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Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação
Prof. Ranieri Marinho de Souza

2 Sistema Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Exemplos: Sistema de Telecomunicações; Sistema Urbano; Sistema Bancário, etc.

3 Sistema (conceitos) Um sistema pode ser composto por diversos sub-sistemas para facilitar seu entendimento e gerenciamento. Sub-sistema: sistema menor que possui seus próprios elementos e fazem parte de um sistema maior.

4 Sistema (conceitos) Sistema Urbano Sistema de Saúde
Sistema de transporte Sistema de Eletricidade Sistema de Esporte e Cultura Sistema de Saúde Sistema de Água e Esgoto Sistema Urbano

5 Tipos de sistemas Sistema Fechado: não dependem e não sofrem influência de fatores externos. Exemplos: Relógio, máquina. Sistema Aberto: depende e sofre influência de fatores internos e externos a ele. Exemplos: Sistemas biológicos, sistemas sociais.

6 Estruturação sistêmica
Sistema de Informação: É todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada que tenham por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades. Permite ainda: Manter o fluxo de informações; Criar relacionamentos entre os sub-sistemas (departamentos).

7 Sistema de Informação Gerencial
Conjunto de tecnologias que disponibilizam os meios necessários à operação do processo decisório em qualquer organização por meio do processamento dos dados disponíveis.

8 Sistemas de Informação
Formato Os sistemas de informação dependem dos recursos humanos, de hardware, software, bancos de dados e redes para executar atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento e controle. Saída Entrada Processamento

9 Recursos Humanos Analistas de sistemas, programadores e usuários finais.

10 Recursos de Hardware Computadores, monitores, unidades de disco, impressoras, leitores óticos.

11 Recursos de Software Softwares de sistemas, aplicativos e procedimentos(help).

12 Bancos de Dados (matéria prima do SI)
Alfanuméricos, imagens, textos, auditivos,

13 Estruturação sistêmica
Dados: Conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada. Informação: São os dados organizados e classificados para suprir um objetivo específico.

14 Recursos de Rede Meios de comunicação, processadores de comunicações, acesso a redes e software de controle. Ex. Internet, Intranet, Wireless, Redes locais.

15 Produtos de informações
Relatórios administrativos e documentos empresariais utilizando texto e demonstrativos gráficos, respostas em áudio e formulários em papel.

16 O Sistema Aberto Empresa
Sistema Empresa Processamento Entradas Matéria-prima Trabalhadores Equipamentos, etc. Saídas Produtos, Bens ou Serviços Ambiente Economia Recursos Naturais Política Concorrência Leis, Conceitos e Padrões Sociedade Tecnologia

17 Os maiores problemas para a tomada de decisões são:
Disponibilidade da informação; Rapidez de degradação de informação. Só um Sistema de Informação pode manter uma base concreta para um bom processo de tomada de decisões. Decisões bem tomadas = Estabilidade.

18 Tecnologia da Informação
Base estrutural para um ambiente onde os dados possam ser corretamente coletados e as informações corretamente processadas e distribuídas em toda a organização.

19 Classificação de Sistemas
Nível de Responsabilidade de decisão Sistemas Empresariais Básicos Sistemas de Automação de Escritório Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Suporte a Decisão Sistemas de Suporte Executivo Sistemas Especialistas Quantidade de pessoas envolvidas

20 Subsistemas do SIC “Sistema de Informação Contábil”
Orçamentos e projeções Custos e preços de venda Contabilidade por Responsabilidade Centros de Lucro e Unidades de Negócio Acompanhamento do negócio Análise de balanço Análise de fluxo de caixa Gestão tributária Contabilidade Geral Correção Monetária Integral Contabilidade em outras moedas Consolidação de balanços Valorização de inventários Controle patrimonial Área Gerencial Área de análise Área legal/fiscal Sistema de Informação Contábil

21 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
Evolução natural dos primeiros SPT Sintetiza em consultas e relatórios os inúmeros dados gravados pelos SPT no SGBD Fornece suporte à tomada de decisão para problemas rotineiros, problemas cotidianos

22 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos: Fornecer aos administradores uma visão das operações regulares da empresa Melhorar a eficiência operacional da organização Foco no controle

23 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
Características: Suportam o nível tático (gerentes) Fornecem consultas e relatórios gerenciais padronizados, pré-agendados e pré-estipulados Dados em tempo real

24 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
Exemplos de relatórios: Regulares: relatório mensal de vendas De exceção: consultar os vendedores que não atingiram a meta mínima De problema: listar vendas canceladas por falta de produto Relatórios = documentos impressos, consultas em telas, documentos, planilhas, gráficos...

