Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCaio Andrade Brunelli Alterado mais de 8 anos atrás
1
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira
2
O que é Aprendizagem?
3
Aprendizagem é... Construir conhecimento; Elaborar uma representação pessoal sobre um determinado conteúdo ou objeto da realidade. Mudança de comportamento.
4
Aprendizagem por condicionamento Conexão entre o estímulo e a resposta
5
Aprendizagem por cognição Relação do sujeito com o mundo externo em um processo de organização de informações em uma relação entre idéias (conceitos) e o que abstraímos de nossa própria experiência.
6
A mudança no processo de Aprendizagem Com base no contexto vivido, é possível fazer a crítica dos valores decadente, bem como dos novos valores, afim de alcançar o que se almeja para aquela determinada sociedade e naquele tempo específico.
7
Aprendizagem Mecânica Com pouca ou nenhuma associação com os conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
8
Aprendizagem Significativa Ser relevante Articular-se com seus conhecimentos anteriores
9
A aprendizagem precisa ser mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça, realmente, algum sentido para o educando, que seja de seu interesse, satisfaça suas necessidades e o prepare para o mundo de hoje.
10
Quando simples informação se transforma em Conhecimento? “...transformar informação em conhecimento exige, antes de tudo, critérios de escolha e seleção, dado que o conhecimento (ao contrário da informação) não é cumulativo, mas seletivo.” (Cortella, 2008)
11
Conhecimentos Os conhecimentos resultam de um processo de construção interno, através do qual pensamos e refletimos sobre o que desejamos conhecer.
12
Teorias do Conhecimento: Empirismo e Racionalismo Para o empirismo, a fonte do conhecimento é a experiência sensível. Para o racionalismo, a fonte do conhecimento verdadeiro é a razão operando por si mesma.
13
Senso comum ou Saber científico?
14
Toda aprendizagem escolar implica sempre esforço e atenção concentrada. Para que os alunos realizem este esforço de estudar e aprender, será preciso que encontrem na matéria significados e valores que dêem sentido a tal esforço e justifiquem, psicologicamente, o dispêndio de suas energias físicas e mentais. CAMPOS (1987, p. 112)
15
O valor da aprendizagem escolar está justamente na capacidade de introduzir os alunos nos significados da cultura e da ciência por meio de mediações cognitivas e interacionais promovidas pelo professor. (LIBÂNEO, 2003. Pg 28)
16
Fontes de Pesquisa ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação – 2. ed. – São Paulo: Moderna, 2003; BOCK, Ana Maria Mercês Bahia. Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia. – 13. ed. – São Paulo: Saraiva, 2005; CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 1987; CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002; CORTELLA, Mário. Não nascemos prontos. Provocações filosóficas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008; GROSBAUM, Marta Wolak. Progestão: como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola? Módulo IV. Brasília: CONSED – Conselho Nacional de Educação, 2001; LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente – 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003 – (Coleção Questões da Nossa Época,v.67); QUEIROZ, Tânia Dias. Dicionário prático de pedagogia. -2.ed. – São Paulo: Rideel, 2008; ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Aprender tem que ser gostoso...- Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
17
Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.