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Objectivos Caracterizar a Região Autónoma da Madeira

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Apresentação em tema: "Objectivos Caracterizar a Região Autónoma da Madeira"— Transcrição da apresentação:

0 A Caminho da Excelência – O caso da Região Autónoma da Madeira
Isabel Catarina Rodrigues Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia da Região Autónoma da Madeira

1 Objectivos Caracterizar a Região Autónoma da Madeira
Enquadrar a aposta e iniciativas em curso dinamizadas pelo Governo Regional, no sentido de afirmar estrategicamente a qualidade enquanto vector central de desenvolvimento da Região

2 Definição e Caracterização da Região Autónoma da Madeira
A Região Autónoma da Madeira é composta pelas Ilhas: Madeira (736 Km2), Porto Santo (42,17 Km2), Desertas (14,23 Km2) e Selvagens (3,62 Km2), Encontrando-se a sua capital, Funchal, a cerca de 980 quilómetros de Lisboa. População residente: pessoas Densidade populacional de /Km2. Fluxo turístico de turistas/dia.

3 Definição e Caracterização da Região Autónoma da Madeira
Em termos económicos, a Região é caracterizada por: forte especialização no sector dos serviços, 64% o turismo é a indústria de maior importância na ilha. A sua oferta hoteleira é composta por camas distribuídas por cerca de 60 hotéis, dos quais: oito de 5 estrelas, vinte de 4 estrelas, treze de 3 estrelas e o restante distribuído por outras categorias. A atractividade da Região tem-se centrado: nas condições naturais favoráveis (clima, paisagem, flora e o mar), na qualidade da oferta.

4 Os desafios para o séc. XXI
Numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e de coesão interna, a política a desenvolver no período vai no sentido: do reforço da capacidade de afirmação da economia regional em áreas de especialização estratégicas; da superação de debilidades e insuficiências da base económica e social. Para que tal possa ser atingido são necessárias transformações estruturais, obedecendo a três grandes objectivos: reforçar a competitividade e o posicionamento geo-estratégico da economia madeirense; promover o emprego e a empregabilidade do potencial humano; assegurar a melhoria da qualidade de vida e preservar os valores ambientais.

5 Actividades Desenvolvidas no âmbito da Qualidade na Região Autónoma da Madeira
Conselho Regional da Qualidade É o órgão de consulta e informação do Governo Regional O CRQ é composto por: Representantes da Vice-Presidência e Secretárias Regionais Representantes das organizações associativas dos agentes económicos, dos trabalhadores, das autarquias e do ensino O CRQ é presidido pelo Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira

6 Actividades Desenvolvidas no âmbito da Qualidade na Região Autónoma da Madeira
Metrologia – Laboratório de Metrologia da Madeira O laboratório de metrologia dispõe de equipamentos que permitem efectuar o controlo metrológico de vários instrumentos de medição (IM): Massas Instrumentos de Pesagem Manómetros Conjuntos de Medição de Abastecimento de Combustíveis Contadores de Tempo Taxímetros

7 Actividades Desenvolvidas no âmbito da Qualidade na Região Autónoma da Madeira
Pró-Q Madeira – atitude de Qualidade Dinamização da Qualidade Semana da Qualidade 2001 Ano da Qualidade 2002 Acções de Dinamização da Qualidade 2003 Acções de Qualidade Vocacionadas para Laboratórios Programa da Qualidade em parceria com o IPQ Dinamizadores da Qualidade em Serviços Públicos

8 Actividades Desenvolvidas no âmbito da Qualidade na Região Autónoma da Madeira
Candidatura ao Prémio Europeu da EFQM para a Administração Local e Regional A DRCIE é a entidade a nível do Governo Regional com competências ao nível da Qualidade Projectos a decorrer: Acreditação do Laboratório de Metrologia da Madeira Certificação da Direcção de Serviços da Indústria Projecto “Formulários/Serviços On-Line” Apresentação de candidatura aos reconhecimentos “E-Goverment” e “ Comitted to Excellence” da EFQM

