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A teoria da inovação de ruptura de Christensen

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Apresentação em tema: "A teoria da inovação de ruptura de Christensen"— Transcrição da apresentação:

1 A teoria da inovação de ruptura de Christensen
Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

2 Tecnologia Grandes avanços ou rupturas ao longo da fronteira tecnológica, não são os únicos mecanismos de inovação; Estudo de Clayton Christensen: mercado é o gatilho; Surgem novos mercados!

3 Teoria de Christensen Mudanças geradas pelo surgimento de novos mercados; Necessidades e expectativas muito diferentes; Busca: algo mais simples e barato, procurando atender um conjunto variado de necessidades.

4 Teoria de Christensen Surgimento da ruptura: o que se inicia como um negócio marginal, torna-se comum, usual, e muda as regras em que o usual operava! Inovação de ruptura: surgem numa grande variedade de setores!

5 Evolução da Teoria de Christensen
Duas dimensões de descontinuidade: 1- a ruptura ocorre a partir de um novo conjunto de parâmetros de desempenho, competindo com mercados existentes; 2 – a ruptura ocorre na ausência de consumo.

6 “Dilema do inovador” Dificuldade que os atores já estabelecidos encontram em administrar ao mesmo tempo: - aspectos estáveis (sustentáveis) - aspectos descontínuos (desconstrutores).

7 Algumas fontes de descontinuidade
Surgimento de novos mercados; Surgimento de novas tecnologias; Situações sem perspectiva (mercados maduros); Eventos imprevistos (incertezas); Inovação de modelo de negócio ( comercialização na web); “Linhas falhas”: Fast-food/obesidade; fumar/lugares públicos; novas fontes de energia (eólica).

8 Inovação Importante maneira de assegurar vantagem competitiva;
Maneira segura de defender posições estratégicas; Sucesso: nem sempre é garantido; Ponto crucial: experimentos bem concebidos e controlados!

9 Concretização do processo de inovação
Prospectar e pesquisar cenários internos e externos: identificar e processar sinais potenciais de inovação; Selecionar estrategicamente: mobilização de recursos para alcançar; Fornecer recursos para a opção escolhida;

10 Concretização do processo de inovação
Implementar a inovação: vários estágios de desenvolvimento, até a oferta final; Refletir e revisar: aprender com sucessos e fracassos.

11 A inovação e o cenário global
Globalização: rompimento de barreiras geográficas; Inovação: forte expansão; Geração de conhecimento globalizada; Desafio: gerenciar os mesmos princípios básicos, mas em escala maiores.

12 Inovação no mundo virtual
Símbolo principal: Internet; Revolução da Tecnologia da Informação e Comunicação; Dois conceitos importantes: “excelência” e “alcance”; Disponibilidade de produtos e serviços com excelência, em alcance global; Surgimento de uma nova economia.

13 Inovação e sustentabilidade
Bens, serviços e processos sustentáveis; Fatores de sustentabilidade: ligados a regulamentações; Surgimento de mercados potenciais: produtos orgânicos, novas fontes de energia, etc; Necessidade de gestão integrada.

14 Atuação em redes Participação em redes de inovação: ajuda as empresas a terem novas idéias e combinações criativas; Permite o compartilhamento do saber; Permite trabalhos conjuntos visando aprendizagem; Diluição dos riscos: projetos que podem não dar certo; Permite superação de mudanças no cenários econômico e tecnológico.


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