A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipamentos e Insumos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipamentos e Insumos"— Transcrição da apresentação:

1 Equipamentos e Insumos
Panela Cervejeira de Filtragem, Colher de pau, Fermentador de 22 litros, Dispositivo para colocar as tampinhas, Termômetro Cervejeiro, Jarra Plástica, Chiller ou bacia com gelo, + ou – 30 litros de água mineral, Malte, Lúpulo, Fermento cervejeiro, Tampinhas, Açúcar comum (Sacarose), Panela comum para aquecer uns 15 litros de água,

2 SIGA CORRETAMENTE AS ETAPAS ABAIXO.
1º Etapa – Moagem do malte: Coloque aos poucos, o malte em um liquidificador com água suficiente para triturá-lo, até que fique com aspecto de trigo para kibe... Preferencialmente utilize um moedor de (cereais) malte. Atenção: Não triture demais o malte. (apenas quebrar o malte) Se preferir compre o malte já moído.

3 Mostura ou Brassagem

4 Na etapa anterior: Não ultrapasse a temperatura de 75ºc.
2º Etapa – Mostura Preparar a água Cervejeira ou utilize água mineral. Qual a quantidade de água? Faça o calculo... 2,5 a 3,0 litros de água para cada kg de malte.  Em seguida coloque a água, na panela de mostura e aqueça a água até 75°c e desligue o fogo.(Nesta formulação utilize 12 litros de água). Em seguida adicione o malte já moído e mexa bem, e faça a leitura da temperatura. Se precisar reacenda o fogo e mexa vigorosamente no fundo da panela até atingir os 72°c. Procure subir a temperatura na razão de 1 grau por minuto: A temperatura deve subir lentamente... Para controlar, aumente ou diminua a chama do seu fogão.  Deixe descansar o mosto – por 70 a 90 minutos, na temperatura entre 68°c a 72°c, para manter esta temperatura... A cada 20 a 30 minutos, acenda o fogo até chegar na temperatura desejada (sempre que estiver com o fogo acesso, mexa bem o mosto). A parte aqueça em uma panela + ou - 15 litros de água (aquecer até 80°c, vamos utilizar essa água para lavagem do bagaço). ATENÇÃO Na etapa anterior: Não ultrapasse a temperatura de 75ºc. Controle a temperatura usando fogo baixo, se precisar coloque um pouco de água fria.

5 3º Etapa – Após o descanso de (70 a 90 minutos),na temperatura entre 68° a 72°c, vamos elevar a temperatura até 78/80ºc (mexendo o mosto) e desligue o fogo em seguida. Atenção: Não ultrapasse a temperatura de 82°c

6 Clarificação e Recirculação
Lavagem do Bagaço Clarificação e Recirculação

7 4º Etapa – Filtragem e lavagem do bagaço.
Despeje por cima do mosto + ou - 10 litros de água (coloque até completar a panela cervejeira de Brassagem) esta água deve estar com a temperatura entre: (76ºc - 78ºc) por cima do mosto (utilize a água que você aqueceu em uma panela a parte). Coloque a água devagar – cuidado para não movimentar muito o mosto (jogue a água encima de uma escumadeira para distribuir bem a água), em seguida faça uma recirculação do mosto com uma jarra plástica até deixar o mosto límpido. Depois comece a trasfegar o mosto para o fermentador, abra a torneira e deixe o mosto cair por gravidade. Se precisar vá colocando á água quente por cima do mosto até completar o fermentador.

8 Fervura e Adição do lúpulo

9 5° Etapa – Fervura Devolva para panela cervejeira (lavada ) todo o líquido (mosto) filtrado que esta no fermentador. •         Acenda o fogo, •         Agora vamos iniciar a fervura do mosto. •         Deixe em fogo alto nesta etapa. •         Aguarde o inicio da fervura. •         Deixe o mosto ferver por 60 a 70 minutos em fogo alto. •         Comece a contar o tempo somente após o início da fervura. •         Deixe a panela parcialmente tampada, para liberar o vapor da fervura que contém sabores indesejados a cerveja. •         Durante a fervura (no inicio), adicione 15 ou 20 gramas de lúpulo amargor. •         Nesta fase adicionamos o açúcar (somente se a sua formulação conter açúcar), esta cerveja que você esta fazendo não precisa de açúcar nesta fase.   No final dos 60 ou 70 minutos de fervura intensa, desligue o fogo. •         Neste momento você poderá adicionar o lúpulo aromático (opcional).

