Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Prevenção Porfirias agudas
2
Descubra o que está ocasionando suas crises!
Lembre-se: Um portador de Porfiria pode passar a vida toda sem desenvolver uma crise. Para que uma crise aconteça é necessário um ou mais fatores que podem e devem ser evitados. Atenção a esses fatores! Descubra o que está ocasionando suas crises!
3
Evite Medicamentos porfirinogênicos Infecções Atividade física extenuante Stress Consumo de álcool e fumo Jejum dentre outros cuidados
4
Medicamentos porfirinogênicos
Os Medicamentos são uma das principais causas das crises de Porfirias Agudas (Porfiria ALA Desidratase, Porfiria aguda intermitente, Coproporfiria hereditária e Porfiria variegata). Uma crise é uma situação grave, que pode ser fatal. É muito Importante identificar e evitar prescrever medicamentos que possam desencadear ou agravar uma crise. Caso não haja nenhuma indicação de medicamento seguro, devem ser bem avaliandos riscos/benefício, e feito um acompanhamento clínico e bioquímico (níveis de PBG e ALA).
5
São proibidos para pacientes com porfirias agudas, anticonvulsivantes, bloqueadores dos canais de cálcio, metoclopramida, alguns sedativos, antibióticos, antifúngicos e hormônios. Veja as listas no site da ABRAPO
6
ATENÇÃO! Medicamentos bastante utilizados, mas de uso proibido para pacientes com Porfirias Agudas
DIPIRONA Dipirona sódica ou Matamizol ou ainda Metilmelubrina, derivado pirazolônico, medicamento antiinflamatório não-estereoidal (AINE) de uso restrito na maioria dos paises, mas extremamente popular no Brasil é comercialmente conhecida pelos nomes Dipidor®, Novalgina®, Neosaldina®, Lisador®, Nolotil®, Conmel®, dentre outros, até também pelo próprio nome Dipirona®. BUSCOPAN COMPOSTO (Dipirona sódica + butilescopolamina) DRAMIN (Dimenidrinato) PLASIL (Metoclopramida)
7
As Listas de Medicamentos Não são uma garantia, mas uma orientação para a escolha de medicamentos, uma vez que a sensibilidade de cada pessoa às drogas é extremamente variável. A responsabilidade da prescrição é do médico e pode ser discutida com o paciente. Contém denominações genéricas e marcas utilizadas nos paises de referencia. Alguns medicamentos não disponíveis no mercado desses paises não constam das listas o que não significa que sejam ou não porfirinogênicos.
8
A partir do site da ABRAPO clique nos links e imprima as listas
A partir do site da ABRAPO clique nos links e imprima as listas. Consulte sempre duas ou mais e se houver divengências não use o medicamento (a não ser que seja absolutamente imprescindível, e mesmo assim, somente com a devida atenção médica e controle).
9
com medicamentos seguros (ver listas).
As infecções “de qualquer tipo” podem desencadear crises de Porfirias agudas e devem ser prontamente tratadas com medicamentos seguros (ver listas).
10
Atividade física extenuante, Stress
Evite o esgotamento físico e mental! Conheça seus limites e não os ultrapasse!!! Dedique uma parte de seu tempo ao lazer como fator anti stress.
11
Álcool e fumo Não consuma bebidas alcólicas
em qualquer circunstância, Não fume! mesmo em pequena quantidade!
12
A nutrição desempenha um papel importante durante e fora das crises.
Junto com os Medicamentos porfirinogenicos, as dietas para emagrecimento tem sido um dos grandes fatores de exacerbação de crises.
13
A alimentação deve ser regular, três refeições e três lanchinhos ao dia, com planejamento individual dependendo da idade, sexo, atividade, tipo de porfiria e intensidade das crises. Comendo porções menores em intervalos menores você terá uma fonte constante de energia, o que diminuirá a possibilidade de super produção de porfirinas. Ver “alimentação rica em carboidratos”
14
Hidratação Uma boa hidratação é muito importante e pode ser feita
com água sucos chás
15
E faça exercícios... Alguma coisa dentro de suas possibilidades, sem exageros.
Os exercícios farão você ganhar músculos e ajudarão na queima de calorias.
16
Lembre: Nunca fique em jejum!!!
Isso estimulará a produção de porfirinas
17
Referencias: http://www. porphyriafoundation
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.