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ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

2 Creio que há no mundo um mercado para cinco computadores.
UM POUCO DE HISTÓRIA Creio que há no mundo um mercado para cinco computadores. Tomas Watson, Presidente da IBM, 1943 Não há nenhuma razão para que alguém queira ter um computador em casa. Ken Olson, Presidente e Fundador da Digital Equipaments Corp., 1977 640 Kbytes é mais que suficiente para qualquer um. Bill Gates, 1981

3 ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
A arquitetura tradicional é conceituada como a arte ou técnica de projetar e edificar ambientes habitados. Seu maior objetivo é a organização de espaços físicos. Arquitetura da Informação consiste no design de ambientes informacionais compartilhados e resistentes à entropia, que vem a ser o estado de desordem natural de qualquer sistema, na ausência de uma força organizadora. Fonte Wikipedia. Arquitetura da Informação é a ciência de descobrir o que você quer que o seu site faça e então construir um projeto, antes de iniciar sua construção.

4 ATRIBUTOS DA USABILIDADE
É a medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação num contexto específico de uso. ATRIBUTOS DA USABILIDADE Facilidade de aprendizagem Capacidade com que o usuário começa a interagir rapidamente com o sistema logo na primeira vez que o utiliza. Eficiência de uso Grau de produtividade atingido pelo usuário depois que aprendeu a utilizar o sistema. Facilidade de memorização Retenção, capacidade do usuário de voltar a utilizar o sistema após certo tempo sem precisar aprendê-lo novamente. Baixa taxa de erros Medida do quanto o usuário pode ser induzido ao erro pelo sistema e o quanto pode se recuperar do mesmo. Satisfação subjetiva Medida do quanto o usuário se sente feliz de estar utilizando o sistema.

5 ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO DE WEBSITES
O design estrutural de ambientes de informação compartilhados. A combinação dos esquemas de organização, de rotulação, de busca e de navegação dentro de websites e intranets. A arte e a ciência de dar forma a produtos e experiências de informação para suportar a usabilidade. Uma disciplina emergente e uma comunidade de prática focada em trazer princípios do design e arquitetura ao espaço digital.

6 COMPONENTES DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO
Sistema de Organização (Organization System) Determina o agrupamento e a categorização do conteúdo informacional. Sistema de Navegação (Navigation System) Especifica as maneiras de navegar, de se mover pelo espaço informacional e hipertextual. Sistema de Rotulação (Labeling System) Estabelece as formas de representação, de apresentação, da informação, definindo signos para cada elemento informativo. Sistemas de Busca (Search System) Determina as perguntas que o usuário pode fazer e o conjunto de respostas que irá obter.

7 ESQUEMAS DE ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Exata Divide a informação em categorias bem definidas e mutuamente exclusivas com regras claras para incluir novos itens. Indicado quando o usuário sabe exatamente o que está procurando. Alfabeto - Indicado para grandes conjuntos de Informação e público muito diversificado. Tempo - Indicado para mostrar a ordem cronológica de eventos. Localização - Compara informações vindas de diferentes locais. Seqüência - Organiza itens por ordem de grandeza. Indicado para conferir valor ou peso a informação. Ambígua Divide a Informação em categorias subjetivas. Baseia-se na ambigüidade inerente da língua e na subjetividade humana. Não possui regras claras de como incluir novos itens. Assunto - Divide a informação em diferentes tipos, diferentes modelos ou diferentes perguntas a serem respondidas Tarefa - Organiza a informação em conjuntos de ações. Usado muito em software transacionais. Raramente utilizado sozinho na Web. Público Alvo - Indicado quando se deseja customizar o conteúdo para cada público-alvo. Metáfora - Utilizado para orientar o usuário em algo novo baseado em algo familiar. Normalmente limita muito a organização. Híbrido - Reúne 2 ou mais esquemas anteriores. Normalmente causa confusão ao usuário.

8 SISTEMA DE NAVEGAÇÃO NAVEGAR Navegar é alcançar um destino que está fora do alcance do campo de visão do ponto de partida. Para alcançar seu destino, o navegador se orienta através de instrumentos e pontos de referência que determinam a sua posição e a direção a seguir. NAVEGAR NA WEB A navegação em hipertextos é análoga a navegação em espaços físico. Para se movimentar o usuário precisa de orientação, caso contrário ele se perde. No mundo físico existe uma infinidade de pontos de referências que o usuário utiliza para se orientar (árvores, rios, montanhas, estrelas, placas, etc.). Em um website, ao contrário, esses pontos de referência não existem. Assim, ao se projetar um website, é necessário criar um sistema de navegação para estabelecer pontos de referência e uma sinalização que oriente o usuário.

