A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES a) Paulo terminou um determinado trabalho às 13h15min. Em quanto tempo Paulo executou o serviço, sabendo-se que ele iniciou o trabalho quando eram decorridos 4/9 do dia? b) Qual é a fração que corresponde a 5/9 de 3/8 de 4/15?

2 { 3)PROPRIEDADE DAS PROPORÇÕES x + y = 21 4)DIVISÃO PROPORCIONAL
a) Diretamente Proporcional Dividir 56 em partes diretamente proporcionais a 3 e 5. b) Inversamente Proporcional Dividir 72 em partes inversamente proporcionais a 6 e 10. c) Diretamente e Inversamente Proporcional Dividir 108 em partes diretamente proporcionais a 30 e 36, e inversamente proporcionais a 6 e 9. .

3 5)REGRA DE TRÊS Regra Prática: 1º) identificar as grandezas envolvidas; 2º) localizar a incógnita; 3º) atribuir uma seta ( ou ) na grandeza em que se encontra a incógnita; 4º) comparar cada uma das outras grandezas (uma de cada vez) com a grandeza em que se encontra a incógnita. Exemplo Em um canteiro de obras, 4 pedreiros constroem uma casa em 10 dias trabalhando 6 h/d. Quantos pedreiros com 80% da eficiência dos primeiros são necessários para construir 3 casas idênticas à primeira em 10 dias trabalhando 6 h/d?

4 6)PORCENTAGEM a) De uma turma de 50 alunos, 32 foram aprovados em um concurso público. Qual é a percentagem de alunos reprovados desta turma? b) Calcular 35% de 240. c) Quantos por cento sobre o preço de venda corresponde um lucro de 25% sobre o preço de custo? d) Qual é o novo valor de um produto de R$ 70,00, após um aumento de 20%? e) Quanto deve pagar um cliente que adquire um produto de R$ 70,00 com desconto de 20%?

5 II . DICAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO–MATEMÁTICO
1) PROBLEMAS ENVOLVENDO TORNEIRAS Uma torneira enche um tanque de 2,60 m de comprimento, 2,20 m de largura e 80 cm de altura em 5 horas. Uma outra torneira enche o mesmo tanque em 4 horas. Abrindo simultaneamente as duas torneiras, em quanto tempo o tanque estará cheio?

6 2) PROBLEMAS DE VERDADES E MENTIRAS
Três amigas, Tânia, Janete e Angélica estão sentadas lado a lado em um teatro. Tânia sempre fala a verdade, Janete às vezes fala a verdade e Angélica nunca fala a verdade. A que está sentada à esquerda diz: “Tânia é quem está sentada no meio”. A que está sentada no meio diz: “Eu sou Janete”. Finalmente, a que está sentada à direita diz: “Angélica é quem está sentada no meio”. Determinar a posição de cada uma das amigas.

7 3) PROBLEMAS PARA SE RESOLVER DE TRÁS PARA FRENTE
Três amigas, Ana, Joana e Mariana combinaram um jogo que deverá ser realizado em quatro partidas. Foi estabelecido, em comum acordo, que aquela que perder cada partida dobrará os haveres das outras duas. Iniciaram o jogo com moedas e 1 real e só tiveram, no decurso das partidas, somas inteiras de reais. Terminada a última partida, Ana ficou com 8 reais, Joana com 9 reais e Mariana com 10 reais. Quanto possuía cada uma antes do início do jogo?

8 4) PROBLEMAS DIVERSOS Milton tem na gaveta do guarda-roupa 17 pés-de-meia azuis, 11 amarelos, 9 vermelhos, 34 brancos e 2 verdes. As meias estão todas misturadas. Milton pega alguns, às escuras, sem lhes ver a cor. Em quantos lenços deve pegar para ter certeza de conseguir pelo menos dois da mesma cor? b) Os carros de Artur, Bernardo e César são, não necessariamente nesta ordem, uma Brasília, uma Parati e um Santana. As cores dos carros são cinza, verde e azul. O carro de Artur é cinza, o carro de César é o Santana e o carro de Bernardo não é verde e nem Brasília. Determinar as cores da Brasília, da Parati e do Santana.

9 5) SUDOKU 3 1 4 9 5 6 2 8 7

10


Carregar ppt "I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google