Ao instalar uma indústria, um empresário europeu leva em conta a qualificação e o custo da mão-de-obra. Assim ocorre que algumas indústrias vão para países menores; Com a entrada de novos membros na EU, a hora de trabalho caiu ou estabilizou, em virtude dos reduzidos salários dos países ingressantes.

14

15 Mercado consumidor O mercado consumidor pode ser analisado sob o ponto de vista da quantidade (tamanho da população) e da qualidade (seu poder de compra). Quanto a estes, o continente europeu é um dos mais importantes mercados consumidores do mundo; O comércio livre é também um incentivador do maior consumo; Controla 36% do comércio mundial; Maiores mercados consumidores: Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Espanha, dentre outros. Presença de moeda única em boa parte dos países.

16 Preço mão-de-obra Europa
Alemanha US$ 22,00 Holanda US$ 19,59 Suécia US$ 19,29 Reino Unido US$ 16,14 França US$ 15,88 Itália US$ 13,76 Espanha US$ 10,88

17


Carregar ppt "TRANSPORTES; MATÉRIA-PRIMA; ENERGIA; MÃO-DE-OBRA; MERCADO CONSUMIDOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google