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Institucionalização do Processo Avaliativo: Experiências Nacionais em Andamento Elizabeth Moreira dos Santos Sonia Natal DENSP/ENSP 2006.

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1 Institucionalização do Processo Avaliativo: Experiências Nacionais em Andamento Elizabeth Moreira dos Santos Sonia Natal DENSP/ENSP 2006

2 De onde estamos falando Envolvimento em ambas iniciativas; Campo da prática reflexiva; Compromisso com a mudança do setor público; Compromisso com a equidade e justiça social.

3 De que estamos falando De qual avaliação? De que institucionalização?

4 Avaliação como Intervenção Aborda efeitos de intervenções, tecnologias ou políticas; Modifica organizações; Reproduz ou produz valores sociais.

5 Avaliação como intervenção: Usos Melhoria da intervenção Melhoria da intervenção Prestação de Contas Produção de Conhecimento Produção de Conhecimento

6 Institucionalização: Contexto Institucionalização: Contexto Processos técnicos globalizados; Objetos ou sujeitos da ação globalizados; Processos avaliativos globalizados; Regulação de qualidade e rendimento globalizados.

7 Institucionalização: Contexto situacional das iniciativas: ABS Institucionalização: Contexto situacional das iniciativas: ABS Necessidades identificadas: Linguagem comum em M&A; Linguagem comum em M&A; Uso de M&A como Uso de M&A como ferramentas de gestão; ferramentas de gestão; Identificar o que funciona e o que não funciona-Boas práticas. Identificar o que funciona e o que não funciona-Boas práticas. Estratégias: EAD; EAD; Rede de Formadores; Sistema de monitoramento; Rede de Formadores; Sistema de monitoramento; Centros colaboradores (PM); cursos de aperfeiçoamento; especialização e MP; Centros colaboradores (PM); cursos de aperfeiçoamento; especialização e MP; Inquéritos nacionais; acompanhamento dos indicadores do pacto; avaliações formativas; Inquéritos nacionais; acompanhamento dos indicadores do pacto; avaliações formativas; Eval de resultado e impacto. Eval de resultado e impacto.

8 Institucionalização: Contexto situacional das iniciativas: DST/AIDS Institucionalização: Contexto situacional das iniciativas: DST/AIDS Necessidades identificadas: Linguagem comum em M&A Uso de M&A como ferramentas de gestão Identificar o que funciona e o que não funciona-Boas práticas Estratégias:: Oficinas curtas em M&A; EAD Rede de Avaliadores Internos Sistema de monitoramento; Cursos de especialização e MP; Sítios de excelência; capacitações específicas; inquéritos nacionais; sentinelas; Eval de resultado e impacto.

9 Institucionalização: Prática normativa ou Tradução Tradução Tradução Processo de mobilização e interligamento de práticas e discursos heterogêneos na produção de um consenso a respeito de um ou vários objetos. Processo de mobilização e interligamento de práticas e discursos heterogêneos na produção de um consenso a respeito de um ou vários objetos. Segundo Callon, a tradução envolve os movimentos de: Problematização; Sensibilização - linteressement; Enredamento; e Mobilização de Aliados. Segundo Callon, a tradução envolve os movimentos de: Problematização; Sensibilização - linteressement; Enredamento; e Mobilização de Aliados.

10 Lições aprendidas: Problematização Combinam a prioridade de institucionalizar M&A no país com a necessidade de identificar perguntas avaliativas específicas que sejam respondidas por meio de estudos estratégicos especiais. Combinam a prioridade de institucionalizar M&A no país com a necessidade de identificar perguntas avaliativas específicas que sejam respondidas por meio de estudos estratégicos especiais. Triangulação academia, serviços, OSC Triangulação academia, serviços, OSC

11 Lições aprendidas: Sensibilização Eixo estratégico, fortalecimento técnico específico descentralizado, é necessário clarificar expectativas e competências estaduais e municipais Eixo estratégico, fortalecimento técnico específico descentralizado, é necessário clarificar expectativas e competências estaduais e municipais Moeda de troca de identidades na mudança da cultura avaliativa proposta, ainda há o predomíneo do monitoramento. Moeda de troca de identidades na mudança da cultura avaliativa proposta, ainda há o predomíneo do monitoramento.

12 Lições aprendidas: Enredamento Negociação do papel dos avaliadores internos e de suas relações com os avaliadores externos Negociação do papel dos avaliadores internos e de suas relações com os avaliadores externos Negociação do papel dos avaliadores externos Negociação do papel dos avaliadores externos Responsabilidades e representatividade: juri ou juiz Responsabilidades e representatividade: juri ou juiz

13 Lições aprendidas: Lições aprendidas: Mobilização de Aliados Identificação dos sistemas de aliança: setorial, multisetorial; nacionais e interncionais, OSCs Identificação dos sistemas de aliança: setorial, multisetorial; nacionais e interncionais, OSCs Qualidade da iniciativa: Avaliação formativa e de resultado Qualidade da iniciativa: Avaliação formativa e de resultado

14 Não me preocupo com o que já foi feito mas com o que teremos que fazer Marie Cury


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