A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro."— Transcrição da apresentação:

1 Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro de 1823. “Julgarmos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os países do continente americano, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia […]” Prof Claudinei Perencin

2 Big Stick O Big Stick (em português: "Grande Porrete") foi o slogan usado pelo presidente Theodore Roosevelt para descrever o estilo de diplomacia empregada como corolário da Doutrina Monroe, a qual especificava que os Estados Unidos da América deveriam assumir o papel de polícia internacional no Ocidente. "fale com suavidade e tenha à mão um grande porrete" As intenções desta diplomacia eram proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina. Estas ideias levaram à expansão da U.S. Navy e a um maior envolvimento nas questões internacionais.

3 Doutrina Truman A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos, em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter a expansão do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista. "defender o mundo livre contra a ameaça comunista"

4 Doutrina Bush A Doutrina Bush é um termo utilizado para descrever uma série de princípios relacionados com a política externa do presidente George W. Bush, declarou como resultado dos atentados de 11 de setembro de 2001. Em 2002, o presidente Bush divulgou o documento "A estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos". Este documento apresenta as estratégias político-militares que passaram a ser adotados pelo país em nome da defesa nacional, frente às ameaças a que poderiam estar sujeitos o território e o povo norte-americano. O documento declara a intenção dos Estados Unidos em agir militarmente, por conta própria e decisão unilateral em nome do direito de autodefesa, de maneira preventiva e antecipada: atacar antes e perguntar depois.

5 A Pax Americana é um termo latino referindo-se a hegemonia norte-americana no mundo. Também indica o período de relativa paz entre as potências ocidentais e outras grandes potências do fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, coincidindo com a atual dominação econômica e militar dos Estados Unidos da América, em estreita colaboração com a ONU. Este conceito coloca os EUA no moderno papel que poderia ter o Império Romano em sua época (Pax Romana) e o Império Britânico no século XIX (Pax Britannica) para um papel de "polícia do mundo". O resultado são incursões militares dos EUA para combater as ações hostis aos interesses norte-americanos e dos países aliados.

6 Situações atuais Dificuldades dos EUA em manter a presença de tropas no exterior e políticas de ocupação territorial EUA como polícia internacional – condenação x necessidade (expectativa internacional) Dificuldades recentes de uma retomada mais vigorosa do crescimento econômico, pós crise financeira de 2008 A emergência de uma grande economia concorrente: a economia chinesa

7 Situações atuais Reaproximação com Cuba normalizando as relações entre os dois países Reabertura de embaixadas Provável fim do embargo comercial Tentativa de reaproximação do governo brasileiro com os EUA Carência de capitais para investimentos Necessidade de maiores exportações brasileiras para ampliar o saldo comercial

8

9

10

11 Regionalização dos EUA:
Nordeste – maior concentração urbano-industrial, jazidas de ferro e carvão, criação de ovinos Sul – petróleo, gás natural, turismo, cinturão do algodão e cultivos tropicais Meio-oeste – cinturões do trigo e milho, Bacia do Mississipi-Missouri e centros industriais Oeste – pecuária bovina e extração de minérios Pacífico – cultivos irrigados, indústria aeronáutica e naval e tecnopolos

12 Com o fim da URSS os EUA passam a se configurar como única potência militar. Ao mesmo tempo o país se mantém como a maior economia mundial, apesar de um relativo declínio diante do maior crescimento de outras economias, como a chinesa. Na defesa de seus interesses estratégicos e econômicos no mundo, os EUA passam a exercer uma política externa caracterizada por maior intervencionismo militar no exterior.

13 3A) grande capacidade produtiva instalada com mão-de-obra qualificada e enorme poderio militar
3B) a economia norte-americana é muito competitiva, suas empresas investem em muitos países e com seu poderio militar consegue realizar intervenções militares em muitos locais distantes de seu território.

14 A (FUVEST) O croqui da década de 1960 mostra a realidade da divisão do mundo nesse momento salientando o mundo subdesenvolvido, especialmente no sul e os dois blocos rivais da Guerra Fria: o mundo ocidental capitalista e o mundo oriental socialista. O croqui da década de 1990 mostra o mundo globalizado com vários pólos de influência regional e destaque para a rede de influência de algumas metrópoles globais.

15 E A B D


Carregar ppt "Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google