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Linguagens de Programação

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Apresentação em tema: "Linguagens de Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens de Programação
MÓDULO 1- Algoritmia Pedro Lopes

2 Correcção do mini-teste Estruturas de controlo de decisão ou selecção
Sumário Correcção do mini-teste Estruturas de controlo de decisão ou selecção Com base numa condição Se … Então … Se não (If … Then … Else) Com base num selector Seleccionar Caso… (Select…Case…) Notas: Estruturas de controlo de repetição será dada nas próximas aulas. Exercícios

3 Objectivos Compreender a utilidade e o funcionamento da estrutura de decisão Seleccionar caso… (Select…Case…) Utilizar a Estrutura de Selecção Seleccionar Caso… na realização de algoritmos e fluxogramas.

4 Estruturas de controlo : Decisão ou Selecção
Podemos ter 2 tipos de estruturas de decisão e selecção: Baseadas numa condição SE… ENTÃO… SENÃO (IF… THEN … ELSE …) Baseadas na selecção ou escolha múltipla SELECCIONAR… CASO (SELECT… CASE …)

5 Estruturas de controlo

6 Baseadas numa Condição
É uma estrutura que existe praticamente em todas as linguagens de programação e noutros tipos de software (Excel). Permite, com base numa condição, decidir executar uma de 2 acções (ou conjunto de acções). Permite escolher uma de 2 alternativas.

7 Baseadas numa Condição (cont.)
O facto de a estrutura de decisão condicional ter uma parte opcional (a parte associada ao SENÃO), faz com que existam 2 variantes desta estrutura: Decisão simples (não contém a parte SENÃO); neste caso só é indicado o bloco de acções a ser executado se a condição for verdadeira; senão, se for falsa, não é executada nenhuma acção e passa-se ao fim da estrutura (FIMSE)

8 Baseadas numa Condição (cont.)
Decisão composta (contém a parte SENÃO); neste caso se a condição for falsa, é indicado um outro bloco (conjunto) de acções a ser executado antes do fim da estrutura (FIMSE)

9 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão
A forma geral da estrutura “Se… Então…Senão” é: SE <Condição> ENTÃO Início <Bloco de instruções> Fim [Senão] FimSe

10 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.)
Em fluxograma, a estrutura Se…Então…Senão representa-se:

11 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.)
Um exemplo em pseudocódigo seria: Nota  12 Se Nota>=10 Então Escrever (“Aprovado”) Senão Escrever (“Reprovado”)

12 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.)
Em fluxograma, o exemplo atrás representado ficaria:

13 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.)
Em linguagem Pascal, o algoritmo acima representado ficaria com o seguinte aspecto: Nota:=12; IF Nota>=10 Then Write(‘Aprovado’); Else Write(‘Reprovado’);

14 Se (numero >= 100) então Se não
Exercício: Enunciado Escrever um algoritmo que determine se o valor lido é inferior, superior ou igual a 100. Ler numero Se (numero >= 100) então Escrever (“O numero”, numero, “é superior a 100”) Se não Escrever (“O numero”, numero, “é inferior a 100”)

15 Algoritmo “Superior ou Igual a 100”
Exercício: Algoritmo Algoritmo “Superior ou Igual a 100” Descrição: “Verificar se o número introduzido pelo utilizador é maior ou igual a 100” variável numero:real inicio ler(“Introduza um número:”, numero) Se (numero >= 100) então Escrever (“O numero”, numero, “é superior a 100”) Se não Escrever (“O numero”, numero, “é inferior a 100”) fim

16 Exercício: Fluxograma

17 Exercício Elaborar um Algoritmo e um Fluxograma em que o utilizador introduz duas notas, calcule a média e verifique se a média é superior ou igual a 9,5. Se for VERDADEIRO imprime a seguinte frase “Média Positiva, PARABENS!!”, se não, imprime “Reprovado, tente novamente!!”.

18 Ajuda à Resolução LER nota1, nota2 Media  (nota1 + nota2) / 2
Se (media >= 9,5) então ESCREVER (“Média Positiva, PARABENS”) Se não ESCREVER (“Reprovado, tente novamente”)

19 Variáveis nota1, nota2, media : Real Inicio
Exercício: Algoritmo ALGORITMO “MÉDIA” DESCRIÇÃO: “Este algoritmo calcula a média de duas notas e imprime uma mensagem para a média positiva ou negativa” Variáveis nota1, nota2, media : Real Inicio ler(“Introduza as notas”, nota1, nota2) Media  (nota1 + nota2) / 2 Se (media >= 9,5) então Escrever(“Média Positiva, PARABENS”) Se não Escrever(“Reprovado, tente novamente”) fim

20 Exercício: Fluxograma

21 Estruturas de controlo : Estrutura de Selecção multipla
Permite optar, mediante uma variável que desempenha a função de selector entre um certo número de alternativas (casos) possíveis: Fluxograma:

22 Estrutura de controlo : Selecção múltipla
Pretende-se um algoritmo que indique o nome de um operador aritmético, lógico ou relacional, com base na introdução do respectivo símbolo por parte do utilizador(exemplo: se o utilizador inserir ‘>=’ o output deverá ser ‘Maior ou igual a’). Desafio: Elabore o algoritmo que permita resolver o problema em causa

23 Estrutura de controlo : Selecção múltipla
Solução: Fluxograma

24 Estrutura de controlo : Selecção múltipla
Solução: Algoritmo: Inicio Ler(“Introduza o operador”,Car); Seleccionar Car Caso “+”: Escrever (“Adição”); Caso “-”: Escrever (“Subtracção”); Caso “*”: Escrever (“Multiplicação”); Caso “/”: Escrever (“Divisão”); Caso “>”: Escrever (“Maior do que”); (…) Senão: Escrever (“Não é um operador!”); Fim Seleccionar Fim

25 Estrutura de controlo : Selecção múltipla
Exercício: Elabore o algoritmo e respectivo fluxograma que dado um número inteiro de 0 até 9, fornecido pelo utilizador, indique a cor correspondente. Assuma que a correspondência entre números e cores é a seguinte: 0 – preto 1 – Branco 2 – Amarelo 3 - Azul 4 – Castanho 5 - Cinzento 6 – Laranja 7 - Lilás 8 – Vermelho 9 – Verde

26 Próxima aula Estruturas de Controlo: Estruturas de repetição ou ciclos Resolução de exercícios


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