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Hidrovias Estímulos para o maior uso das hidrovias –mais embarcações –Mais portos fluviais –Eclusas (ampliação dos trechos navegáveis em rios de planalto)

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Apresentação em tema: "Hidrovias Estímulos para o maior uso das hidrovias –mais embarcações –Mais portos fluviais –Eclusas (ampliação dos trechos navegáveis em rios de planalto)"— Transcrição da apresentação:

1 Hidrovias Estímulos para o maior uso das hidrovias –mais embarcações –Mais portos fluviais –Eclusas (ampliação dos trechos navegáveis em rios de planalto) –Instalação de terminais intermodais Destaques –Hidrovia Madeira- Amazonas –Hidrovia Tocantins- Araguaia –Hidrovia do Paraguai –Hidrovia do São Francisco –Hidrovia Tietê- Paraná –Sistema Rio Jacuí- Lagoa dos Patos

2 Navegação Marítima: O Brasil possui um litoral extenso e muitos portos Falta de navios –Estímulos para a indústria naval Deficiências portuárias –Modernização e maior eficiência nos portos Dificuldade de acesso aos portos –Melhoria de acesso utilizando vários modais

3 SUAPE

4 PECEM

5 Porto de Itaqui

6 Porto de Tubarão

7 Porto de Santos

8 Navegação de cabotagem: Realizada junto a costa, acompanhando o litoral Importante para o comércio interno Transporte intermodal: É aquele que integra vários meios de transporte Possibilita otimizar os custos e flexibilizar os trajetos

9 Transporte aéreo Apresenta forte crescimento no Brasil após a estabilização da economia (tanto no transporte de passageiros como de cargas) Grande número de aeroportos Poucas empresas de transporte aéreo – falta competitividade Necessidades: –Qualificação da mão-de-obra –Aperfeiçoamento nos sistemas de segurança –Melhoria de infraestrutura dos aeroportos Novos terminais de passageiros e de cargas Novas pistas para pouso e decolagem Novos aeroportos em situações de congestionamento

10 Exercícios 1.C 2.Bacias do Amazonas, do Paraguai, do Paraná, do São Francisco e o sistema Jacuí-Lagoa dos Patos 3.C 4.A maioria dos rios do Brasil é de planalto e os rios de planície estão distantes das áreas mais carentes de transporte. Além disso, a falta de uma eficiente política de investimentos nesse setor. 5.Rapidez, a possibilidade de chegar a áreas de difícil acesso e a integração de regiões com grande distância

11 6.Esse aeroporto permite escoar parte da produção eletro- eletrônica da Zona Franca de Manaus 7. Falta de eficiência nos investimentos para sanar seus problemas e custo elevado devido à reduzida competitividade no setor 8.C 9.Gerenciamento mais adequado e medidas mais eficazes para segurança e redução dos seus custos, além da desmilitarização do controle do tráfego aéreo 10. O aumento do número de voos e passageiros não foi acompanhado pela expansão da infraestrutura aeroportuária e pelo aumento do número de controladores de voo. Ocorreram mais acidentes e atrasos de voos, além de congestionamento nos aeroportos.


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