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Comunicação e Redação Empresarial

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Apresentação em tema: "Comunicação e Redação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Redação Empresarial
TIPOS TEXTUAIS

2 Comunicação e Redação Empresarial
TIPOS TEXTUAIS São composições linguísticas que têm como característica a predominância de certas estruturas sintáticas (tempos e modos verbais, classes gramaticais e combinações) de acordo com sua função e intencionalidade.

3 Comunicação e Redação Empresarial
Narrativo Descritivo Dissertativo Explicativo Injuntivo

4 Comunicação e Redação Empresarial
NARRATIVO Narrar é contar um fato. Para que haja uma narração é preciso que haja o fato, os personagens (protagonista, antagonista), o enredo(trama), o tempo e o ambiente. Também é exigido o narrador, ou seja, aquele que narra o enredo: Personagem: quando participa da história, portanto o texto será na 1ª pessoa do singular (Eu). Observador: o narrador não participa da história. O texto será na 3ª pessoa do singular (Ele/ela)

5 Comunicação e Redação Empresarial
NARRATIVO Dentro do texto narrativo haverão elementos descritivos. (características dos personagens, do tempo, do ambiente) Entre os textos narrativos mais conhecidos estão o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula entre outros.

6 Comunicação e Redação Empresarial
EXPLICATIVO O texto vai explicar algo. Ex: a previsão do tempo, o funcionamento de um motor, etc. O texto explicativo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Deve permitir que o leitor identifique claramente o tema central do texto. Tipo textual presente em textos como aulas expositivas, capítulo de livro didático, verbete de dicionário, enciclopédia.

7 INSTRUCIONAL (INJUNTIVO)
Comunicação e Redação Empresarial INSTRUCIONAL (INJUNTIVO) Esse tipo de texto dá instrução sobre como utilizar algo. Suas instruções configuram-se, habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar). Tipo textual predominante em gêneros como horóscopo, receita culinária (modo de fazer), manual de instrução de um aparelho, regra de jogo, etc.

8 Comunicação e Redação Empresarial
DESCRITIVO Descrever é contar os detalhes. A descrição é o relato de um objeto, pessoa, cena etc. Descrever é desenhar com palavras determinada imagem, de modo que a mesma possa ser visualizada pelo receptor  em sua mente. Tipo textual predominante em gêneros como anúncio classificado, lista de ingredientes de uma receita, lista de compra, cardápio, etc.

9 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) Dissertar é defender um ponto de vista/tese por meio de argumentos. É marcado pela capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e soluções a fim de embasar determinado ponto de vista ou ideia. O objetivo desse tipo de texto não é necessariamente convencer o receptor sobre o fato, mas tornar claro que a tese defendida pelo emissor tem razão de ser, ou seja, ela se sustenta.

10 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) Ex: Analisar o outro lado da sua opinião. Se você é a favor, tente imaginar porque você seria contra determinado assunto. Dissertar não é ficar em cima do muro. A conclusão precisa ser clara e definida: a favor ou contra. O tipo de linguagem utilizada é a formal. Predominante em gêneros como manifesto, editorial de jornal, crítica, monografia, redação dissertativa, tese de mestrado.

11 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) INTRODUÇÃO Parágrafo em que se apresenta a ideia central, ou nuclear, do texto e seus argumentos secundários, intimamente ligados ao tema. O tópico frasal problematiza a questão a ser abordada nos parágrafos de desenvolvimento.

12 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) INTRODUÇÃO O tópico frasal pode apresentar-se de algumas maneiras: Declaração inicial – afirmação ou negação de um tema. Definição – recorda características didáticas. Contraste – apresentar elementos que formam uma oposição. Interrogação – serve para introduzir a dúvida no leitor.

13 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) DESENVOLVIMENTO O parágrafo de desenvolvimento será organizado de acordo com o número de argumentos apresentados na introdução. O que usar como argumento? Dados estatísticos Frases de autoridades Relações de causa e consequência Contra-argumentos

14 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) DESENVOLVIMENTO Deverá usar um argumento em cada parágrafo. NUNCA usar um argumento para dois parágrafos, pois deixará o texto repetitivo. Ou então usar mais de um argumento em um parágrafo. Isto transformará o argumento raso.

15 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) DESENVOLVIMENTO Elementos de ligação dos parágrafos de desenvolvimento: Além disso Outro fator existente Outra preocupação constante Ainda convém lembrar que Por outro lado

16 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) CONCLUSÃO O parágrafo de conclusão irá retomar, de forma resumida, o tópico frasal e também acrescentar um fechamento ao texto. NÃO apresentar um novo argumento. Deve conter uma frase de efeito.

17 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) CONCLUSÃO Deve ser iniciado por um elemento conclusivo – Portanto, Então, Desse modo, Logo, Por isso, Diante do exposto. E seguido de frases como percebe-se que, entende-se que, conclui-se que, percebe-se que, é preciso que.

18 DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO)
Comunicação e Redação Empresarial DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO) OBSERVAÇÕES O texto argumentativo é cíclico. Deve conter entre 20 a 30 linhas com três de tolerância. Estruture cada parágrafo entre 4 a 7 linhas. O título deve ter entre 1 e 4 palavras Observar a margem esquerda e direita Pode conter perguntas, desde que as respostas estejam no texto. A exceção da conclusão.


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