A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segundo Reinado (1870 – 1889).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segundo Reinado (1870 – 1889)."— Transcrição da apresentação:

1 Segundo Reinado (1870 – 1889)

2 Fatos Importantes do Segundo Reinado:
1870 1871 1872 1873 1875 1885 1888 1889

3 Informação sobre o mundo
- 1870 - Fim da guerra do Paraguai; - Publicação do manifesto republicano, no Rio de Janeiro*; - A partir de 1870, o eixo econômico do país começa a se deslocar do nordeste para o sudeste. O café torna-se o principal produto agrícola de exportação do país, superando o açúcar, o tabaco, o algodão e o cacau. * O Manifesto Republicano surgiu na primeira edição do jornal carioca A República, sendo assinado por homens como Aristides Lobo, Saldanha Marinho, Rangel Pestana e Quintino Bocaiúva. Propunha que a república fosse a forma de governo compatível com a política dominante no continente americano. Informação sobre o mundo

4 Informação sobre o mundo
- 1871 - É estabelecida a Lei do Ventre Livre* * Lei Barão de Rio Branco ou Lei do Ventre Livre: toda criança negra era livre, mas deveria trabalhar pelo tempo que o senhor de escravos o sustentava, ou seja, o senhor o sustentava até os 9 anos então, trabalhava até os 18 anos, nenhum escravo foi beneficiado por essa lei, pois antes foi abolida a escravidão; Informação sobre o mundo

5 - 1872 - Em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento no Brasil.

6 - 1873 - Fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), na convenção de Itu, em São Paulo.

7 - 1875 - Fundação do diário Província de São Paulo, que em 1890 passou a se chamar O Estado de São Paulo.

8 Informação sobre o mundo
- 1885 - Começam a chegar imigrantes ao Brasil em larga escala, vindos principalmente da Itália e Espanha, para trabalhar em fazendas produtoras de café. - É estabelecida a Lei dos Sexagenários;* * Lei Saraiva Cotegire ou Lei dos Sexagenários: escravos acima de 60 anos eram libertados, mas não tinha esta expectativa de vida nem para os brancos. Mas mesmo se o escravo vivesse até ai e fosse saudável não tinha como provar sua idade, se o negro fosse já doente essa lei seria ótima para o escravocrata. Informação sobre o mundo

9 - 1888 - Promulgação da Lei Áurea, declarando extinta a escravidão no Brasil* * Lei Áurea: a Princesa Isabel numa ausência de D. Pedro II, decreta o fim da escravidão. A Lei Áurea não indenizava os cafeicultores cariocas com a perda dos escravos, eles então, transformaram-se nos republicanos de última hora, os Republicanos de 14 de maio;    Assim, o Império perde o apoio dos senhores do café escravistas, ou seja, perde o apoio dos barões escravagistas cariocas, perde o alicerce social que o apoiava, isto é, perde o último sustentáculo de apoio da Monarquia e conseqüentemente a Monarquia cai. Imagem

10 - 1889 - Fim do império. Proclamação da República, instalando-se um governo provisório.

11 O MANIFESTO REPUBLICANO
Se houver, pois, sinceridade ao proclamador da soberania nacional, cumprirá reconhecer sem reservas que tudo quanto ainda hoje pretende revestir-se de caráter permanente e hereditário no poder está eivado do vício da caducidade, e que o elemento monárquico não tem coexistência possível com o elemento democrático. É assim que o princípio dinástico e a vitaliciedade do Senado são duas violações flagrantes da forma tem de ser forçosamente, além da origem de opressão no interior, a fonte perpétua da hostilidade e das guerras com os povos que nos rodeiam. Perante a Europa passamos por ser uma democracia monárquica que não inspira simpatia nem provoca adesão. Perante a América passamos por ser uma democracia monarquizada, aonde o instinto e a força do povo não podem preponderar ante o arbítrio e a onipotência do soberano. Em tais condições pode o Brasil considerar-se um país isolado, não só no seio da América, mas no seio soberania nacional, e constituem o principal defeito da Carta de 1824. ... A nossa forma de governo é, em sua essência e em sua prática, antinômica e hostil ao direito e aos interesses dos estados americanos. O nosso esforço dirigi-se a suprimir este estado de cousas, pondo-nos em contato fraternal com todos os povos, e em solidariedade democrática com o continente de que fazemos parte.

12 Proclamação da República
- A Primeira República ou República Velha tem como início a data de 1889, com a declaração da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca, e finaliza na data de 1930, quando o presidente Washington Luís é deposto pelos militares, e Getúlio Vargas assume a presidência. A República de Espada: Assim foi denominado o período de 1889 até 1894, quando os militares governaram o país. Governo Provisório de Deodoro ( ): O Marechal Deodoro foi o 1º Presidente do Brasil, governando o país de 1889 até Em 1891, entrou em vigor a 1º Constituição Republicana. Sofrendo forte oposição, Deodoro renuncia em 1891.

13

14 - 1871 (mundo) Guilherme é proclamado imperador da Alemanha;
Os termos de paz impostos à França, vencida na guerra Franco-prussiana, provocam uma revolta popular. É implantado, então, um governo revolucionário – a Comuna de Paris – que acaba com os privilégios e distinções de classes e institui o ensino gratuito e obrigatório, o controle do preço dos alimentos e a distribuição da renda em sistema cooperativo. Após 72 dias, a Comuna é derrotada por tropas conservadoras francesas e estrangeiras. Mais de 20 mil revolucionários são executados.

15 (mundo) O alemão Karl Benz conduz, com sucesso, o primeiro automóvel a gasolina por ele inventado. A Conferência de Berlim partilha a África entre as potências européias.

16 O triciclo de Carl Benz é considerado o primeiro automóvel da história
 O triciclo de Carl Benz é considerado o primeiro automóvel da história. Criado em 1885 na Alemanha, tinha um motor monocilíndrico horizontal de 580 cm3 e 0,7 cv. de potência. Considerado uma verdadeira obra-prima da engenharia no final do século passado, este modelo original pertence ao Museu da Mercedez-Benz, na Alemanha.

17 (mundo) Acontece a unificação italiana, com a integração dos diversos estados e reinos da península itálica. Após a Revolução Liberal de 1848, intensificam-se os ideais italianos de união do território. Enquanto o grupo Jovem Itália (formado pela média burguesia e pelo proletariado) defende um estado republicano, o Risorgimento (integrado pela alta burguesia) luta por uma monarquia liberal. Em 1861, Vittòrio Emanuèle II, soberano de Piemonte-Sardenha, é proclamado rei da Itália. Em 1870 o país se consolida com a conquista de Roma.


Carregar ppt "Segundo Reinado (1870 – 1889)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google