A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regras de Funcionamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regras de Funcionamento"— Transcrição da apresentação:

1 Regras de Funcionamento
A Biblioteca Escolar É um espaço de todos e tem como objetivos, formar uma teia de saberes; tornar-se um local de “encontros” e poder criar uma ponte para formar uma sociedade mais esclarecida, criativa e crítica. A BE/CRE oferece-te uma série de oportunidades de conhecimento que te ajudarão a crescer. Para que tal seja possível, é necessário que todos a visitem e aprendam a utilizar as suas regras e diferentes zonas: Recepção e acolhimento – Obtenção de informações. Leitura informal – Leitura de revistas e literatura infanto-juvenil. Consulta e estudo – Consulta livre de documentos e estudo. Audiovisual – Visionamento de vídeos, DVDs, audição de música... Multimédia/Produção de trabalhos – Realização de trabalhos. Estão disponíveis computadores, scaner e impressora. Lúdica – Utilização de jogos didácticos. Regras de Funcionamento Gerais: Neste espaço não se pode comer, beber, ouvir música que não seja a existente na BE, usar telemóveis, chapéu, correr ou fazer barulho. Deve ser mantido o silêncio. Consulta, estudo e leitura informal ou empréstimo: Quando requisitares um livro, não podes sujá-lo, rasgá-lo ou escrever nele e deves sempre cumprir o prazo de entrega combinado (7 dias). Todos os livros de livre acesso, quando forem retirados das estantes não devem ser arrumados por ti, mas sim colocados no carrinho para esse efeito. Como podes encontrar um livro? Como deves ter reparado, os livros encontram-se arrumados em estantes de livre acesso, que estão organizadas e de uma forma especial, separados em grandes temas, segundo a Classificação Decimal Universal (CDU).

2 Comandante Conceição e Silva
Cada livro tem uma etiqueta e em cada etiqueta existe uma cota. O que é uma cota? A cota identifica a escola a que pertence o livro, é composta por um código numérico que indica o assunto (82-3) e pelas 3 primeiras letras do apelido do autor – António Torrado. Como podes encontrar um assunto dentro de um livro? Depois de encontrares os livros sobre o assunto que te interessa, começa a explorá-lo: no seu exterior descobre informações úteis na capa e na contracapa e se houver, na lombada. no seu interior para encontrares a informação que pretendes, consulta as páginas indicadas no sumário e no índice. De acordo com a CDU, o conhecimento humano divide-se em dez classes principais identificadas por números e por cores:  Etiqueta amarelo torrado – Enciclopédias, Dicionários, etc…  Etiqueta amarelo - Filosofia, Religiões, profissões, etc...  Etiqueta laranja – Histórias de encantar/contos, etc…  Etiqueta rosa escuro – Animais (Zoologia), Plantas (Botânica), Astros, Ciências Naturais, etc... Etiqueta cinzenta – Tecnologia, Indústria, etc… Etiqueta rosa – Lengalengas, Adivinhas, trava-línguas, etc… Etiqueta azul – Música, Desporto, jogos, Fotografia, etc… Etiqueta azul escuro – Banda Desenhada.  Etiqueta verde – História, Biografias, Geografia, fundo local, etc… Guião de Utilizador da Biblioteca Ano lectivo 2010/2011 Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Comandante Conceição e Silva Uma biblioteca de todos e para todos EB1 do Alfeite 82-3 TOR 4


Carregar ppt "Regras de Funcionamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google