Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Dissertação Profa. Rose Fortunato
Como elaborar uma Dissertação Profa. Rose Fortunato
2
O que não se deve fazer em dissertação
1. usar clichês, jargões ou ditos populares; 2. defender dogmas ou questões religiosas; 3. usar gírias; 4. falar de pessoas que não sejam publicamente conhecidas; 5. concluir mais de uma vez a redação; 6. modificar o alfabeto ou a ortografia da Língua Portuguesa; 7. usar abreviações ou siglas não consagradas; 8. fugir do tema proposto; 9. defender o tema proposto movido por emoções exageradas; 10. repetir palavras demasiadamente.
3
Articuladores dissertativos
Articuladores dissertativos são conjunções ou conectores que unem orações e termos em um texto. A correção no uso desses articuladores faz com que as partes da redação sejam coesas (bem ligadas), além de conferir mais legibilidade à dissertação. Há articuladores específicos para a introdução, desenvolvimento e conclusão. São eles:
4
Articuladores de introdução
Inicialmente... Primeiramente... Iniciando a defesa da tese proposta, percebemos que... Ao iniciarmos a presente análise, podemos verificar que...
5
Articuladores de adição
Além do mais... Além disso... Paralelamente a isso... Não podemos deixar de notar que... Esses articuladores podem ser usados apenas na introdução e no desenvolvimento.
6
Articuladores de problematização
Por outro lado... No entanto... Entretanto... Com tudo... Esses articuladores devem ser usados no desenvolvimento.
7
Articuladores de explicação
Pois... Haja vista (atraindo verbo no infinitivo) Haja vista que (sempre antes de verbo) Esses articuladores devem ser usados apenas na introdução ou no desenvolvimento. Nunca na conclusão.
8
Articuladores de enumeração
Em primeiro lugar... Em segundo lugar... Em terceiro lugar... Paralelamente a isso... O uso desses articuladores está vinculado a uma regra: sempre que se use “em primeiro lugar”, deve-se usar também “em segundo lugar”.
9
Articuladores de conclusão
Portanto... Resumindo... Diante dos fatos expostos, pode-se verificar que... Finda a presente análise, chega-se a conclusão que... Esses articuladores são de uso obrigatório na conclusão, mas limitado a um por texto.
10
Exemplo de esquema dissertativo
11
Introdução O quê? (matéria tratada)
12
Desenvolvimento 2. Por quê? (razão)
3. Para quê? (objetivo, finalidade) 4. Causas. 5. Consequências. 6. Como? De que maneira? 7. Analogias = comparações. 8. Prós: argumentos a favor. 9. Contras: argumentos contrários. 10. Análise: situação atual. 11. Síntese.
13
conclusão 12. Soluções. 13. Conclusão.
14
Proposta dissertativa
15
“ A televisão no Brasil”
Título “ A televisão no Brasil”
16
Introdução A importância da televisão na formação de uma mentalidade nacional. Dados históricos da televisão brasileira.
17
Desenvolvimento Os programas de TV e o patrocínio comercial.
A televisão educativa. A seleção dos programas e a aceitação popular. O nível dos programas e o nível cultural brasileiro.
18
Conclusão A situação da televisão brasileira.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.