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Barómetro Regional da Qualidade

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Apresentação em tema: "Barómetro Regional da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Barómetro Regional da Qualidade
Reunião do Painel de Especialistas 06 de Dezembro de 2006 medir qualidade

2 Agenda medir qualidade Apresentação e descrição do projecto.
Funções do Painel de Especialistas. Calendarização de actividades. Proposta de modelo, eixos e dimensões a integrar no Barómetro. Validação do modelo, eixos e dimensões. Sugestão de indicadores a integrar nas dimensões. Intervalo. Valoração de Eixos. Valoração de Dimensões. Próximas etapas.

3 Inovar / Coordenar / Medir
qualidade Apresentação e descrição do projecto Fazer Aprender Educar Conhecer Cumprir Simplificar Qualificar Reconhecer Inovar / Coordenar / Medir O Barómetro Regional da Qualidade (BRQ) integra-se no âmbito da implementação da Estratégia Regional para a Qualidade (ERQ), aprovada pela Resolução n.º 276/2005, de , do Governo Regional.

4 Apresentação e descrição do projecto
medir qualidade Apresentação e descrição do projecto O Barómetro Regional da Qualidade constitui uma das acções estruturantes da ERQ, a ser implementada na 1ª Fase do Plano de Acções.

5 Apresentação e descrição do projecto
medir qualidade Apresentação e descrição do projecto Objectivo do Barómetro Implementar um conjunto de indicadores (de desempenho e de percepção) que permitam: Aferir a situação actual da qualidade na Região Autónoma da Madeira (RAM). Quantificar e monitorizar o impacto das acções implementadas. Apontar trajectórias quantificadas de progresso.

6 Desenvolver uma cultura de medição contínua da qualidade na RAM!
medir qualidade Apresentação e descrição do projecto Desenvolver uma cultura de medição contínua da qualidade na RAM!

7 Funções do Painel de Especialistas
medir qualidade Funções do Painel de Especialistas Ajudar a identificar os indicadores que irão integrar o BRQ. Comentar e validar modelos, eixos, dimensões e protocolos de recolha de indicadores. Valorar eixos, dimensões, e indicadores. Contribuir para normalização de indicadores.

8 Funções do Painel de Especialistas
medir qualidade Funções do Painel de Especialistas Dar parecer sobre os diversos instrumentos de notação e planos de amostragem, propostos pela equipa consultora, a efectuar no âmbito da recolha de informação para os indicadores de percepção. Emitir parecer sobre o relatório final de projecto a apresentar ao Governo Regional.

9 Funções do Painel de Especialistas
medir qualidade Funções do Painel de Especialistas

10 Calendarização de actividades
medir qualidade Calendarização de actividades FASE Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Formatação do Barómetro Recolha de Informação Tratamento da Informação Análise e Interpretação dos Resultados Elaboração de Relatório Final Apresentação dos Resultados Proposta de datas para reuniões do Painel de Especialistas: 06 de Dezembro de 2006 02 de Fevereiro de 2007 21 de Maio de 2007

11 Proposta de modelo, eixos e dimensões
medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões Modelo do Barómetro constituído por... 6 Eixos de Análise. 28 Dimensões de Estudo. 100 indicadores de suporte. Um indicador final agregado: IQR Um indicador final agregado de Qualidade de Vida: IQVR 10 Análises Sectoriais Complementares.

12 Modelo de Excelência EFQM
medir qualidade Da Organização para uma Região.... Modelo de Excelência EFQM

13 Modelo Malcolm Baldrige (EUA)
medir qualidade Da Organização para uma Região.... Modelo Malcolm Baldrige (EUA)

14 Modelo Proposto para o Barómetro Regional da Qualidade (IQR)
medir qualidade Modelo Proposto para o Barómetro Regional da Qualidade (IQR) Pessoas Organizações Produtos e Serviços Satisfação de Partes Interessadas Resultados Chave de Desempenho Infraestrutura de Suporte à Qualidade na RAM Meios Resultados

15 Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)
medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Qualificações Emprego Atitude Cultura e Conhecimento da Qualidade

16 Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)
medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Qualificações Envolvimento

17 Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)
medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Qualificações Entidades com Qualificações

18 Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)
medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões TIC Sustentabilidade Ambiental Habitação Saúde Educação Abertura ao Exterior Empreendedorismo Inovação Turismo Apoio Social

19 Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)
medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Colaboradores Turistas Residentes

20 Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)
medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Bem Estar Económico da População Turismo Coesão Segurança Sinistralidade Saúde Acessibilidades

