A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

2 O QUE É? Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

3 A definição tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar-se.

4 O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.

5 Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo

6 O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem" representada pelos atores teatrais no palco. O termo é também sinônimo de celebridade.

7 Pode-se definir também personalidade por um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo sistema psicológico de um indivíduo, outra definição seria: a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente.

8 Mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais.

9 A estrutura da personalidade é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo, é a organização global que dá consistência e unidade à conduta.

10 A psicanálise afirma que esta estrutura está formada, como base, por volta dos 4 ou 5 anos; Piaget coloca que a personalidade começa a se formar muito mais tarde, entre 8 e 12 anos.

11 Os conteúdos desta estrutura da personalidade estão relacionados com as vivências concretas do indivíduo no seu meio social, cultural, religioso, etc.

12 Caráter É um termo que os teóricos preferem não usar devido à diversidade de usos existentes, para designar os aspectos morais dos indivíduos. Eventualmente, podemos encontrá-lo na referência a reações afetivas, ou, mais comumente, para designar aquilo que diferencia um indivíduo de outro, a marca pessoal de alguém.

13 Temperamento Deve ser entendido como uma alusão aos aspectos da hereditariedade e da constituição fisiológica que interferem no ritmo individual, no grau de vitalidade ou emotividade dos indivíduos. Pode-se dizer que os indivíduos têm uma quantidade de energia vital, amior ou menor, que dará a tonalidade de seus comportamentos. Ex. Mais calmo, mais agitado.

14 Teorias da Personalidade
Determinismo Ambiental – “Tábula Rasa” – O homem vai adquirindo estrutura e conteúdo pela estimulação do meio, pelas inúmeras situações de aprendizagem que compõem o cotidiano e a vida inteira. O homem é pensado como passivo e reativo

15 Teorias da personalidade
Hereditariedade - O ambiente atua sobre uma base biológica, o organismo. Há uma estrutura biológica que determina o desenvolvimento físico e a modelagem de comportamento.

16 As inúmeras concepções de personalidade, os diferentes modos de compreender sua estrutura e funcionamento refletem a diversidade de concepções filosófica sobre o que é o homem, o que é a ciência.

17 As diferentes teorias são diferentes recortes de um mesmo homem, que pensa, sente, age, se autoconhece e se transforma. Não há uma teoria que englobe todos os conhecimentos acumulados nesta área de estudo e suopere esta diversidade.

18 Necessidades do ser humano
1) De relacionamento (p/ assegurar o cuidado mútuo, a compreensão) 2) De transcendência ( capacidade de raciocinar, imaginar, criar, - p/ superar sua natureza animal, instintiva) 3) De Segurança (solidariedade, fraternidade) 4) De Identidade ( desenvolver seu potencial) 5) De orientação (p/ pautar sua conduta)

19 A personalidade de cada um desenvolve-se de acordo com as “oportunidades” e condições que a sociedade oferece. Se a sociedade faz exigências contrárias à propria natureza humana – por exemplo – não lhe oferecendo as condições de se desenvolver enquanto ser criativo, de segurança – frustra e determina a alienação de sua condição humana.


Carregar ppt "PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google