9 SISTEMA DE ROTULAÇÃO

10 SISTEMA DE BUSCA Anéis de sinônimos podem ser utilizados para corrigir erros comuns de digitação, como a falta de acentos.

11 ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Definir os objetivos do site Coletar as opiniões dos clientes ou parceiros Organizá-las em uma ordem de importância balanceada e coerente Ter tudo documentado Definir o público alvo Organizar o site em páginas de conteúdo e funções. Escolher os programas gráficos Estabelecer os grids de layouts Desenhar esboços Fazer simulações Preparar-se para a construção do site

12 IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
(AI ou IA - Information Architecture ) É a planta de um site, sobre a qual todos os outros aspectos são construídos - forma, função, metáfora, navegação, interface, interação e design visual. Iniciar a análise da Arquitetura da Informação é a primeira coisa que se precisa fazer quando se projeta um site. A Arquitetura da Informação garante uma boa “usabilidade” ou seja, facilidade de uso. A arquitetura da informação oferece um conjunto de procedimentos metodológicos para auxiliar desenvolvedores nos processos de organização, armazenamento, representação, navegação, recuperação, apresentação e distribuição e disseminação da informação.

13 DEFINIR OS OBJETIVOS DO SITE
Fazer perguntas Qual é a missão e o propósito da organização? Quais são os objetivos de curto-prazo e de longo-prazo do site? Quais são os públicos-alvo? Por que as pessoas irão visitar o seu site? Filtrar as respostas Documento de design: Objetivos do site

14 DEFINIR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Definir o público-alvo Criar cenários Análise competitiva Documento de design: públicos-alvo, cenários e análise competitiva

15 CONTEÚDO DO SITE Identificar o conteúdo e os requisitos funcionais Agrupar e rotular o conteúdo Documento de design: conteúdos e funções

16 ESTRUTURA DO SITE Explorar a metáfora Metáforas organizacionais Metáforas funcionais Metáforas visuais Esculpir Definir navegação Documento de design

17 DESIGN VISUAL Grids de layout Esboços de design e modelos de página Documento de design

18 CONTEÚDO DO SITE Agora que você já sabe sobre o que será o seu site e para quem ele é, você está pronto para determinar o que ele irá conter. O ponto desta parte do procedimento da arquitetura da informação é colecionar as peças para criar a estrutura e organização do site. 2 perguntas importantes: Quais componentes de conteúdo o site precisa? Quais tipos de funcionalidade serão requeridas?

19 ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO - ESTRUTURAÇÃO
A ESTRUTURAÇÃO incorpora a noção de partes interligadas de informações permitindo aos usuários navegar através da rede resultante. A INFORMAÇÃO é fornecida não só por que está estocada em cada nó, mas também porque os nós ligados uns aos outros formam caminhos por meio do qual se obtém informação. Quando uma rede de dados interligados contém gráficos, som, textos, vídeo, animação, a estrutura resultante é chamada de hipermídia. O objetivo da estruturação é oferecer informação suficiente para que os visitantes decidam facilmente onde ir: mas não a ponto de ficarem sobrecarregados de informações e confusos, ou de serem levados para onde não querem ir. Na frontpage e páginas internas é fundamental equilibrar a quantidade de informação (opções disponíveis) aos visitantes. Arquitetura da Informação é regra básica para estruturar uma Aplicação web

20 Dicas para o arquiteto de informação:
Pesquisar exaustivamente sobre o assunto a ser desenvolvido; Examinar os objetivos comerciais, institucionais ou serviços; Avaliar como está organizada a empresa do ponto de vista da informação; Avaliar se a estrutura empresarial está ajustada aos objetivos comerciais ou apenas à hierarquia organizacional; Avaliar se os processos que buscam informação satisfazem os consumidores, futuros visitantes. Lembrar que visitantes são detetives dispostos a vasculhar dezenas de páginas para encontrar o que procuram; Identificar as principais categorias de informação que a organização trabalha; Agrupar o conteúdos (documentos, páginas, folders, etc) em cada categoria para refletir os objetivos da Aplicação web.


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