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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

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Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR – CODESE COMITÊ GESTOR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO – COGEC NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA DIVERSIDADE - NECAD

2 Programa Projovem Campo Saberes da Terra
RESOLUÇÃO /CD/FNDE Nº 21 DE 26 DE MAIO DE 2008 Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, o qual tem por objetivo promover a reintegração do jovem ao processo educacional, sua qualificação profissional e seu desenvolvimento humano, instituído pela Presidência da República por meio da MP Nº 411, de 28 de dezembro de 2007. PROJETO BASE PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA/2008 A construção de uma política educacional que reconheça as necessidades próprias dos sujeitos, a diversidade e a realidade diferenciada do campo, aliada à construção de uma política nacional de juventude em que os jovens do campo são reconhecidos como sujeitos de direitos, constitui-se na prioridade do atual Governo Federal.

3 Programa Projovem Campo Saberes da Terra/ RN – 2008
Objetivo – Desenvolver Políticas Publicas do Campo e de Juventude,nos Territórios da Cidadania, Sertão do Apodi e Mato Grande, que oportunizem a jovens agricultores (as),excluídos do sistema formal de ensino, à escolaridade em Ensino Fundamental Integrado a Qualificação Social e Profissional e a formação dos educadores do Programa, em nível de especialização e ou extensão universitária em Educação do Campo, através das IPES- UFERSA/UERN.

4 PARA PARTICIPAR NO PROGRAMA O (A) JOVEM PRECISA:
Ser alfabetizado, com domínio de leitura, escrita e noções matemática; Ser agricultor (a) na faixa etária entre 18 e 29 anos; Residir em área rural das regiões de abrangência do Programa, prioritáriamente em municípios localizados em Territórios da Cidadania ; Não ter concluído o Ensino Fundamental; Não está matriculado no Ensino Fundamental.

5 ESTRUTURA CURRICULAR currículo integrado que proporciona o diálogo dos saberes com as diversas áreas das ciências , através dos eixos temáticos articulados ao arco ocupacional da produção rural familiar .

6 EIXOS TEMÁTICOS Agroecologia Ling. códigos e suas Tecnologias
Agricultura Familiar e Sustentabilidade Sistemas de produção e processos de trabalho no campo Economia Solidária Desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial Cidadania, organização social e políticas públicas Agricultura familiar: gênero etnia, cultura e identidade. Agroecologia Ling. códigos e suas Tecnologias Ling. matemática Ciências da Natureza Ciências Humanas

7 ARCO OCUPACIONAL ARCO OCUPAÇÕES PRODUÇÃO RURAL FAMILIAR
1.Sistema de Cultivo 2.Sistema de criação 3. Extrativismo 4. Agroindústria 5. Aqüicultura

8 ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
O Processo de Ensino e Aprendizagem é fundamentado na Pedagogia da Alternância, uma estratégia adequada ao modo de vida do campo, de acordo com o Art. 28 da LDB: I- conteúdos curriculares e metodologias apropriadas ás reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; II- organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar ás fases do ciclo agrícola e ás condições climáticas; III- adequação á natureza do trabalho na zona rural.

9 A fundamentação para os educandos será realizada em quatro blocos de 600h/aula que contabilizará no final do curso no período de dois anos, h/aula. Sendo que h/aula será no tempo escola e 600 h/aula para o tempo comunidade. Contemplando a articulação, dialogo e a complementaridade entre a teoria e a prática.

10 Territórios da Cidadania Mato Grande
e Sertão do Apodi atendem: 31 municípios 1.200 educandos 168 educadores (120 das Áreas do Conhecimento da Rede Pública Estadual e Municipal, 40 Técnicos das Ciências Agrárias e 08 Coordenadores de Turma). ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA NO RN

11 Formação dos Educadores
Universidade Federal Rural do Semi Árido Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Pólos de Realização Mossoró João Câmara

12 Secretaria de Estado da Educação e da Cultura
Gestão Colegiada Secretaria de Estado da Educação e da Cultura Instituições Publicas de Ensino Superior Secretarias Municipais de Educação Comitê Gestor de Educação do Campo (Movimentos Sociais).

13 MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO COMISSÕES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
PARCEIROS UNDIME CONSED MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO COMITÊS FÓRUNS COMISSÕES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

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15 TERRITÓRIO DO MATO GRANDE
O Programa Projovem Campo Saberes da Terra no Território da Cidadania do Mato Grande abrange 16 municípios, 22 turmas, 696 educandos, 88 educadores e 04 coordenadores de turmas.

16 DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO
1ª Natal – 4ª São Paulo do Potengi – 5ª Ceará Mirim 6ª Macau – 8ª Angicos – 16ª João Câmara –

17 DIRED MUNICÍPIOS ATENDIDOS MOVIMENTOS SOCIAIS N° TURMAS Nº DE ALUNOS 1ª Natal Macaiba MST 01 30 4ª São Paulo do Potengi Riachuelo FETRAF 5ª Ceará Mirim Ceará Mirim MST/CANUDOS 02 60 Touros FETRAF/MST 65 São Miguel do Gostoso 35 Maxaranguape MLST Taipu 6ª Macau Galinhos FETARN 32 8ª Angicos Lages Pedro Avelino 16ª João Câmara João Câmara Bento Fernandes Parazinho Jandaira Caiçara do Norte MLST/FETRAF 03 100 Poço Branco

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19 TERRITÓRIO DO SERTÃO DO APODI
O Projeto Projovem Campo Saberes da Terra no Território da Cidadania do Sertão do Apodi abrange a 15 municípios, 18 turmas, 504 educandos, 72 educadores e 04 coordenadores de turma.

20

21 “ Um projeto de educação básica no campo tem de incorporar
“ Um projeto de educação básica no campo tem de incorporar... no currículo do campo os saberes que preparam para a produção e o trabalho, os saberes que preparam para emancipação, para justiça, os saberes que preparam para a realização plena do ser humano como humano”. Miguel Gonzalez Arroyo


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