A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚCLEO E DIVISÕES CELULARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚCLEO E DIVISÕES CELULARES"— Transcrição da apresentação:

1 NÚCLEO E DIVISÕES CELULARES
BIOLOGIA

2 COMPONENTES DO NÚCLEO Carioteca Nucleoplasma Nucléolo
Cromatina (cromossomos)

3 NUCLÉOLO São corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que não possuem membrana envolvente. O nucléolo tem por função a organização dos ribossomos Quanto maior o seu número e tamanho, maior é a síntese protéica da célula. A porção fibrilar densa é mais central e é formada por RNAr (RNA ribossômico) e proteínas ribossomais. Ele se desintegra no início da divisão e depois é produzido.

4 CROMATINA Conjunto de cromossomos;
Possui aspecto de uma rede (intérfase); Constituídos de DNA com proteínas; Podem ser de 2 tipos: Eucromatina: apresentam regiões mais distendidas; Heterocromatina: regiões mais condensadas.

5 CROMOSSOMOS Um cromossomo é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos; Existe pelo menos uma constrição primária ou centrômero, que corresponde a certa zona da heterocromatina que não sofre maior espiralização; Esta região é de grande importância durante a divisão celular, já que é através dela que os cromossomos se prendem as fibras do fuso durante a divisão celular; Cada unidade do cromossomo duplicado é denominada cromátide. As cromátides se acham unidas a altura do centrômero; A constrição secundária não contém centrômero.

6 CROMÁTIDES

7 POSIÇÃO DO CENTRÔMERO O centrômero recebe denominações diferentes dependendo da sua posição nos cromossomos: metacêntrico - quando o centrômero está localizado exatamente no meio do cromossomo; submetacêntrico - quando ele está "um pouco" afastado do centro (e, em cada cromátide, os braços têm tamanhos diferentes); acrocêntrico - quando o centrômero está mais próximo das extremidades do que do centro (mas não nas extremidades de uma cromátide); telocêntrico - quando ele está numa das extremidades do cromossomo; acêntrico- quando ele esta numa das extremidades e não possui mais genes acima deles sendo portando a extremidade final do cromossomo.

8 DIVISÃO CELULAR

9 MITOSE Este processo dura, em geral, 90 a 120 minutos;
É dividido em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. É um processo de divisão celular conservativa, já que a partir de uma célula inicial, originam-se duas células com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie ; Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos.

10 FUNÇÕES DA MITOSE Permite propagar com fidelidade o programa genético;
Nos seres unicelulares a mitose já possui o papel da reprodução em si, uma vez que gera dois seres idênticos a partir de um; Nos seres pluri ou multi celulares, a mitose possui três funções básicas e são elas: Crescimento corpóreo Regeneração de lesões Renovação dos tecidos

11 TIPOS DE CROMOSSOMOS

12 INTERFASE Período que vai desde o fim de uma divisão celular e o início da divisão seguinte. As células porém estão em intensa atividade, sintetizando os componentes que irão constituir as células filhas. Compreende três fases: Intervalo G1 ou pós-mitótico Existe uma intensa atividade celular e formação de mais organelas; No final desta fase a célula faz uma "avaliação interna" a fim de verificar se deve prosseguir o ciclo celular; Caso a avaliação seja negativa, as células não se vão dividir.

13 INTÉRFASE Período S ou Período de Síntese
Vai ocorrer a auto-replicação semi-conservativa do DNA, passando cada cromossomo a possuir dois cromatídes ligadas pelo centrômero. Intervalo G2 ou pré-mitótico Decorre desde o final da síntese de DNA até o início da mitose; Ocorre também a duplicação dos centríolos (o que implica na formação de dois pares); Nesta fase haverá igualmente um período de "avaliação interna"; conforme o sucesso da replicação semi-conservativa do DNA no período S, e conforme o espaço na célula é suficiente ou não para o prosseguimento da mitose, haverá o desenvolvimento do processo para a fase seguinte: Fase Mitótica.

14 PRÓFASE Os cromossomos começam a se condensar, tornando-se visíveis ao microscópio óptico. Cada cromossomo é constituído por duas cromátides unidas pelo centrômero; Depois, os centríolos deslocam-se para pólos opostos da célula, iniciando-se, entre eles, a formação do uso mitótico. Entretanto, o invólucro nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem.

15 INTÉRFASE E PRÓFASE

16 METÁFASE Os centrômeros dos cromossomos estão ligados às fibras mitóticas que provêm dos centríolos; As cromátides tornam-se bem visíveis e logo em seguida partem-se para o início da anáfase; É nesta altura da mitose,que os cromossomos condensados alinham-se no centro da célula;

17 METÁFASE

18 ANÁFASE Quebram-se os centrômeros, separando-se as duas cromátides que passam a formar dois cromossomos independentes. As fibrilas ligadas a estes dois cromossomos encolhem, o que faz com que estes se afastem (migrem) para pólos opostos da célula - ascensão polar dos cromossomos-filhos. O que leva a que no final, em ambos os pólos haja o mesmo número de cromossomos, com o mesmo conteúdo genético e igual ao da célula mãe.

19 ANÁFASE

20 TELÓFASE Os cromossomos se descondensam,os cromossomos filhos estão presentes nos dois pólos da célula e uma nova carioteca organiza-se ao redor de cada conjunto cromossômico; Os cromossomos retornam à atividade, voltando a produzir RNA, e os nucléolos reaparecem.

21 CITOCINESE Divisão do citoplasma que leva à individualização das células- filhas.

22 DICAS FASES DA MITOSE Macete 1: PRoMEto a ANA Telefonar
Macete 2: Paquerei Minha Amiga Tereza P= prófase; M= metáfase; A=anáfase; T= telófase


Carregar ppt "NÚCLEO E DIVISÕES CELULARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google