10 Whirpool

11 6° Etapa – Whirpool: Como fazer: Após o final da fervura...Coloque uma colher de pau na panela de fervura e inicie um movimento giratório (sentido horário), encostando a colher no fundo da panela e nas laterais, comece a girar, até formar um (redemoinho), girar por uns 2 minutos... Muito cuidado o mosto esta muito quente. •         Após o final do Whirpool, coloque o chiller (esterilizado com água quente) dentro da panela de fervura, a partir de agora deixe a panela sem tampa para facilitar a troca de temperatura. •         Conectar a mangueira do Chiller (trocador de temperatura) na torneira da água da rede pública. Aguarde entre 10 a 15 minutos para iniciar a troca de temperatura. Ao final da troca de temperatura você vai ver a eficiência deste procedimento, todas as partículas sólidas em suspensão vão estar no fundo e no centro da panela, evite ao máximo levar os resíduos que estão no fundo da panela para a fermentação.

12 Troca de Temperatura

13 Colocar a panela, dentro de uma bacia cheia de gelo com água.
7º Etapa: Utilizando o Chiller • Abra a torneira... A água vai circular dentro da serpentina e arrastar o calor do mosto para fora (deixe a água passar lentamente, abra pouco a torneira). •  Evite o desperdício de água, utilize essa água para lavar os equipamento, garrafas ou para regar as suas plantas.Economize água!!! •   Caso não tenha um Chiller, coloque a panela cervejeira dentro de um balde com gelo e espere a temperatura cair. 8º Etapa: •    Este processo leva em média 20 a 30 minutos (dependendo da temperatura ambiente da sua água, uma água mais fria o procedimento será mais rápido). •   Aguardar até a temperatura cair no mínimo para 30ºc. Utilizando um balde com gelo, veja as fotos abaixo:  Colocar a panela, dentro de uma bacia cheia de gelo com água.

14 Trasfega

15 9º Etapa – Trasfega. •         Coloque o fermentador (previamente esterilizado com água quente) na posição para receber o mosto resfriado. •         Dica: Evite deixar o fermentador diretamente no chão. •         Abra a torneira da panela de fervura. •         Observe se o mosto esta caindo no fermentador.. •         Deixe cair lentamente para aumentar a área de contato e oxigenar seu mosto. Passe todo o líquido (mosto) da panela, sem movimentar os sedimentos que ficaram em seu fundo após a decantação, cuidadosamente para o fermentador.

16 Completar o Fermentador
com água cervejeira

17 10º Etapa – Após a fervura parte do mosto se evaporou, portanto Complete com água cervejeira
(esta água deve estar em temperatura ambiente) o fermentador até atingir os 20 litros.

18 Inocular o Fermento Cervejeiro

19 •         11º Etapa – Inocular (despejar no fermentador) o fermento cervejeiro, mexer com uma colher esterilizada com água quente por 2 a 3 minutos.

20 12º Etapa – Deixe fermentar por 12 a 15 dias
12º Etapa – Deixe fermentar por 12 a 15 dias. •         Em temperatura média entre 16º graus até no máximo 24º graus. •         Durante a fermentação – Evite ao máximo abrir o fermentador. •         Deixe fermentar em local sem incidência de luz e calor, natural (Sol). •         Não precisa fechar hermeticamente o fermentador, apenas deixe a tampa por cima. Obs: em dias com temperatura ambiente abaixo de 14ºc...Aumente o tempo de fermentação para até 20 dias.

