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Tarefas da dependência relativa

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Apresentação em tema: "Tarefas da dependência relativa"— Transcrição da apresentação:

1 Tarefas da dependência relativa
Conquista do Concernimento

2 Teoria do Amadurecimento Tarefas do Bebê
Dependência absoluta Dependência relativa Início das funções mentais e da desilusão (desmame)  Transicionalidade Criação externalidade O uso do objeto Estágio Eu Sou conquista concernimento Integração dos instintos Integração da destrutividade Integração Alojamento psique no corpo Início relações objetais A constituição do si-mesmo

3 Teoria do Amadurecimento
Tarefas da dependência absoluta Tarefas da mãe Integração Alojamento psique no corpo Início relações objetais Constituição do si-mesmo Início das funções mentais e da desilusão (desmame)  Holding Manejo Previsibilidade Confiabilidade

4 Teoria do Amadurecimento
Tarefas da dependência relativa Tarefas da mãe Início das funções mentais e da desilusão (desmame) Transicionalidade Criação externalidade O uso do objeto Conquista concernimento Integração dos instintos Integração destrutividade Sustentar situação no tempo Sobreviver

5 Tarefas Bebê Mãe Precisa se adaptar a destrutividade que faz parte de sua natureza (APM96,97) Amadurecido o bebê passa a ser mais exigente e a se irritar com as falhas Raiva como reação Sobrevivência Sustentar situação no tempo

6 “ o objetivo dos cuidados maternos não está limitado ao estabelecimento da saúde na criança, mas inclui o fomento de condições para a experiência mais rica possível, com resultados a longo prazo na profundidade e valor crescentes do caráter e personalidade do indivíduo”. CM 63 “mesmo quando as experiências iniciais são boas, tudo o que foi conquistado tem de ser consolidado com o decorrer do tempo...as coisas não tem essa simplicidade”. CM 120 “ a posição depressiva é algo absolutamente inerente ao desenvolvimento do bebê humano, exceto por surgir apenas quando o desenvolvimento do bebê individual está indo bem e a integração foi conseguida, e uma pessoa no ambiente está fornecendo uma relação contínua”. GE 36

7 “no processo de integração, os impulsos para atacar e destruir e os impulsos para
dar e compartilhar estão relacionados, atenuando uns os efeitos dos outros. O treino coercitivo não utiliza esse processo integrador da criança”. CM 108 “para a vida em familia é muito importante que a posição depressiva tenha sido alcançada em bases suficientemente sólidas – e pessoais – para que o individuo possa dar vez também ao estado de espírito da família...” PaP 160

8 - Concernimento É a conquista do amadurecimento que acontece em algum momento durante a segunda metade do primeiro ano de vida do bebê e, se tudo corre bem, é confirmada aos 5 anos.(PaP356,357) Conceito usado para responder três perguntas: quando, como e sob que condições um bebê passa do incompadecimento para o concernimento (PaP 359) características da pessoa que alcançou o concernimento: capacidade para relacionamento interpessoal (ver PaP 355)

9 Concernimento: é um conceito derivado da redescrição do conceito kleiniano de posição depressiva (ver PaP 358 e 359). Divergências: Klein tratava os acontecimentos do concernimento como iniciais e não considerou a relevância do ambiente. Winnicott: necessário tarefas amadurecimento serem conquistadas para que bebê possa lidar com a complexidade de sustentar a ansiedade e a esperança por um período de tempo (ver PaP 357).

10 Estágio do concernimento
Estágio inserido no período da dependência relativa, época em que inicia contato com mundo externo (BM26) Conquista a consciência do si-mesmo, torna-se parte do mundo. Capaz de relacionar-se com o mundo e de contribuir para com ele. Entrada no estágio deve ser considerada como abertura para outros desenvolvimentos.

11 Estágio do concernimento
É necessário que o ambiente permaneça sensível às necessidades variáveis do bebê ao longo do estágio É fundamental presença de um ambiente simplificado (estável e confiável). Retornar a estágios anteriores é necessidade e condição para que aconteça renovação da confiança e o amadurecimento prossiga.

