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Projeto Supervisionado de Análise e Engenharia de Software

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Apresentação em tema: "Projeto Supervisionado de Análise e Engenharia de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Supervisionado de Análise e Engenharia de Software
Lições Aprendidas Sistema de Rastreamento Veicular para Auxilio no Atendimento de Ocorrências Policiais 15 de maio de 2009 1 1

2 Sumário Fase de Iniciação Release 1 Release 2 Release 3 Release 4 2 2

3 Sumário Fase de Iniciação Release 1 Release 2 Release 3 Release 4 3 3

4 Fase de Iniciação Gerente : Emmanuel Associado ao produto Definição do projeto e do produto Sistema de Rastreamento Veicular para o Auxilio do Atendimento de Ocorrências Policiais Associado ao Projeto Termo de Abertura do Projeto

5 Pontos Positivos Participação ativa de todos os integrantes do projeto Brain Storn bem dirigido

6 Pontos Negativos Dificuldade de definir o escopo do projeto Ausência de apoio de um profissional especializado no assunto Baixo conhecimento em testes de software Tempo restrito para aprender o assunto Falta de tempo para as reuniões presenciais

7 Recomendações para os próximos projetos
Designar no máximo duas pessoas para a equipe de configuração Limitar a edição dos documentos aos membros da equipe de configuração Utilizar msn e s para simular reuniões presenciais Fazer reuniões stand up ao fim de cada aula para definir o que precisa ser feito

8 Sumário Fase de Iniciação Release 1 Release 2 Release 3 Release 4 8 8

9 Release 1 Gerente : Juliana Associado ao produto Autenticação e Gerenciamento de Usuário que usarão o Sistema de Rastreamento Veicular para Auxilio ao Atendimento de Ocorrências Associado ao Projeto Desenvolvimento dos requisitos funcionais RF01 e RF08

10 Feadback Pontos Positivos
Participação de todos os membros da equipe no planejamento Feadback

11 Pontos Negativos Demora para começar a desenvolver os requisitos e testes da Release 1 Uso do fórum de maneira desorganizada para tomar decisões e traçar linhas de trabalho Não foram realizados os testes da Release 1 Entrega da Release com funcionalidades não testadas

12 Recomendações para os próximos projetos
Tomar decisões somente em reuniões presenciais Não criar discussões longas em s e fóruns Alocar programadores suficientes para a equipe de desenvolvimento web e desenvolvimento dos testes para não haver atrasos.

13 Sumário Fase de Iniciação Release 1 Release 2 Release 3 Release 4 13

14 Release 2 Gerente : Fábio, Emmanuel e Juliana Associado ao produto Gerenciamento dos Setores e das Viaturas que serão usadas no Sistema de Rastreamento Veicular para Auxilio ao Atendimento de Ocorrências Associado ao Projeto Desenvolvimento dos requisitos funcionais RF02 e RF07

15 Reuniões presenciais realizadas com frequência
Pontos Positivos Elaboração da descrição e diagramas de casos de uso entregues antes do prazo Testes realizados e identificação de erros antes da release ser fechada Reuniões presenciais realizadas com frequência Diminuição das pendências das releases anteriores

16 Pontos Negativos Problemas com membros da equipe Troca de gerência durante a release Dificuldade de comunicação entre a gerencia e a equipe Insubordinação de membros da equipe de desenvolvimento Necessidade de intervenção do professor Entrega da Release com pendências

17 Recomendações para os próximos projetos
Controle mais presente da gerencia Ter mais cuidado com as mensagens de s para que não haja insinuações falsas

18 Sumário Fase de Iniciação Release 1 Release 2 Release 3 Release 4 18

19 Release 3 Gerente : Emmanuel e Juliana Associado ao produto Localização da viatura em tempo real Associado ao Projeto Desenvolvimento dos requisitos funcionais RF06

20 Pontos Positivos Divisão das tarefas de acordo com a capacidade técnica de cada membro Testes realizados com identificação e correção de erros antes de fechar a release Reuniões presenciais realizadas com frequência Uso do Google Code para definir as tarefas (ISSUES)

21 Pontos Negativos Muitas pendências da release anterior Falta de Feadback dos membros da equipe Muitas pendências para a release seguinte

22 Recomendações para os próximos projetos
Fazer com que a equipe de retorno de suas atividades com mais frequência Uso do Google Code para controlar as atividades (ISSUES)

23 Sumário Fase de Iniciação Release 1 Release 2 Release 3 Release 4 23
Fazer o diagrama de classes reunindo a equipe de UML e Desenvolvimento a cada release para que haja o mínimo de correções possível. Dividir as tarefas da equipe de Desenvolvimento de acordo com as assinaturas dos métodos relacionadas no diagrama de classes. Sumário Fase de Iniciação Release 1 Release 2 Release 3 Release 4 23 23

24 Release 4 Gerente : Emmanuel e Juliana , Ériko Associado ao produto Autenticação e Gerenciamento de Usuário que usarão o Sistema de Rastreamento Veicular para Auxilio ao Atendimento de Ocorrências Associado ao Projeto Desenvolvimento dos requisitos funcionais RF03 RF04, RF05 e RF09

25 Pontos Positivos Comprometimento dos membros com o projeto Elaboração do diagrama de classes com o apoio da equipe de desenvolvimento Divisão das tarefas da equipe de desenvolvimento de acordo com as assinaturas dos métodos planejados do diagrama de classes

26 Pontos Positivos Solução para localização da viatura em tempo real desenvolvida por um dos membros da equipe de desenvolvimento ( criação de um WEB Service) Controle das atividades pelo cadastramento das Issues no Google Code.

27 Pontos Negativos Muitas pendências a serem desenvolvidas vindas da Release 3 Testes realizados com atraso, não sobrando muito tempo para correções Poucas tarefas desenvolvidas Falta de feadback dos membros da equipe de desenvolvimento Atraso da entrega da release

28 Lições Aprendidas Realizar reuniões presenciais no inicio do projeto para colocar todos os membros da equipe a par da arquitetura do projeto para que mais membros possam desenvolver em caso de atraso na entrega das release Confiar menos na equipe

29 Recomendações para os próximos projetos
Fazer o diagrama de classes reunindo a equipe de UML e de Desenvolvimento a cada release para que haja o mínimo de correções possível Dividir as tarefas da equipe de desenvolvimento de acordo com as assinaturas do métodos relacionados no diagrama de classes

30 Lições Aprendidas no Projeto
Necessidade de controlar os esforços de cada membro da equipe Apresentar resultados individuais Melhorar a comunicação com os membros da equipe Necessidade da participação de todos os membros no planejamento do projeto


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