25 Assinale a opção correta, no que concerne aos sistemas de informação gerencial.
A) Nos sistemas de informação gerencial, o processo de tomada de decisão é facilitado pela conversão de informações em dados brutos. B) A construção de um banco de dados constitui, por si só, um sistema de informação gerencial. C) Embora seja de extrema importância para a administração mercadológica, o sistema de informação gerencial não é adequado a outras áreas da administração, como a de produção e a financeira. D) Sistema de informação gerencial é aquele em que são geradas informações que subsidiam e apóiam o processo decisório.

26 Quanto ao sistema de informações gerenciais (SIG), assinale a opção correta.
B. O termo gerencial está voltado a todo o processo administrativo, mas, em termos de SIG, volta-se prioritariamente às funções de planejamento e controle. C. Dado é um elemento em sua forma bruta que não permite por si só que os administradores compreendam determinadas situações e tomem decisões. D. A vantagem de uma organização ter um SIG bem estruturado e implementado é a redução da dependência da habilidade dos executivos em tomar decisões.

27 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Problemas estruturados: Variáveis conhecidas Dados relevantes conhecidos Pouco Julgamento e Avaliação Exemplo: quando fazer pedido de qual produto e para qual fornecedor? Computador resolve sozinho

28 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Problemas não-estruturados: Não há definição clara Nem todas as variáveis são conhecidas Dados indisponíveis Ex: por que as vendas do produto “x” caíram? Qual produto devemos investir mais para ter maior retorno?

29 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Processo Decisório Análise e identificação da situação Desenvolvimento de alternativa Comparação entre as alternativas Classificação dos riscos de cada alternativa Escolher a melhor alternativa Execução e avaliação

30 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
São sistemas informatizados interativos que proporcionam ao usuário um acesso fácil a modelos decisórios e dados a fim de dar apoio a atividades de tomada de decisão semi-estruturadas ou não-estruturadas

31 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Características Bastante interativos Interface amigável Grande flexibilidade de formatos de relatórios e consultas Apóiam o executivo em todas as etapas do processo decisório

32 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Componentes: Base de conhecimento Modelos Interface com usuário

33 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Base de dados Grande quantidade de dados Dados históricos Comumente DW e Data marts Uso intensivo de ferramentas OLAP Mais modernos utilizam Data Mining

34 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Simulações Utilizam modelos Modelos são representações/abstrações da realidade Possibilita ao gestor trabalhar com hipóteses (e se?) Mais barato que tentativa e erro

35 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Objetivos Ajuda/apoio a tomada de decisões não usuais de gestores e executivos Aumentar a eficiência das decisões tomadas Aumentar o conhecimento sobre a situação que exige uma decisão

36 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
NÃO resolvem o problema sozinhos; exigem bastante envolvimento de quem os opera NÃO são utilizados para problemas estruturados Gestor deve ter cuidado para focar no problema e não em “sintomas”

37 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Classificação: Communication-driven SSD - suporta mais de uma pessoa compartilhando uma tarefa Data-driven SSD- ênfase no acesso a manipulação de dados internos e as vezes externos da organização Document-driven - SSD manipula informação desestruturada disponível em documentos de diversos formatos (imagem, som, texto) Knowledge-driven - SSD provê expertise armazenado como fatos, regras ou procedimentos para resolver problemas Model-driven - SSD ênfase em modelos e simulações com base nos dados informados pelo usuário

38 SADG – Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo
Problemas sérios geralmente envolvem mais de uma pessoa para serem resolvidos Reuniões convencionais não são eficientes: Hierarquia dos participantes atrapalha Nem todas as idéias são explanadas Nem todos participam

39 SADG – Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo
Cada participante da decisão formula suas próprias idéias e simulações e posta seus resultados SADG armazena todas as idéias postadas pelo grupo e converge para uma decisão final Nenhuma idéia deixa de ser registrada Anonimato pode ser interessante

40 Outros Sistemas Sistema especialista – conta com uma base de dados sobre um assunto (domínio) específico com diversas situações/hipóteses para problemas e suas prováveis soluções Groupware - ambientes de colaboração completos e, geralmente, construídos sobre sistemas de correio eletrônico e ferramentas de automação de escritório


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