A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Flexibilização procedimental e calendário processual no novo CPC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Flexibilização procedimental e calendário processual no novo CPC"— Transcrição da apresentação:

1 Flexibilização procedimental e calendário processual no novo CPC
Ricardo Villas Bôas Cueva Ministro do Superior Tribunal de Justiça

2 Roteiro Justiça coexistencial ou multiportas
Princípio da cooperação: art. 6º NCPC Modelos de procedimento Poderes do juiz: art. 139, VI, e parágrafo único NCPC Flexibilização do procedimento: art. 190 NCPC Calendário processual: art. 191 NCPC Considerações finais

3 Justiça coexistencial ou multiportas
Arbitragem (heterocomposição), mediação e conciliação (autocomposição) Vantagens: acesso à justiça, satisfação das partes, custos menores e efetividade Resolução 125/2010 do CNJ Lei /2015 ou Lei da Mediação

4 Justiça coexistencial ou multiportas
Art. 3o Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito. § 1o É permitida a arbitragem, na forma da lei. § 2o O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos. § 3o A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.

5 Justiça coexistencial ou multiportas
Art  Os tribunais criarão centros judiciários de solução consensual de conflitos, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição. ... § 2o O conciliador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem. § 3o O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.

6 Justiça coexistencial ou multiportas
Art  A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada. Art  Os conciliadores, os mediadores e as câmaras privadas de conciliação e mediação serão inscritos em cadastro nacional e em cadastro de tribunal de justiça ou de tribunal regional federal, que manterá registro de profissionais habilitados, com indicação de sua área profissional.

7 Justiça coexistencial ou multiportas
Art  Ressalvada a hipótese do art. 167, § 6o, o conciliador e o mediador receberão pelo seu trabalho remuneração prevista em tabela fixada pelo tribunal, conforme parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça. Art  A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios criarão câmaras de mediação e conciliação, com atribuições relacionadas à solução consensual de conflitos no âmbito administrativo, tais como: I - dirimir conflitos envolvendo órgãos e entidades da administração pública; II - avaliar a admissibilidade dos pedidos de resolução de conflitos, por meio de conciliação, no âmbito da administração pública; III - promover, quando couber, a celebração de termo de ajustamento de conduta.

8 Justiça coexistencial ou multiportas
Art  Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência. § 1o O conciliador ou mediador, onde houver, atuará necessariamente na audiência de conciliação ou de mediação, observando o disposto neste Código, bem como as disposições da lei de organização judiciária. § 2o Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes. § 3o A intimação do autor para a audiência será feita na pessoa de seu advogado. § 4o A audiência não será realizada: I - se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual; II - quando não se admitir a autocomposição.

9 Princípio da cooperação
Art. 6o Todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva.

10 Modelos de procedimento
Legalidade estrita: prazos e ordem dos atos são rigidamente estabelecidos em lei e sua inobservância pode acarretar invalidade do ato, do procedimento ou mesmo do resultado do processo. Liberdade das formas procedimentais: flexibilidade na fixação dos prazos e da ordem dos atos processuais

11 Poderes do juiz no novo CPC
Art O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe: ... VI - dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito; Parágrafo único. A dilação de prazos prevista no inciso VI somente pode ser determinada antes de encerrado o prazo regular.

12 Flexibilização do procedimento
Art  Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo. Parágrafo único.  De ofício ou a requerimento, o juiz controlará a validade das convenções previstas neste artigo, recusando-lhes aplicação somente nos casos de nulidade ou de inserção abusiva em contrato de adesão ou em que alguma parte se encontre em manifesta situação de vulnerabilidade.

13 Calendário processual
Art De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. § 1o O calendário vincula as partes e o juiz, e os prazos nele previstos somente serão modificados em casos excepcionais, devidamente justificados. § 2o Dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário.

14 Considerações finais Requisitos da flexibilização:
a) direitos que admitam autocomposição; b) partes capazes; c) convenção deve limitar-se aos ônus, poderes, faculdades e deveres processuais das partes, sem comprometer poderes do juiz (v.g. iniciativa de prova do juiz, controle dos pressupostos processuais etc.); e d) paridade de armas, observância dos princípios e garantias fundamentais do processo. Possibilidade de celebração do negócio jurídico processual antes ou durante o processo.

15 Obrigado


Carregar ppt "Flexibilização procedimental e calendário processual no novo CPC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google