12 concernimento “gradativamente, no desenvolvimento sadio, a criança torna-se autônoma e é capaz de assumir responsabilidade por si mesma, independente de um apoio altamente adaptativo. Existe ainda, naturalmente, vulnerabilidade no sentido de que um fracasso ambiental grosseiro pode resultar na perda da nova capacidade do indivíduo de manter a integração na independência”. BR 177

13 Conquista do concernimento
Chave para a compreensão do relacionamento da pessoa com a externalidade. Por quê? Conquista do concernimento equivale a conquista da capacidade para sentir culpa saudável, reagir à perda de modo organizado e a deprimir-se como saúde. Bebê passa de um estado de incompadecimento para um estado de ser concernido. (PaP 307). “a capacidade para sentir e expressar tristeza marca um estágio no desenvolvimento da personalidade e da capacidade de uma criança para estabelecer relações sociais” ( PD 10) Culpa 6 meses a 5 anos. Destrutividade dos 6 meses aos dois anos. ( PaP 230,231)

14 Conquista do concernimento
Características do estágio: anterior a dominância genital, inicia-se na época do desmame. Relacionamento dual: (APM 32, APM 160, NH 92, NH 176, CM 207) Usa linguagem análoga a digestão porque a elaboração dos acontecimentos do concernimento é tão complexa quanto a digestão (PaP 356) e para mostrar que isso se realiza à margem do entendimento intelectual (NH 97, CM 101)

15 Condições para a conquista do concernimento
Fase anterior sem demasiados problemas (PaP 357) Noção de tempo, da percepção da diferença entre fato e fantasia e da integração. (Pap 370) Capacidade para brincar. (PaP , 372 e 221,222)

16 Fatos e Fantasias Bebês têm fantasias (PaP 121,122; CM 58,59,90)
“início do reconhecimento de que existem idéias, fantasias, elaboração imaginativa da função, idéias e fantasias relativas ao fato, mas que não devem se confundidas com o fato”. (PaP 361,362) Bebês têm fantasias (PaP 121,122; CM 58,59,90) Não é “fantasia imaginada, mas sim [a] totalidade da realidade psíquica ou pessoal da criança, certa parte dela consciente, mas a maior parte, inconsciente, e, ainda, incluindo aquilo que não é verbalizado, imaginado ou ouvido de maneira estrutural, por ser primitivo e próximo das raízes quase fisiológicas das quais brota” (EXP, 56)

17 Fatos e Fantasia mãe favorece ou não ao bebê adquirir capacidade para separar fatos e fantasias, se se mantiverem calmas e ilesas. Mas, se tornam tudo confuso para ele se agirem com o bebê zangado como se ele fosse realmente perigoso (CM 69) mãe humaniza as forças retaliatórias (CM 106, 107) “existe uma luta constante no individuo, ao longo de toda a vida, para distinguir o fato da fantasia, a realidade externa da psíquica, o mundo da fantasia”. (GE 107) No processo terapêutico (PaP 219, 220)

18 Se tudo corre bem... Destrutividade é integrada e reconhecida como pessoal (APM 96,97) Destrutividade é isolada da alimentação e usada nas experiências em que precisa ser usada. Se destrutividade não é integrada, torna-se fonte de dificuldades para a pessoa. (PaP 291 e PD 94, 97)

19 Bebê é uma unidade - Mãe é uma pessoa
alcança ambivalência ansiedade em relação ao objeto e a si-mesmo conquista concernimento reparação integra instintos e destrutividade adquire ambiente interno tolera tudo o que há em sua realidade interna

20 Círculo benigno O que é ? PaP 365 NH 176, 92 Quando é rompido PaP 366

21 Concernimento Conquista do concernimento leva a transformação de uma parte da agressividade em fenômenos clínicos: pesar, culpa ou reações físicas (PaP291).

22 Concernimento Importância da conquista: delimitador fundamental para a definição do tipo de trabalho analítico a ser realizado, e em especial para o término da análise (ver PaP 216, 356 e 373).

23 “quando um paciente que esteve inteiramente dependente começa a progredir novamente, será necessário que o analista compreenda muitíssimo bem a posição depressiva, e também o desenvolvimento gradual rumo a primazia do genital, bem como da dinâmica dos relacionamentos interpessoais, tanto quanto o anseio por alcançar a independência a partir da dependência” (PaP 276).

24 “O conceito da posição depressiva é geralmente aceito como de grande valor tanto para o trabalho analítico propriamente dito quanto nas tentativas de descrever o processo de desenvolvimento normal. Nas análises que realizamos podemos alcançar a culpa relativa a idéias e impulsos agressivos e destrutivos, e podemos perceber o anseio por realizar reparações surgindo à medida que o paciente torna-se capaz de reconhecer, tolerar e conter o sentimento de culpa. Mesmo havendo outras raízes para a criatividade, a possibilidade de fazer reparação fornece um importante vínculo entre o impulso criativo e a vida vivida pelo paciente. A manutenção da capacidade de fazer reparações vinculadas à culpa pessoal é um dos passos mais importantes no desenvolvimento de um ser humano saudável...” PAP 156,157


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