21 Após o término da fermentação...
Vamos fazer o envase.

22 Como Preparar o Xarope de Açúcar Invertido:   Coloque a quantidade de açúcar refinado desejado em uma panela e coloque água (+ou- 500 ml) e 2 a 3 gotas de limão ou ácido lático... Deixe ferver por 5 minutos... Esta pronto seu xarope de açúcar invertido. *Atenção... Cuidado para não colocar muitas gotas de limão ou ácido lático... a cerveja poderá ficar com um gosto muito ácido. 13º Etapa: Açúcar invertido (priming).      Preparar o xarope de açúcar. Será necessários 150 gramas de xarope de açúcar invertido para 20 litros de cerveja.      Importante: (Coloque 150 de açúcar, a quantidade de água não tem importância)   Obs: Faça as contas... 7,5 gramas de açúcar invertido por litro de cerveja.

23 Vamos ao Envase...

24 14º Etapa - Esterilize com água fervente a panela cervejeira, tampinhas, garrafas e o bico de envase. Despeje os150 gramas de açúcar invertido na panela, ou se preferir prepare o açúcar diretamente na panela cervejeira. •  Agora coloque os 20 litros de cerveja que esta no fermentador (despeje de uma vez só, evite os resíduos que estão no fundo) na panela. •  Mexer vigorosamente por um 1 ou 2 minutos (esterilizar com água fervente a colher de pau). •  Dica: Faça este processo em um ambiente fechado, para evitar a circulação de ar... Afim de evitar que a sua cerveja se contamine.

25 15º Etapa – Envase: •         Coloque o bico de envase (esterilizado) na panela cervejeira. •         Inicie o envase, encher as garrafas no máximo até dois dedos antes do gargalo.

26 16° Etapa: Com a máquina de tampinha fixada em uma bancada ou mesa
16° Etapa: Com a máquina de tampinha fixada em uma bancada ou mesa... Inicie a colocação das tampinhas.   17º Etapa: Priming, (formação do gás e espuma naturalmente, carbonatação).   •         Guarde as garrafas em pé, em local de pouca luz, com temperatura ambiente, por no mínimo 10 a 15 dias. •         Atenção... Nesta etapa não coloque as garrafas na geladeira.   •         Maturação: Inicia-se após o tempo mínimo da carbonatação (priming). Dica: se possível, durante a maturação guarde as cervejas na geladeira, coloque-as de pé, para diminuir a área de contato.     •         A Maturação transforma sabores ásperos (ruins) em sabores agradáveis... Pois é a fase em que os ingredientes amadurecem... Portanto, aguarde o tempo mínimo de maturação... E boa degustação.

27 MAIS PRAZER EM SUA VIDA!!! Parabéns sua Cerveja esta pronta para o consumo!!! Você esta resgatando a qualidade da cerveja com personalidade. Fresca e pura, especial e única, que ninguém encontrará em nenhum ponto de venda. Portanto deguste com muito prazer a sua obra de arte. As Cervejas Artesanais são refrescantes! Tanto a clara como a escura são turvas por não serem filtradas, restando no fundo da garrafa um pouco de fermento cervejeiro, para que, no final, você possa sentir o que a Cerveja tem de melhor.

28 Chame seus amigos e tenha o prazer de servir a
Dica: Temperatura ideal para consumo entre 4º a 6º graus. Dica: O copo para servir a sua Cerveja Artesanal deve estar isento de resíduo de gordura, lave-o com detergente neutro e enxague com bastante água corrente. Chame seus amigos e tenha o prazer de servir a CERVEJA FEITA POR VOCÊ!!!

29 Boas Cervejas... Você aprendeu a fazer apenas 1 tipo de cerveja!!! Após sua prática, inicie novas modalidades, temos várias opções de tipo e estilos de cerveja para produção caseira.

30 O Maior Portal do Cervejeiro Caseiro do Brasil
Atenciosamente, Norberto Herrero Especialista em Cerveja. Visite: O Maior Portal do Cervejeiro Caseiro do Brasil


Carregar ppt "Equipamentos e Insumos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google