9 Actividades Desenvolvidas no âmbito da Qualidade na Região Autónoma da Madeira
Acções de melhoria a implementar no âmbito da candidatura á EFQM Acção de Melhoria 1: Desenvolver de planeamento e de definição da estratégia Acção de Melhoria 2: Medir o desempenho e estabelecer objectivos de melhoria Acção de melhoria 3: Implementar o Sistema de Gestão da Qualidade Para além destas acções procedeu-se à implementação das acções relacionadas com: Definir e divulgar a Missão, a Visão e os Valores: Usar a formação para reforçar competências dos colaboradores e a satisfação do cidadão Auscultar os colaboradores, traçar objectivos e medir o seu desempenho

10 Estratégia Regional para a Qualidade
Plano Estratégico de Desenvolvimento da Qualidade na Região Autónoma da Madeira Estratégia Regional para a Qualidade Missão: “Desenvolver um Plano Estratégico que visa colocar a Região Autónoma da Madeira na Liderança da Qualidade em Portugal num horizonte temporal de cinco anos”

11 Plano Estratégico de Desenvolvimento da Qualidade na Região Autónoma da Madeira
Diagnóstico da Situação Actual Existência de um microclima favorável na RAM Os principais aspectos críticos identificados nos esforços de implementação da qualidade assentam essencialmente na dificuldade em Partilhar, comungar e trocar experiências Compatibilizar necessidades de uma mudança com a história e tradição Evitar uma certa proliferação de entidades e iniciativas, carecendo, por vezes, de uma visão de conjunto e de uma perspectiva integradora Conseguir que os agentes económicos assumam, por si sós, uma maior aposta concertada no desenvolvimento da qualidade na RAM

12 Plano Estratégico de Desenvolvimento da Qualidade na Região Autónoma da Madeira
Barómetro Regional da Qualidade Realização de um conjunto de acções de benchmarking dentro e fora da região Criação de um “Fórum da Qualidade” Educação Cívica para a prevenção do ambiente, da paisagem e do ordenamento do território Formação de um número adequado de especialistas em matéria da gestão da qualidade Realização de “Olimpíadas da Qualidade” em escolas da região. Condução de estudo global sobre o estado da qualidade, ambiente e segurança nas empresas e na administração pública da RAM, com realização de diagnósticos integrados em Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalho. Lançamento de um programa de simplificação e revisão integrada do quadro legal em vigor na RAM. Reforçar a eficácia e eficiência dos sistemas de fiscalização de cumprimento da legislação e regulamentação ao nível da qualidade, segurança e saúde do trabalho, e ambiente (incluindo aspectos de gestão e ordenamento do território). Modernização e simplificação da Administração Publica, através da implementação de lógicas de workflow, com a digitalização progressiva da informação entrada nos serviços e sua circulação entre serviços através de meios electrónicos. Promover a certificação de produtos. Criação de um sistema de Reconhecimento de Boas Práticas na RAM em Qualidade, Ambiente, e Segurança e Saúde do Trabalho. Preparação de Directório Regional que identifica “Quem é Quem na Qualidade ao nível da RAM”. Criação de um gabinete de coordenação da qualidade na RAM. Definir e dar a conhecer documento com identificação de princípios básicos e linhas orientadoras da qualidade na RAM. Criar programa de inovação centrado no desenvolvimento de novos produtos/serviços.

13 Plano Estratégico de Desenvolvimento da Qualidade na Região Autónoma da Madeira
A RAM possui condições ímpares para se continuar a afirmar através de um modelo de desenvolvimento cujo motor consiste num Turismo de Excelência A RAM deve assumir como prioritário o combate a um certo isolamento que decorre da sua insularidade A RAM deve promover nas suas gentes a criação de uma cultura da qualidade, exigência, optimismo e cooperação

14 Conclusões A Qualidade é um processo continuo que exige o envolvimento e motivação de todos Deste modo é essencial que nos empenhemos em todo este processo para que a Região Autónoma da Madeira possa ser efectivamente uma Região de Qualidade, a caminho da Excelência

15 “Se não sabemos para onde vamos todos os ventos são favoráveis.
Um mapa de nada nos servirá, se não sabemos para onde queremos ir.” ditado chinês


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