21 Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)
medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Validação pelo Painel de Especialistas do Modelo, Eixos e Dimensões e Perspectivas de Análise Sectorial propostos

22 Estudos complementares
medir qualidade Estudos complementares Condução, com base em bateria comum de indicadores, das seguintes análises sectoriais: Coesão, Segurança e Apoio Social; Cultura, Lazer e Desporto Inovação e Empreendedorismo Bem Estar Económico Turismo Educação Sustentabilidade Ambiental TIC Habitação, Transportes e Acessibilidades Saúde

23 Satisfação de Residentes
medir qualidade Índice de Qualidade de Vida Coesão, Segurança e Apoio Social Cultura, Lazer e Desporto Bem Estar Económico Educação Sustentabilidade Ambiental TIC Habitação, Transportes e Acessibilidades Saúde IQV Emprego Satisfação de Residentes

24 Sugestões de Indicadores
medir qualidade Sugestões de Indicadores Identificar: Redundâncias Lacunas em lógica de permuta!

25 Intervalo medir qualidade
Using this PowerPoint break timer This PowerPoint slide uses images, custom animation, and timing to provide a countdown timer that you can use in any presentation. When you open the template, you’ll notice that the timer is set at 00:00. However, when you start the slide show, the timer will start at the correct time and count down by 1-minute intervals until it gets to 1 minute. At that point, it will count down in two 30-seconds intervals to 00:00. To insert this slide into your presentation Save this template as a presentation (.ppt file) on your computer. Open the presentation that will contain the timer. On the Slides tab, place your insertion point after the slide that will precede the timer. (Make sure you don't select a slide. Your insertion point should be between the slides.) On the Insert menu, click Slides from Files. In the Slide Finder dialog box, click the Find Presentation tab. Click Browse, locate and select the timer presentation, and then click Open. In the Slides from Files dialog box, select the timer slide. Select the Keep source formatting check box. If you do not select this check box, the copied slide will inherit the design of the slide that precedes it in the presentation. Click Insert. Click Close.

26 Valoração de Eixos medir qualidade
1. Distribuir 100 pontos pelos 6 eixos que integram o BRQ. Exemplo: Eixo pontos Eixo pontos Eixo pontos Total pontos

27 Valoração de Eixos medir qualidade
2. Efectuar uma segunda valoração com recurso ao Método AHP (Analytic Hierarchy Process) Preencher parte superior da matriz, comparando os Eixos dois a dois. A leitura é feita por linhas. Os critérios de pontuação são: Ex: o Eixo A é muito mais importante que o Eixo B (5) e muito menos importante que o Eixo C (1/5). 9 – extremamente mais importante 7 – muitíssimo mais importante 5 – muito mais importante 3 – moderadamente mais importante 1 – Igualmente importante A B C 5 1/5 1/9

28 Valoração de Dimensões
medir qualidade Valoração de Dimensões Distribuir 100 pontos pelas dimensões que integram cada eixo. Exemplo: Dimensão pontos Dimensão pontos Dimensão pontos Total pontos

29 Valoração de Dimensões
medir qualidade Valoração de Dimensões No caso concreto das dimensões Infraestruturas de Suporte à Qualidade e Resultados Chave de Desempenho efectuar valoração com recurso ao Método AHP.

30 Valoração das Dimensões
medir qualidade Valoração das Dimensões Preencher parte superior da matriz, comparando as dimensões duas a duas. A leitura é feita por linhas. Os critérios de pontuação são: Ex: a Dimensão A é muito mais importante que a Dimensão B (5) e muito menos importante que o Eixo C (1/5). 9 – extremamente mais importante 7 – muitíssimo mais importante 5 – muito mais importante 3 – moderadamente mais importante 1 – Igualmente importante A B C 5 1/5 1/9

31 Próximas etapas medir qualidade
Até 31 de Dezembro, sugerir introduções/alterações à bateria de indicadores. A equipa consultora envia por mail, até 29 de Janeiro, a listagem final dos indicadores e a proposta de instrumentos de notação (inquéritos a realizar aos turistas, residentes e colaboradores). Reunião no dia 02 de Fevereiro, às 14h30, para validação e normalização e valoração dos indicadores que irão integrar o BRQ, validação e valoração do modelo de suporte ao IQV e validação dos instrumentos de notação para recolha dos indicadores de percepção.

32 Contactos medir qualidade
Os contributos, questões ou outros assuntos relacionados com o projecto deverão ser canalizados através dos seguintes s (enviar em simultâneo): João d’ Orey (Qual) Telemóvel: Catarina Quinto (Qmetrics) Telefone:


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